Publicado por Redação em Dental - 26/11/2014 às 11:33:32

15 passos para acabar com o mau hálito já

As vezes, o segredo para melhorar aquele bafinho desagradável está em algumas mudanças simples de hábito. O jeito de se alimentar, os rituais de higiene e até o tipo de produto que é usado para fazer essa higienização podem fazer toda a diferença. Para mostrar que essa mudança pode ser mais fácil e rápida do que se pensa, a presidente da SOBREHALI (Sociedade Brasileira de Estudos da Halitose), Olinda Tarzia, listou 15 hábitos simples que podem acabar com o mau hálito.

1.Mande ver no gargarejo
Sempre antes de dormir e ao acordar faça o ritual nessa ordem: passe o fio dental, escove os dentes, limpe a língua com um limpador adequado e, por fim, aplique o enxaguante (a base de dióxido de cloro) na forma de gargarejo por dois minutos.

2.Primeiro o café da manhã, depois a escova de dentes
Após esses rituais matinais e noturnos, não coma nada por 30 minutos. Ou seja, de manhã é importante tomar o café da manhã primeiro e depois fazer a higiene bucal.

3. Nada de limpar a língua na hora do almoço
Na hora do almoço, repita a higienização sem usar o limpador de língua para aliviar as papilas linguais.

4. Dióxido de cloro: guarde esse nome
Enxaguantes à base de dióxido de cloro são efetivos no tratamento da halitose, pois seu princípio ativo reage com os compostos voláteis (mau cheirosos) e os transformam em sais que não são voláteis. Uma dica: eles sempre devem ser aplicados depois da limpeza da língua para começarem sua ação nas regiões mais profundas (entre as papilas linguais). Recomenda-se usá-lo três vezes ao dia.   

5. Tenha sempre um chiclete na bolsa
Sempre que sentir a boca seca, recorra a mecanismos que aumentam o fluxo salivar, como mascar chicletes (sem açúcar) ou borrachas de silicones próprias para incentivar a salivação (a saliva ajuda a manter a boca limpa e livre de germes e bactérias). Essas borrachas são atóxicas e inodoras. Além disso, elas auxiliam no combate à cárie. Para quem tem problemas frequentes de boca seca, o ideal é mastigá-las três vezes ao dia.

6. Alimentos detergentes para limpar a boca
Sempre que possível coma alimentos duros e fibrosos. Esses “alimentos detergentes” têm maior ação de limpeza, pois são capazes de fazer uma raspagem nos dentes evitando o acúmulo de bactérias em sua superfície. Exemplos: maçã, pepino, cenoura e aipo crus ou com casca.

7.Controle a ansiedade e pare de morder os lábios
Evite morder os lábios ou as bochechas, esse hábito descama a mucosa bucal fazendo com que células mortas se depositem na língua formando a saburra lingual, uma das principais causas do mau hálito.

8. Inspire, expire
Se policie para não respirar pela boca, esse hábito também descama a boca, além de ressecar toda a mucosa, diminuindo o fluxo salivar.

9. Água, muita água
Beba, no mínimo, dois litros de água por dia. Manter a boca sempre úmida facilita na sua limpeza e evita seu ressecamento.

10. A laranja pode ser a melhor amiga do hálito puro
Consuma bastante laranja. Essa fruta é rica em ácido cítrico que estimula as glândulas salivares e refresca o hálito, impedindo a formação da saburra.

11. Fique atento a doenças mais sérias
Como algumas causas da halitose são doenças sistêmicas, é bom procurar médicos especializados para ter certeza que o mau hálito não existe por causa de amidalites, intestino preso, diabetes mal controlados, entre outras.

12. Xô comidas “gordas” e com cheiro forte
Evite comer em excesso alimentos com odor carregado ou muito ricos em gorduras e proteínas. Exemplo: alho, cebola, queijos amarelos e carnes.

13.Cuidado com os remédios que você toma
Caso esteja tomando algum tipo de medicação, vale conversar com seu médico e procurar saber se tal medicamento pode alterar o fluxo salivar. Caso sim, veja se é possível trocá-lo por outro ou peça ao médico que indique estimuladores de saliva.

14.Sem essa de ficar muito tempo sem comer
Nunca fique mais de três horas sem comer. Com o estômago vazio o suco gástrico é sentido na boca. O ideal para o hálito, e para a saúde, é comer a cada três horas.

15.Se nada der certo, procure um especialista
Se o problema persistir por semanas, é extremamente necessário que um profissional especializado seja procurado.

Fonte: www.terra.com.br


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Dental, por Redação

O que é cárie de mamadeira?

O hábito de amamentar ou alimentar o bebê com mamadeira de leite, chá ou qualquer líquido com açúcar ou mel, principalmente ` noite, pode provocar cárie de mamadeira.

Dental, por Redação

Santa Helena Saúde lança Plano Empresarial Dental

A Santa Helena Saúde, a partir deste mês, retoma a comercialização de produto odontológico com o Plano Dental Empresarial.

Dental, por Redação

Mitos e verdades sobre a saúde bucal

Todos sabem que existe a maneira certa para manter os dentes e a gengiva saudáveis. Porém muitas vezes agimos de forma errada por crenças e mitos que acreditamos serem, de fato, os corretos. Por isso, esclarecemos as principais dúvidas em torno da saúde bucal para que você não coloque seus sorriso em risco

Deixe seu Comentário:

=