Publicado por Redação em Dental - 20/06/2012 às 15:58:04

Existe coroa sem metal?

Hoje, todos os problemas estéticos bucais podem ser resolvidos ou suavizados por tratamentos odontológicos, que, com o aprimoramento da tecnologia e do material empregado e o trabalho de profissional competente, proporcionam sorrisos perfeitos, personalizados, idênticos ao natural e, se bem cuidados, com durabilidade para o resto da vida.

As coroas são necessárias quando o comprometimento do dente é maior e ele precisa ser todo recoberto pela prótese. Assim, a coroa “veste” o dente desgastado, ou ainda pode ser fixada no implante dental, no caso de perda dental.

As coroas totalmente em cerâmica, ou livres de metal, vieram para substituir as coroas metalo-cerâmicas, que consistem numa subestrutura metálica recoberta de cerâmica, apresentando limitações estéticas. “A cor do metal precisa ser bloqueada e isto é difícil nas margens e nas áreas de pouca espessura da cerâmica”, explica o dentista William Frossard. Além disso, o metal barra a passagem da luz, reduzindo muito a translucidez da cerâmica e dando um aspecto artificial ao dente, muito branco e opaco. E ainda há pacientes alérgicos a certas ligas de metal usadas nas restaurações.

Com as próteses totalmente em cerâmica, a estética alcançada é bem superior, sem prejudicar a resistência e durabilidade da peça e o conforto do paciente.

Cerâmicas Zirconia e Alumina

Estes dois tipos de cerâmica são cada vez mais usados na Odontologia pela melhor estética que oferecem, entre outras vantagens. A Zirconia é um material altamente resistente, suportando por anos a força exercida pela mastigação, além de não causar qualquer rejeição do organismo (biocompatível) e de ter baixa condutibilidade de calor e frio. A Zirconia também está começando a ser utilizada como matéria-prima de implantes, pois um material branco proporciona uma estética gengival melhor do que o cinza do titânio.

A Alumina, por sua vez, não é tão resistente como a Zirconia, mas oferece uma ótima estética, por ser translúcida (permitir a passagem da luz) como um dente natural, por isso ela é mais indicada para dentes da frente.

Fonte: Dentalpress


Posts relacionados

Dental, por Redação

Fuja dos preços abusivos nos tratamentos odontológicos

Investir em tratamentos preventivos é a melhor maneira de não levar susto com o orçamento do dentista na hora da urgência.

Dental, por Redação

Projeto de saúde bucal atende 195 alunos do EJA

O projeto Viver Sorrindo, voltado para estudantes do EJA (Ensino para Jovens e Adultos), esteve no último mês de abril em sete unidades escolares. Neste período, foram examinados 195 alunos.

Dental, por Redação

Americanos não garantem a saúde bucal ideal para os filhos, aponta estudo

Embora 97% dos pais de crianças com até cinco anos que possuem seguro odontológico classifiquem a saúde bucal de seus filhos como excelente ou boa, muitos estão sendo otimistas demais.

Dental, por Redação

Focos dentários: o risco de não cuidar da saúde bucal

Problemas bucais podem ser responsáveis por mais dor de cabeça que apenas cáries e tártaros. A falta de cuidados leva ao desenvolvimento de focos dentários que, se não forem tratados, podem resultar em doenças nos diversos sistemas,

Dental, por Redação

Alagoas debate sobre a implantação de flúor na água potável

Para discutir a importância de flúor na água potável de Alagoas para redução de cárie dental, a segunda edição do Fórum de Fluoretação das Águas de Abastecimento Público do Estado de Alagoas (Fluoral) reúne nomes importantes no cenário estadual e nacional para debater a real situação da Saúde Bucal dos alagoanos.

Deixe seu Comentário:

=