Publicado por Redação em Dental - 31/03/2015 às 11:40:17

Cuidados para amenizar o inchaço após retirada do siso

O terceiro molar, popularmente conhecido como siso ou dente do juízo, é muito conhecido pelo seu alto índice de indicação de extração. Dente do juízo é um nome popular, que associa a ideia da maioridade com o juízo do indivíduo, pois este dente normalmente erupciona próximo aos 18 anos de idade, sendo o último dente permanente da arcada dentária.

Por estar localizado no fundo da arcada dentária existe uma maior dificuldade de higienização deste dente, principalmente quando ele esta semi-erupcionado. Essa dificuldade aumenta a probabilidade de cáries. Além disso, podem surgir outros problemas, como pericoronarite, que é a inflamação da gengiva ao redor do siso, e outros mais graves, como reabsorção da raiz do segundo molar. Essa reabsorção pode levar a perda do dente, devido ao mau posicionamento, que ocorre principalmente em dentes inclusos.

O siso tem um alto índice de indicação de extração, preocupando a grande maioria dos pacientes; e entre as principais razões para isso estão a dor e o inchaço após a extração. Existem maneiras eficazes para minimizar os dois problemas, com cuidados pré e pós operatórios.

 

Os cuidados pré-operatórios são:

1- Exames complementares: radiografia panorâmica, tomografia computadorizada e exames de sangue. Esses exames auxiliam o planejamento do cirurgião dentista, consequentemente facilitando o procedimento, causando menos trauma.

2- Medicamentos: antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. Os medicamentos ajudam na prevenção de infecções e inflamações que geram dor e inchaço.

3- Saúde geral do paciente: um paciente saudável tem uma probabilidade maior de se recuperar mais rápido. Então qualquer duvida em relação a saúde do mesmo, deve ser encaminhada ao médico especialista.

 

Os cuidados pós-operatórios são:

1- Cuidados com a alimentação: dê preferência aos alimentos frios ou gelados durante as primeiras 24 horas após a cirurgia.

2- Medicamentos: seguir com a medicação pré-operatória pelo tempo determinado, respeitando os horários descritos na receita.

3- Gelo: logo após a cirurgia, utilizar uma bolsa com gelo, que vai ajudar na diminuição do processo inflamatório, consequentemente diminuindo a chance de um edema.

4- Exercícios físicos: evitar qualquer atividade física, assim como se expor ao sol.

5-Anestesia: devido à anestesia, não morder ou apertar os lábios ou língua.

6- Enxaguantes bucais: o ideal é não fazer bochecho nas primeiras 24 horas depois da operação. Após esse período, seguir a recomendação do cirurgião dentista, caso ele receita algum enxaguante especifico.

Todos os cuidados tanto pré quanto pós cirúrgicos são essenciais para uma boa cicatrização e também para diminuir o risco de dor e inchaço após a extração do siso. Tanto o cirurgião dentista como o paciente são responsáveis pelos cuidados recomendados. Então toda a atenção quando for extrair um dente do siso.

 

Dr. Alexandre Morita (CROSP 70.644) é cirurgião dentista especialista em estética dental. Conheça melhor o trabalho dele em seu site.

Fonte: Yahoo! Brasil Mulher


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Dental, por Redação

Aprenda a cuidar dos dentes no inverno

O inverno está chegando e, com ele, todas as delícias que mantém o corpo quente em qualquer hora do dia.

Dental, por Redação

Dedique tempo para escovar os dentes

O ato de escovar os dentes não é a hora predileta do dia de muita gente. Apesar de a higiene bucal tomar poucos minutos do dia e ser essencial para a saúde, falta paciência para dedicar a atenção adequada para esse momento.

Dental, por Redação

O que são selantes?

O selante é um material que protege as superfícies rugosas dos dentes,agindo como barreira e facilitando a limpeza dos dentes e o controle da placa, prevenindo assim, que os dentes fiquem cariados.

Deixe seu Comentário:

=