Publicado por Redação em Dental - 05/12/2011 às 17:55:08

Dicas de higiêne bucal para pessoas com necessidades especiais

Se você tem problemas de destreza ou uma incapacidade física, pode ser difícil segurar sua escova ou fio dental. Isso pode ser resolvido usando uns poucos “recursos caseiros” ou dispositivos listados a seguir:

* Use uma faixa elástica larga para prender a escova em sua mão.
* Aumente o cabo da escova com uma esponja, bola de borracha ou manopla de guidão de bicicleta. Tente também enrolar uma bandagem elástica ou fita adesiva ao redor do cabo.
* Alongue o cabo com um pedaço de madeira ou plástico como uma régua, palito de sorvete ou abaixador de língua.
* Faça uma alça com o fio para uma manipulação mais fácil.
* Use uma escova dental elétrica ou porta-fio comercial.

Pessoas de todas as idades podem apresentar condições especiais como derrame, lesão de medula espinal, esclerose múltipla, retardo mental, síndrome de Down, distúrbios genéticos, doença de Alzheimer ou artrite. Os prestadores de assistência podem precisar ajudar pessoas com necessidades especiais a realizar a higiene bucal. Eis algumas dicas:

o Escolha um local iluminado e conveniente.
o Se a pessoa não cooperar ou não for controlável, tente acalmá-la explicando o que você vai fazer, ou agende a tarefa para uma hora do dia em que a pessoa esteja mais descansada ou possa ser mais receptiva.
o Movimente-se de maneira calma, lenta e confiante, para evitar assustar a pessoa.
o Elogie e estimule as tentativas independentes.
o Dê apoio à cabeça da pessoa, e tome cuidado especial para evitar que ela engasgue e sufoque quando a cabeça está inclinada para trás.
o Se a pessoa for incapaz ou não quiser manter a boca aberta, você pode fazer um abridor de boca colocando vários abaixadores de língua juntos. Discuta com seu dentista como inserir um abridor de boca para evitar lesões nos dentes.

Fonte:http://www.odontodicas.com.br|05.12.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Conheça iniciativas sociais que cuidam da saúde bucal

A saúde bucal tem ganhado mais atenção dos holofotes em vários âmbitos, inclusive entre projetos sociais. A importância de ter uma boca saudável é disseminada e trabalhada em diversas frentes entre ONGs, pelo governo e profissionais da saúde. Conheça alguns deles.

Dental, por Redação

Cientistas descobrem nova molécula anti-cáries

Aparentemente, cárie será uma coisa da qual as crianças não mais precisarão se preocupar.

Dental, por Redação

Falta de higiene bucal aumenta risco de infecções em pacientes internados

A falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de graves infecções a pacientes internados nas unidades hospitalares de Sergipe. É que o Estado ainda não possui o serviço de odontologia no ambiente hospitalar.

Dental, por Redação

Destaques do 30° Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo

Além das 174 atividades científicas e da feira comercial que conta com 220 expositores nacionais e 77 estrangeiros, o 30° CIOSP é palco de várias iniciativas importantes referentes ao universo da Odontologia. Conheça o que mais vai acontecer por lá, entre os dias 28 e 31 deste mês:

Dental, por Redação

O que a Odontologia minimamente invasiva faz por você?

Saúde bucal é coisa séria, mas ainda tem muita gente que só se lembra de recorrer a um cirurgião-dentista quando sente dor. E, numa hora dessas, alguns nem se preocupam se o profissional escolhido tem acompanhado as evoluções da Odontologia ou se é adepto da abordagem minimamente invasiva.

Deixe seu Comentário:

=