Publicado por Redação em Dental - 08/08/2012 às 17:01:45

Erosão dental severa ligada a distúrbios alimentares

Distúrbios alimentares têm potencial de não apenas destruir seu corpo e mente, mas também sua boca, segundo um estudo clínico.

Pessoas com um distúrbio alimentar conhecido como anorexia ou bulimia tiveram significativamente mais problemas de saúde dental do que as pessoas que não tinham esse distúrbio, entre eles, sensibilidade dental, dor facial e erosão dental severa, segundo um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Bergen, na Noruega, publicado na edição de fevereiro do European Journal of Oral Sciences.

“O vômito repetitivo, como acontece em determinados distúrbios alimentares, pode afetar severamente a saúde bucal”, diz Dr. Nigel Carter, diretor executivo da Fundação de Saúde Dental Britânica. “Os altos níveis de ácidos no vômito podem causar danos ao esmalte dental. Ataques ácidos desse tipo, quando frequentes, significam que a saliva presente na sua boca não terá oportunidade de reparar naturalmente os danos causados aos seus dentes pelo contato com o vômito ácido, daí a severidade aumentada da erosão dental testemunhada no estudo”.

Distúrbios alimentares surgem de uma variedade de questões físicas, emocionais e sociais, e todas elas precisam ser abordadas para ajudar a evitar e tratar esse distúrbio, segundo a Associação Dental Americana. Família e amigos podem ajudar ao dar bons exemplos sobre alimentação e fazer comentários positivos sobre práticas alimentares saudáveis.

Embora os distúrbios alimentares pareçam estar focados na imagem corporal, alimentos e peso, eles estão frequentemente relacionados a muitas outras questões. O encaminhamento para profissionais da saúde e o encorajamento para buscar tratamento são essenciais, já que o diagnóstico e a intervenção precoces melhoram grandemente as oportunidades de recuperação.

Para tratar as consequências dos distúrbios alimentares na saúde bucal, a ADA recomenda que os pacientes mantenham cuidados meticulosos com a saúde bucal relacionados à escovação e uso de fio dental, bochecho com bicarbonato de sódio imediatamente após vomitar para ajudar a neutralizar os efeitos do ácido estomacal, não escovar os dentes imediatamente após vomitar, consultar um dentista sobre as necessidades de tratamento específico e visitar um dentista regularmente.

Fonte: Colgate


Posts relacionados

Dental, por Redação

Chá, gargarejo e enxaguante são armas contra mau hálito

Esses truques caseiros não tratam a halitose, mas podem prevenir o problema quando aliados a mudanças de hábitos

Dental, por Redação

Insônia, gastrite, problemas respiratórios podem ser tratados no dentista

Problemas como ronco, insônia, má postura, ficam impressos na arcada dentária. Quando o conjunto maxilar, mandíbula e língua estão em desequilíbrio é sinal que o organismo passa por problemas.

Dental, por Redação

Focos dentários: o risco de não cuidar da saúde bucal

Problemas bucais podem ser responsáveis por mais dor de cabeça que apenas cáries e tártaros. A falta de cuidados leva ao desenvolvimento de focos dentários que, se não forem tratados, podem resultar em doenças nos diversos sistemas,

Dental, por Redação

A saúde bucal insatisfatória das mães pode afetar a saúde bucal dos filhos no longo prazo

Mães podem desejar dar aos filhos o melhor de tudo, porém, uma mãe com problemas bucais pode estar transmitindo uma herança dolorosa aos seus descendentes, de acordo com pesquisadores na Nova Zelândia.

Dental, por Redação

CNPq oferece 2 mil bolsas para intercâmbio inclusive para odontologia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) definiu para quais áreas serão destinadas as 2 mil primeiras bolsas do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF).

Deixe seu Comentário:

=