Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/08/2011 às 10:17:47
Consumo médio de água cai 14% em São Paulo
SÃO PAULO – O consumo médio de água na Região Metropolitana de São Paulo caiu 14% em 10 anos, consequentemente fazendo com que as contas de água também tivessem redução. O volume que deixou de ser consumido equivale a 13 bilhões de litros por mês, mostra levantamento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Em dez anos, o consumo médio de água por domicílio na RMSP (Região Metropolitana de São Paulo) caiu 14,3%. Os dados mostram que, em 2001, cada casa gastava mensalmente uma média de 17.080 litros de água. Já, em 2011, esse índice diminuiu para 14.650 litros a cada mês, redução que levou a uma economia de 13,4 bilhões de litros por mês.
Economia
Com a redução, é como se em cada casa deixassem de ser tomados 18 banhos de 15 minutos. Além disso, esses 13,4 bilhões de litros são suficientes para abastecer uma população de 2,9 milhões de habitantes. É mais do que Salvador, que tem 2,7 milhões de moradores, ou mais do que todo o ABC paulista, onde vivem 2,55 milhões de pessoas.
Motivos da redução
De acordo com a Sabesp, os fatores explicam esse fenômeno são conscientização da população, diminuição nas perdas de água na rede de abastecimento, melhorias nos equipamentos, que hoje gastam menos água, e queda no número de moradores por domicílio.
A redução nas perdas de água é um dos principais motivos para a diminuição no consumo médio. Em 2001, o índice nas cidades operadas pela Sabesp era de 31,4%, sendo que o pico foi atingido em 2004, com 34%.
Em 2010, esse indicador baixou para 26% e o objetivo da Sabesp é chegar a 13% em 2019, com um investimento de R$ 4,3 bilhões. Só com a diminuição das perdas entre 2004 e 2010, deixou de ser desperdiçada água suficiente para abastecer 1,7 milhão de pessoas.
Novos equipamentos hidráulicos têm ajudado bastante nessa redução. De acordo com a Companhia, se no começo da década passada, torneiras e chuveiros gastavam muita água e não paravam de pingar, hoje eles são muito mais eficientes e econômicos. As caixas acopladas de descarga, que consumiam até 18 litros por acionamento, hoje usam 6 litros.
Houve também uma queda no número de habitantes por domicílio. Ao final de 2000, a RMSP tinha 3,54 pessoas por moradia, segundo o Censo daquele ano. Ao fim de 2010, a média caiu para 3,22.
Meio ambiente
Um dos efeitos mais importantes da redução no consumo médio é o adiamento de novos investimentos, já que o aumento da produção de água inclui pesados gastos com expansão da rede, novas represas e equipamentos para o transporte desse volume.
Há também um enorme ganho ambiental. A água tratada é mais bem aproveitada, os mananciais são menos exigidos e novos reservatórios deixam de ser explorados ou têm seu uso adiado. Também deixam de ser executadas obras que impactam a natureza, como a instalação de tubulações e estações elevatórias.
Fonte: web.infomoney.com.br | 11.08.11
Posts relacionados
Dólar cai 0,96% após governo zerar IOF sobre operações
O dólar fechou em queda ante o real nesta quinta-feira, com o movimento acelerado na reta final do pregão, após o governo adotar mais uma medida para conter o avanço da divisa americana no mercado local.
Acordo vai permitir que Receita fiscalize empresas brasileiras nos EUA
Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13) um decreto legislativo que aprova o texto de um acordo entre os governos brasileiro e norte-americano para o intercâmbio de informações tributárias, que foi celebrado entre os dois países em 20 de março de 2007.
Princípios para Sustentabilidade em Seguros - Da teoria para a prática
O encontro que ocorre nesta quarta-feira dará a chance de o mercado conhecer melhor os termos dos PSI e encaminhar, via grupos de trabalho, propostas para serem implementadas pelo mercado em prol do crescimento sustentável.
Direto ao ponto: rumo ao 3º dia de alta, Ibovespa deve buscar os 57.400 pontos
O Ibovespa terminou a última segunda-feira (21) no melhor pregão desde outubro de 2011, registrando ganhos de 3,81% aos 56.590 pontos. O mercado digeriu na sessão o desfecho da reunião do G8, realizada no final de semana, c
Governo de Kassab tem aprovação de 22% em SP
gestão de Gilberto Kassab (PSD) é considerada ótima ou boa para 22% dos eleitores, informa reportagem de Paulo Gama, publicada na Folha desta segunda-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Bovespa muda de rumo e opera em queda nesta sexta-feira
Após operar no azul pela manhã, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) mudou de rumo e tem desvalorização nesta sexta-feira (18). Às 13h33, o Ibovespa tinha recuo de 0,74%, a 56.569 pontos.