Publicado por Redação em Dental - 07/02/2013 às 09:17:49

5 dicas para aproveitar o carnaval e cuidar da saúde bucal

Mal o corpo se recuperou dos excessos de fim de ano, e o Carnaval já está aí para jogar todo mundo na festa novamente. Dá para aproveitar os quatro dias de folia sem deixar alguns cuidados com a saúde de lado. E para quem nem liga para a saúde pensando: ‘são só quatro dias’, saiba que passar dos limites pode ser prejudicial até na hora da paquera.

Um bom exemplo é para quem passa da conta com as bebidas alcoólicas. Altas doses de álcool combinadas com o calor podem causar desidratação, que é um risco tanto para a saúde bucal como para a geral. “A pessoa desidratada terá dificuldade até mesmo de falar e beijar, e esse desequilíbrio pode trazer como consequência o mau hálito, já que a saliva perde seus efeitos antibacterianos, prejudicando a saúde bucal”, diz o cirurgião-dentista Rodrigo Bueno de Moraes, consultor científico da Associaçãoo Brasileira de Odontologia – ABO.

Além de o mau hálito prejudicar a conquista das gatinhas e gatinhos, o abuso do álcool também provoca manchas nos dentes, fazendo com que a lembrança do Carnaval não seja a melhor possível. “O melhor é sempre beber em pequenas doses e alternar com goles proporcionais de água”, aconselha o cirurgião-dentista.

Quem já é folião de carteirinha sabe que as drogas inalantes – lança-perfume, éter, clorofórmio –, são presença garantida no Carnaval. Segundo Moraes, todas podem provocar perda de consciência, morte por parada cardíaca ou respiratória, queimaduras na boca, sensibilidade dentinária e maior probabilidade de problema periodontal.

A cocaína pode ser ainda mais nociva para a saúde oral, pois pode causar erosão nos colos cervicais dos dentes, maior formação de cálculo, ressecamento da mucosa da cavidade bucal e maior incidência de descamação gengival. “O que as pessoas também não devem esquecer é de sempre hidratar os lábios, proteger-se da exposição solar, utilizando protetor labial e consumir frutas”, indica o consultor da ABO.

Dicas

1- Intercale a bebida alcoólica com água para evitar desidratação e mau hálito
2- Passe protetor labial para proteger a boca dos raios solares
3- Coma maçãs. São alimentos detergentes que limpam os dentes na falta da escova
4- Depois de comer, caso não dê para escovar os dentes, as gomas de mascar sem açúcar disfarçam o mau hálito e neutralizam o pH da boca
5- Não fique muito tempo sem comer. Grandes períodos de jejum são um prato cheio para o mau hálito.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saiba o que fazer quando o dente quebra

Um tombo inesperado, uma comida dura, um jogo de futebol... e o dente quebra. Antes de se desesperar é preciso saber o que fazer exatamente para que os danos não sejam maiores.

Dental, por Redação

Saúde reforça atendimento odontológico aos indígenas

A entrega de uma Unidade Odontológica Móvel beneficiará 15 mil indígenas que moram nas aldeias da Paraíba. O veículo realizará até 350 atendimentos por mês

Dental, por Redação

Higiene bucal deve começar antes da chegada dos dentes

Mesmo antes da chegada dos dentes de leite, os pais devem se preocupar com a higiene bucal dos bebês. Engana-se quem acha que sem dentição, não precisa manter a boca limpa,

Dental, por Redação

Brasileiro investe mais em cuidado com a saúde bucal, aponta estudo

O brasileiro passou a se preocupar mais com a saúde bucal é o que mostra uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde e comprovada pela empresa especializada em oral care, Gift do Brasil.

Dental, por Redação

Conheça os mitos e verdades do chiclete

Ele pode provocar cáries, mas também faz a limpeza dos dentes

Deixe seu Comentário:

=