Publicado por Redação em Dental - 29/11/2012 às 09:21:55

Tome cuidados especiais no pós-operatório

Tratamentos ortodônticos, dentes do siso, fraturas e canais podem ser alguns dos motivos para dizer adeus a alguns dentes. Mas, para garantir o sucesso desse procedimento é preciso tomar alguns cuidados com o pós-operatório. Além da dor, o inchaço é incômodo, mas há meios para amenizar esses sintomas.

É difícil alguém passar ileso na vida sem uma extração dentária. Tratamentos ortodônticos, dentes do siso, fraturas e canais podem ser alguns dos motivos para dizer adeus a alguns dentes. Mas, para garantir o sucesso desse procedimento é preciso tomar alguns cuidados com o pós-operatório. “Importantíssimo como os cuidados na cirurgia, o pós-operatório tem efeitos nos resultados finais”, diz o cirurgião-dentista, Milton Sabino.
Além da dor, o inchaço é incômodo, mas há meios para amenizar esses sintomas. A cicatrização pode demorar em torno de 30 a 60 dias, mas depois de uma semana o ferimento já está um pouco mais protegido por uma membrana. “Os cuidados são básicos e o paciente deve seguir as orientações do dentista para que os resultados sejam satisfatórios”, afirma Milton.

Cuidados básicos

1 - Tomar medicamentos indicados e nos horários determinados. Se necessário, coma algo leve e tome os medicamentos de 20 a 30 minutos depois.
2 - Mantenha repouso e não fale muito. Isso evita a ruptura das suturas (pontos).
3 - Faça uso de gelo no local para ajudar contra o processo inflamatório e evitar inchaço e dor.
4 - Evite exposição ao sol ou temperaturas elevadas, pois podem causar hemorragias.
5 - Evite bochechos nas primeiras 72 horas após a extração, principalmente quando se faz uso de membranas e películas para preservação óssea. O indicado é apenas colocar a água na boca e deixá-la escorrer no ralo. O esforço para cuspir também pode ser prejudicial.
6 - Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada e evite alimentos duros, fibrosos e ácidos. Alimentos quentes podem aumentar a chance de sangramento. Opte por sorvetes para amenizar a dor e também parar o sangramento pós-cirúrgico.
7 - Mesmo com o receio de ter sofrido uma cirurgia, manter a higiene bucal é fundamental, com escovação, fio dental e outros produtos indicados pelo seu dentista.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Conheças 5 efeitos do estresse na saúde bucal

Contas para pagar, chefe, trânsito. Muitos são os gatilhos para desencadear o estresse e, a partir daí, as consequências para organismo são inúmeras.

Dental, por Redação

Conheça iniciativas sociais que cuidam da saúde bucal

A saúde bucal tem ganhado mais atenção dos holofotes em vários âmbitos, inclusive entre projetos sociais. A importância de ter uma boca saudável é disseminada e trabalhada em diversas frentes entre ONGs, pelo governo e profissionais da saúde. Conheça alguns deles.

Dental, por Redação

DF terá mais equipes do Programa Brasil Sorridente

Os serviços serão anunciados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 11 de setembro, às 10h, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs (W/3 Norte quadra 501).

Dental, por Redação

Cuidar dos dentes melhora saúde geral e traz longevidade

De acordo com o jornal inglês Daily Mail, quando as pessoas cuidam da saúde bucal, estão cuidando também da saúde geral do corpo.

Dental, por Redação

Falta de higiene bucal aumenta risco de infecções

A falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de graves infecções a pacientes internados nas unidades hospitalares de Sergipe. É que o Estado ainda não possui o serviço de odontologia no ambiente hospitalar.

Dental, por Redação

4ª Conferência Nacional de Ética Odontológica

Entre inclusões, exclusões e modificações de artigos, incisos e parágrafos, no total foram 511 propostas advindas das Pré-Conferências de Ética de Odontologia, realizada pelos Conselhos Regionais de Odontologia pro todo o país.

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=