Publicado por Redação em Dental - 31/03/2015 às 11:40:17

Cuidados para amenizar o inchaço após retirada do siso

O terceiro molar, popularmente conhecido como siso ou dente do juízo, é muito conhecido pelo seu alto índice de indicação de extração. Dente do juízo é um nome popular, que associa a ideia da maioridade com o juízo do indivíduo, pois este dente normalmente erupciona próximo aos 18 anos de idade, sendo o último dente permanente da arcada dentária.

Por estar localizado no fundo da arcada dentária existe uma maior dificuldade de higienização deste dente, principalmente quando ele esta semi-erupcionado. Essa dificuldade aumenta a probabilidade de cáries. Além disso, podem surgir outros problemas, como pericoronarite, que é a inflamação da gengiva ao redor do siso, e outros mais graves, como reabsorção da raiz do segundo molar. Essa reabsorção pode levar a perda do dente, devido ao mau posicionamento, que ocorre principalmente em dentes inclusos.

O siso tem um alto índice de indicação de extração, preocupando a grande maioria dos pacientes; e entre as principais razões para isso estão a dor e o inchaço após a extração. Existem maneiras eficazes para minimizar os dois problemas, com cuidados pré e pós operatórios.

 

Os cuidados pré-operatórios são:

1- Exames complementares: radiografia panorâmica, tomografia computadorizada e exames de sangue. Esses exames auxiliam o planejamento do cirurgião dentista, consequentemente facilitando o procedimento, causando menos trauma.

2- Medicamentos: antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. Os medicamentos ajudam na prevenção de infecções e inflamações que geram dor e inchaço.

3- Saúde geral do paciente: um paciente saudável tem uma probabilidade maior de se recuperar mais rápido. Então qualquer duvida em relação a saúde do mesmo, deve ser encaminhada ao médico especialista.

 

Os cuidados pós-operatórios são:

1- Cuidados com a alimentação: dê preferência aos alimentos frios ou gelados durante as primeiras 24 horas após a cirurgia.

2- Medicamentos: seguir com a medicação pré-operatória pelo tempo determinado, respeitando os horários descritos na receita.

3- Gelo: logo após a cirurgia, utilizar uma bolsa com gelo, que vai ajudar na diminuição do processo inflamatório, consequentemente diminuindo a chance de um edema.

4- Exercícios físicos: evitar qualquer atividade física, assim como se expor ao sol.

5-Anestesia: devido à anestesia, não morder ou apertar os lábios ou língua.

6- Enxaguantes bucais: o ideal é não fazer bochecho nas primeiras 24 horas depois da operação. Após esse período, seguir a recomendação do cirurgião dentista, caso ele receita algum enxaguante especifico.

Todos os cuidados tanto pré quanto pós cirúrgicos são essenciais para uma boa cicatrização e também para diminuir o risco de dor e inchaço após a extração do siso. Tanto o cirurgião dentista como o paciente são responsáveis pelos cuidados recomendados. Então toda a atenção quando for extrair um dente do siso.

 

Dr. Alexandre Morita (CROSP 70.644) é cirurgião dentista especialista em estética dental. Conheça melhor o trabalho dele em seu site.

Fonte: Yahoo! Brasil Mulher


Posts relacionados

Dental, por Redação

Livre sua escova de dentes de fungos e bactérias

A escova de dentes é a maior aliada da saúde bucal, mas também pode se tornar uma inimiga se não for conservada adequadamente. Isso porque o instrumento se torna o ambiente ideal para que bactérias, fungos e vírus proliferem.

Dental, por Redação

Ácidos graxos poli-insaturados podem reduzir a incidência de doença gengival

Novas pesquisas mostram que o consumo alimentar de ácidos graxos poli-insaturados como o óleo de peixe, que possui propriedades anti-inflamatórias conhecidas, é promissor para o tratamento e a prevenção da periodontite,

Dental, por Redação

Santa Helena Saúde lança Plano Empresarial Dental

A Santa Helena Saúde, a partir deste mês, retoma a comercialização de produto odontológico com o Plano Dental Empresarial.

Dental, por Redação

Novidades tecnológicas fazem dentistas detectar cáries antes ignoradas

Até 2010, Amelia Nuwer, de 22 anos, costumava ir ao dentista anualmente na sua cidade natal Biloxi, no Estado do Mississippi. E a cada ano ela recebia um atestado de que gozava de plena saúde bucal: segundo ele, não havia necessidade de fazer restaurações.

Dental, por Redação

57 milhões de brasileiros sofrem de halitose crônica

Em 22 de setembro foi celebrado o Dia Nacional de Combate à Halitose. De acordo com dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), 57 milhões de brasileiros tm halitose crônica, que aparece com mais frequência entre os idosos. Jovens e crianças não estão imunes.

Dental, por Redação

Conheça os mitos e verdades do chiclete

Ele pode provocar cáries, mas também faz a limpeza dos dentes

Deixe seu Comentário:

=