Publicado por Redação em Dental - 10/12/2014 às 11:49:16

Doença periodontal pode diminuir a função renal em afro-americanos


Uma nova pesquisa da Philadelphia, EUA, mostrou que afro-americanos que sofrem de severas doenças periodontais têm um risco quatro vezes maior de desenvolver doenças crônicas no rim do que aqueles sem graves doenças periodontais. Somente nos Estados Unidos, 1 entre 2 adultos com cerca dos 30 anos tem doença periodontal Estudos anteriores documentaram o efeito da etnia na saúde periodontal e descobriram, por exemplo, que os afro-americanos eram duas vezes mais propensos a terem doenças comparados com os americanos.

No estudo atual, realizado na Universidade da Califórnia, em São Francisco, 699 afro-americanos foram avaliados e tiveram que ser submetidos a exames odontológicos completos. Durante a média de acompanhamento no período de 4.8 anos, os pesquisadores verificaram que aqueles participantes com graves doenças periodontais tiveram uma incidência de 4,2 vezes maior de doença crônica no rim comparados com pacientes sem doenças severas periodontais.

“Doenças periodontais são comuns e podem ser prevenidas e tratadas. O tratamento pode ser um caminho importante no sentido de reduzir as disparidades raciais e étnicas existentes em doenças de rim crônicas e terminais”, disse a professora assistente da Universidade da Escola de Medicina da Califórnia, Vanessa Grubbs.

Vanessa Gubbs apresentou o estudo intitulado “A associação entre doenças periodontais e o declínio do funcionamento renal de afro-americanos: O Jackson Heart Estudos”, durante a Semana do Rim, em 201 - um dos maiores encontros de nefrologias organizados pela Sociedade Americana de Nefrologia, realizado entre os dias 11 e 16 novembro, no Centro de Convenções da Pensilvânia, na Filadélfia.

Fonte: www.apcd.org.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Veja 5 métodos de restauração dos dentes

A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração.

Dental, por Redação

Como as escolas educam as crianças sobre saúde bucal

A odontologia moderna trabalha a prevenção como melhor forma de diminuir as doenças bucais. Este é o meio mais simples, barato e inteligente de garantir uma população saudável e consciente.

Dental, por Redação

Mau hálito atinge 50% da população

 A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou “halitose”, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta .

Dental, por Redação

Estudo demonstra que escovação noturna é a mais importante

Um estudo realizado por pesquisadores do Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp revela que a escovação noturna é a mais importante.

Deixe seu Comentário:

=