Publicado por Redação em Dental - 20/06/2012 às 15:58:04

Existe coroa sem metal?

Hoje, todos os problemas estéticos bucais podem ser resolvidos ou suavizados por tratamentos odontológicos, que, com o aprimoramento da tecnologia e do material empregado e o trabalho de profissional competente, proporcionam sorrisos perfeitos, personalizados, idênticos ao natural e, se bem cuidados, com durabilidade para o resto da vida.

As coroas são necessárias quando o comprometimento do dente é maior e ele precisa ser todo recoberto pela prótese. Assim, a coroa “veste” o dente desgastado, ou ainda pode ser fixada no implante dental, no caso de perda dental.

As coroas totalmente em cerâmica, ou livres de metal, vieram para substituir as coroas metalo-cerâmicas, que consistem numa subestrutura metálica recoberta de cerâmica, apresentando limitações estéticas. “A cor do metal precisa ser bloqueada e isto é difícil nas margens e nas áreas de pouca espessura da cerâmica”, explica o dentista William Frossard. Além disso, o metal barra a passagem da luz, reduzindo muito a translucidez da cerâmica e dando um aspecto artificial ao dente, muito branco e opaco. E ainda há pacientes alérgicos a certas ligas de metal usadas nas restaurações.

Com as próteses totalmente em cerâmica, a estética alcançada é bem superior, sem prejudicar a resistência e durabilidade da peça e o conforto do paciente.

Cerâmicas Zirconia e Alumina

Estes dois tipos de cerâmica são cada vez mais usados na Odontologia pela melhor estética que oferecem, entre outras vantagens. A Zirconia é um material altamente resistente, suportando por anos a força exercida pela mastigação, além de não causar qualquer rejeição do organismo (biocompatível) e de ter baixa condutibilidade de calor e frio. A Zirconia também está começando a ser utilizada como matéria-prima de implantes, pois um material branco proporciona uma estética gengival melhor do que o cinza do titânio.

A Alumina, por sua vez, não é tão resistente como a Zirconia, mas oferece uma ótima estética, por ser translúcida (permitir a passagem da luz) como um dente natural, por isso ela é mais indicada para dentes da frente.

Fonte: Dentalpress


Posts relacionados

Dental, por Redação

Extrair dentes sem necessidade pode causar ronco e miopia

Segundo a Biorreprogramação Bucal, extrair dentes sem necessidade pode causar um desequilíbrio no sistema biológico da boca afetando a saúde de outras partes do corpo

Dental, por Redação

Deixe seus dentes mais brancos em quatro dias para o Dia das Mães

  As mamães ainda têm tempo para deixar os dentes mais brancos para o Dia das Mães. Tanto o método caseiro de clareamento, quanto o feito no consultório, já mostram resultados nos primeiros dias. 

Dental, por Redação

Escovar os dentes antes de dormir tem maior resultado na redução da cárie

Segundo estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP, o uso de creme dental fluoretado no período noturno resulta em maior redução da progressão de cárie em comparação com a escovação matinal.

Dental, por Redação

Zona oeste exige mais dentistas no posto de saúde

A deterioração no serviço de atendimento odontológico na UBS do Jardim Leonor (zona oeste), em Londrina, motivou lideranças comunitárias a solicitarem providências à administração municipal e Ministério Público.

Deixe seu Comentário:

=