Publicado por Redação em Dental - 30/05/2012 às 11:57:46

Partículas que aderem ao dente podem proteger contra a cárie

Partículas que aderem ao dente podem promover uma proteção de longa duração contra a cárie, ao se ligarem às superfícies dentais e liberarem gradualmente agentes antimicrobianos, dizem pesquisadores num estudo publicado numa edição recente do Antimicrobial Agents and Chemotherapy.

Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Nebraska, Omaha, e da Universidade da Flórida, Gainesville, desenvolveram uma plataforma de liberação de medicamentos que se ligaria às superfícies dentais. Essa plataforma envolveu partículas moleculares de adesão ao dente encapsuladas com um agente antimicrobiano que se mostrou eficaz contra uma cepa particular de Streptococcus mutans.

O Streptococcus mutans é a principal causa de cárie dentária em todo o mundo. A bactéria produz placa e ácidos que, quando combinados, rompem o esmalte dos dentes e provocam a cárie.

Quando a equipe de pesquisa testou as partículas num modelo de superfície dental, verificou que elas eram capazes de se ligar rapidamente à superfície modelo e gradualmente liberar o agente antimicrobiano encapsulado.

Além disso, resultados de estudos adicionais das partículas conduzidos pelos pesquisadores mostraram que elas eram capazes de inibir a cepa de S. mutans em níveis mais altos do que as partículas-controle não tratadas.

"Prevê-se que as micelas de ligação ao dente possam vir a ser formuladas em enxaguatórios bucais que podem ter o mérito da aplicação simples, aceitação cultural e melhor adesão do paciente ao tratamento", dizem os pesquisadores.

Fonte: Colgate


Posts relacionados

Dental, por Redação

Paciente com câncer precisa de cuidados orais especiais

Pacientes com câncer de cabeça e pescoço necessitam de cuidados especiais quando se trata de saúde bucal. É indicado procurar um cirurgião-dentista especialista em pacientes com necessidades especiais.

Dental, por Redação

Flúor também pode beneficiar adultos; saiba mais

Adultos podem se beneficiar com o flúor? Pesquisas recentes mostram que todos podem se beneficiar com o uso de flúor. Especialistas costumavam achar que o flúor funcionava principalmente por fortalecer os dentes enquanto esses estavam ainda em desenvolvimento.

Dental, por Redação

Pacientes internados terão direito a acompanhamento odontológico

Aprovado pelo Congresso Nacional no dia 19 de abril de 2012, o projeto de Lei 2776/08 torna obrigatória a presença de cirurgiões dentistas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Dental, por Redação

Uso do Fio Dental vs. Revisão sobre Gengivite

Passar ou não o fio dental? Essa pode ser a pergunta que você se faz ao olhar no espelho.

Dental, por Redação

Paraná: Campanha faz prevenção ao câncer bucal

A Secretaria Municipal de Saúde de Medianeira, desenvolve campanha de prevenção do câncer bucal com enfoque principalmente na terceira idade.

Deixe seu Comentário:

=