Publicado por Redação em Dental - 26/02/2015 às 09:32:55

Quem ronca tem mais chances de ter mau hálito

A pessoa que ronca costuma dormir de boca aberta a noite toda para poder respirar melhor. Essa prática aumenta o ressecamento e a descamação das células da mucosa da boca, que por sua vez, aumentama saburralingual (camada esbranquiçada que se forma no fundo da língua pelo acúmulo de alimentos, bactérias e outros resíduos), uma das principais causas da halitose.

Por isso, Juliana Magalhães, dentista da clínica Hálito Puro, especialista no diagnóstico e tratamento da halitose, afirma que quem sofre com o ronco é um forte candidato a desenvolver mau hálito. Também porque essas pessoas têm dificuldade em fazer essa limpeza lingual, já que possuem o espaço interno das vias aéreas (onde passa o ar)levemente bloqueado ou menor do que o normal (seja por problema estrutural, posicionamento da língua ou de sobrepeso, por exemplo).

“Assim essa região entre o fundo da língua e o céu da boca (palato mole) também se apresenta reduzida, tornando a higienização desta parte, onde forma a saburra, mas difícil para o paciente. Por isso a atenção deve ser redobrada na hora da escovação”, diz Juliana.

Tratamentos diferenciados
Mas então a halitose nesses casos só será resolvida quando o ronco for tratado? Juliana explica que não, pois o ronco só potencializa algumas causas da halitose “Se o paciente que ronca se dedicar a uma higienização da boca e da língua bem criteriosa com raspadores linguais, ele não irá sofrer com o mau hálito”, diz a especialista.

Já no caso do tratamento do ronco, muitas medidas podem ser tomadas, dependendo da causa do problema. “Perder peso, tentar mudar a posição que costuma dormir,diminuir a quantidade de álcool e tabaco, tratar possíveis renites alérgicas ou ainda usar um aparelho durante a noite pode ajudar”, diz Leonardo Tribis, cirurgião-dentista do Hospital Albert Einstein.

Dentista e seu papel fundamental
Tanto o ronco como a halitose são problemas ligados diretamente com a cavidade bucal. No caso do mau hálito, os especialistas no seu tratamento são sempre dentistas formados e aptos para diagnosticar e lidar com esse tipo de problema. “No caso do ronco, por estar em contato o tempo todo com boca do paciente, o dentista é uma peça fundamental para reconhecer e até, em alguns casos, auxiliar no tratamento de problemas como garganta estreita, língua grande demais, amídalas e adenoides hipertrofiadas, etc”, diz Leonardo.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Pastilha mastigável limpa os dentes na correria do dia a dia

Escovar os dentes exige apenas dois minutos. E, apesar do pouco tempo que basta para livrar a boca de doenças orais como cárie e gengivite, muita gente ainda é negligente com a saúde da boca.

Dental, por Redação

Tratamento para clareamento em consultórios em apenas uma única sessão

Quase todas as pessoas, que têm dentes permanentes, podem ser candidatos ao clareamento dental. Seu dentista poderá avaliar sua saúde bucal e recomendar o método de clareamento mais adequado para você.

Dental, por Redação

Saiba o que é a odontohebiatria

A adolescência é uma fase delicada, e todo cuidado é pouco para fazer a abordagem certa aos meninos e meninas que estão descobrindo mais sobre a vida e se despedem da infância.

Dental, por Redação

7 curiosidades sobre o mau hálito

O mau hálito, chamado de halitose, gera um grande desconforto e constrangimento. Esse problema pode ter origens variadas. Quer saber o que pode causá-lo?

Dental, por Redação

Pesquisadores eliminam ruído de broca para reduzir medo na ida ao dentista

Pesquisadores britânicos desenvolveram um dispositivo que cancela o ruído das brocas de dentistas.

Deixe seu Comentário:

=