Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 10/09/2012 às 15:13:44

Biossensor monitora nível de glicose pela lágrima

Diabetes sem picada

As picadas para coletar sangue e medir o nível de glicose são companheiras desagradáveis do dia-a-dia de muito pacientes de diabetes.

Isto é essencial para os pacientes de diabetes tipo 1, que sempre devem estar atentos ao nível de glicose no sangue, já que seus organismos não são capazes de produzir a insulina, que quebra as moléculas de açúcar.

Somente medindo o nível exato de glicose no sangue eles podem saber a dose de insulina a ser aplicada.

Mas as picadas no dedo logo poderão ser coisa do passado, graças a um sensor desenvolvido na Alemanha que não precisa se basear no sangue.

Monitoramento contínuo da glicose

Ao contrário de amostragens periódicas - quando o sangue é retirado e analisado - o novo biossensor monitora o nível de glicose no organismo continuamente.

Além do sangue, ele pode utilizar outros fluidos corporais, como o suor ou as lágrimas.

Sensores bioelétricos desse tipo já foram demonstrados em vários experimentos, mas até agora eles eram grandes demais, não davam resultados muito precisos e consumiam muita energia, acabando rapidamente com suas baterias.

Cientistas do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, resolveram todos estes problemas ao longo de vários anos de pesquisas.

Biossensor superficial

O sensor, que usa a enzima glicose oxidase para medir o nível de glicose no organismo, está totalmente embutido em um chip que mede 0,5 x 2 milímetros.

Apenas colocado sobre a pele, o aparelho coleta o líquido, faz a análise e transmite seus dados por uma conexão sem fios para uma interface externa, permitindo que o paciente possa ler continuamente seu nível de glicose em tempo real.

O biossensor é cinco vezes mais econômico do que seus antecessores, consumindo cerca de 100 microamperes - uma microbateria pode durar meses.

Caso o usuário não necessite de monitoramento em tempo real, o aparelho pode dispensar as baterias, e ser alimentado por uma transmissão de eletricidade sem fios, permitindo a medição sempre que necessário.

Fonte: www.diariodasaude.com.br


Seguro Educacional

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Governo do Estado distribui quase R$ 4 milhões em cofinanciamento hospitalar

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES), repassou R$ 3.989.671,55 em cofinanciamento hospitalar para 34 municípios do interior.

Saúde Empresarial, por Redação

Exames em excesso não são úteis à nossa saúde

Recentemente, uma campanha envolvendo nove sociedades médicas americanas nos chamou atenção para um problema que nos preocupa há muito tempo

Saúde Empresarial, por Redação

Cientistas desenvolvem técnica para criar proteínas artificiais

As proteínas são as moléculas mais abundantes e importantes de qualquer organismo, participando numa variedade imensa de tarefas e sendo essenciais para a vida.

Deixe seu Comentário:

=