Publicado por Redação em Dental - 05/12/2011 às 17:55:08

Dicas de higiêne bucal para pessoas com necessidades especiais

Se você tem problemas de destreza ou uma incapacidade física, pode ser difícil segurar sua escova ou fio dental. Isso pode ser resolvido usando uns poucos “recursos caseiros” ou dispositivos listados a seguir:

* Use uma faixa elástica larga para prender a escova em sua mão.
* Aumente o cabo da escova com uma esponja, bola de borracha ou manopla de guidão de bicicleta. Tente também enrolar uma bandagem elástica ou fita adesiva ao redor do cabo.
* Alongue o cabo com um pedaço de madeira ou plástico como uma régua, palito de sorvete ou abaixador de língua.
* Faça uma alça com o fio para uma manipulação mais fácil.
* Use uma escova dental elétrica ou porta-fio comercial.

Pessoas de todas as idades podem apresentar condições especiais como derrame, lesão de medula espinal, esclerose múltipla, retardo mental, síndrome de Down, distúrbios genéticos, doença de Alzheimer ou artrite. Os prestadores de assistência podem precisar ajudar pessoas com necessidades especiais a realizar a higiene bucal. Eis algumas dicas:

o Escolha um local iluminado e conveniente.
o Se a pessoa não cooperar ou não for controlável, tente acalmá-la explicando o que você vai fazer, ou agende a tarefa para uma hora do dia em que a pessoa esteja mais descansada ou possa ser mais receptiva.
o Movimente-se de maneira calma, lenta e confiante, para evitar assustar a pessoa.
o Elogie e estimule as tentativas independentes.
o Dê apoio à cabeça da pessoa, e tome cuidado especial para evitar que ela engasgue e sufoque quando a cabeça está inclinada para trás.
o Se a pessoa for incapaz ou não quiser manter a boca aberta, você pode fazer um abridor de boca colocando vários abaixadores de língua juntos. Discuta com seu dentista como inserir um abridor de boca para evitar lesões nos dentes.

Fonte:http://www.odontodicas.com.br|05.12.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Coordenação de saúde bucal da SMS alerta para riscos de piercing na boca

Sensibilizar e qualificar os tatuadores e colocadores de piercing, orientando-os quanto aos cuidados necessários. Esse foi o objetivo de uma palestrada dada, hoje à tarde, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pelo coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), José Guimarães Neto, e pelo cirurgião bucomaxilofacial da SMS, João Paulo Araújo.

Dental, por Redação

Tire dúvidas sobre tártaro

Tártaro, às vezes também chamado de cálculo, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.

Dental, por Redação

Escovar os dentes antes de dormir tem maior resultado na redução da cárie

Segundo estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP, o uso de creme dental fluoretado no período noturno resulta em maior redução da progressão de cárie em comparação com a escovação matinal.

Dental, por Redação

CFO define normas para uso de Toxina Botulínica na Odontologia

O Conselho Federal de Odontologia publicou no Diário Oficial da União a resolução nº CFO-112/011 que proíbe o uso da Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico por Cirurgiões-Dentistas.

Deixe seu Comentário:

=