Publicado por Redação em Dental - 28/10/2011 às 16:09:39

Dia do Odontólogo na Oncologia do Hospital de Urgência

Prevenção. Foi com esse objetivo que o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) realizou na manhã desta quinta-feira, 27, ações de higiene bucal em homenagem ao Dia do Odontólogo, celebrado nacionalmente no dia 25 de outubro. O evento reuniu pacientes, familiares e profissionais da unidade, além de acadêmicos de enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), que fizeram a distribuição de kits de higiene pessoal.

Toalha de rosto, creme e escova dentais, cotonetes e sabonete fizeram parte do kit entregue aos participantes. A acadêmica de enfermagem Rúbia Janine Brandão destacou a importância dessas ações. "Nós estamos desenvolvendo a disciplina Práticas Extensionistas II, um trabalho com as crianças e adultos, destacando a importância da higiene corporal para nos mantermos saudáveis. Achei gratificante demais esse projeto", afirmou.

As mensagens foram acompanhadas pela garotada, que entendeu a importância de uma boa escovação. Ítalo Barbosa, 13 anos, que está em tratamento contra leucemia linfóide aguda há quase dois anos, aproveitou para tirar algumas dúvidas.

"Eu tinha algumas dúvidas sobre a maneira correta de escovar os dentes e quantas vezes ao dia eu precisava fazer isso. Tenho muito cuidado com os meus e adoro um sorriso bem branquinho. Gostei bastante dessa atividade e do meu kit", declarou sorridente. Para a mãe do jovem, a dona de casa Adriana Barbosa, os ensinamentos reforçam o que é dito em casa. "Às vezes, eles são preguiçosos para escovar os dentes e descuidam um pouquinho. Mas o reforço de hoje foi muito bem entendido", comentou.

Profissionais

No Centro de Oncologia do Huse, três profissionais atendem aos pacientes infantis e adultos internados na unidade. Eles desenvolvem as atividades de saúde bucal e prevenção do câncer de boca. A cirurgiã dentista, Maria Ângela da Silveira ressaltou a importância desse tipo de orientação. "A prevenção é o caminho para uma vida saudável. É muito gratificante poder ver nossos pacientes bem. É uma das melhores homenagens que poderíamos ter", justificou.

A coordenadora da Oncologia, Rute Andrade, destacou a valorização do odontólogo. "Essa é uma atividade de prevenção e valorização desse profissional. Tivemos hoje vários voluntários reunidos, que vieram fazer um alerta a respeito dos problemas que começam pela boca e que podem ser evitados. Parabéns a esses profissionais", enfatizou.

Fonte: Ascom Fundação Hospitalar Saúde|28.10.11


Seguro Auto

Posts relacionados

Dental, por Redação

Afinal de contas, como a odontologia está evoluíndo?

Procedimentos que antigamente eram realizados de forma mais agressiva, hoje estão sendo substituídos por técnicas modernas, com resultados muito melhores, além de pós-operatórios e recuperações mais rápidas e confortáveis.

Deixe seu Comentário:

=