Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/12/2011 às 10:59:55

Produção industrial cai 0,6% em outubro, aponta IBGE

A produção industrial brasileira caiu 0,6% de setembro para outubro na taxa livre de influências sazonais, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística) divulgada nesta sexta-feira. Em setembro, o indicador havia caído 1,9%.

Em outubro, o setor industrial registrou a terceira queda mensal consecutiva. Na média dos três meses findos em outubro, a produção mostra uma perda de 0,9% em relação ao período de três meses imediatamente anterior.

Na comparação com outubro de 2010, houve queda de 2,2%. Nos 12 meses encerrados em outubro, a produção da indústria acumula variação positiva de 1,3%. De janeiro a outubro, o setor soma uma expansão de 0,7%.

Segundo o IBGE, a perda de ritmo na relação mensal (de setembro para outubro) foi provocada pelo queda dos seguintes setores: edição e impressão (-6,7%), máquinas e equipamentos (-3,1%), alimentos (-5%), material eletrônico e equipamentos de comunicação (-5%), fumo (-12%) e metalurgia básica (-1%).

Apresentaram altas os setores de refino de petróleo e produção de álcool (1,5%), celulose e papel (2,3%)e farmacêutica (1,6%).

Dentre as categorias de uso, o pior desempenho ficou com a de bens de capital, com queda de 1,8% de setembro para outubro. A retração sinaliza uma freada nos investimentos em máquinas e equipamentos voltados à produção.

Os bens de consumo semi e não duráveis recuaram 1,3% na esteira da queda dos alimentos. Ainda em terreno negativo, os bens intermediários, os de maior peso na composição da indústria, tiveram queda de 0,5%. A única categoria com resultado positivo foi a de bens de consumo duráveis (2,4%).

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|02.11.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem

O ministro da Fazenda, Guido Mantega reiterou nesta terça-feira (13) que o Brasil tem "amplas condições" para crescer 4,5% este ano e manter o ritmo de geração de empregos em torno de 2 milhões de vagas ao ano, uma vez que os investimentos oficiais devem ultrapassar R$ 40 bilhões.

Notícias Gerais, por Redação

Investimento estrangeiro na China tem 1ª queda em 28 meses

O crescimento econômico da China pode estar desacelerando ainda mais. Dados divulgados nesta quinta-feira mostraram a primeira queda anual em 28 meses no investimento estrangeiro direto (IED) e uma nova redução nas encomendas, sinalizando uma contração maior na atividade manufatureira.

Notícias Gerais, por Redação

Governo agiu com precisão ao zerar IOF a estrangeiro, diz Bovespa

A BM&FBovespa considera que "o governo brasileiro agiu com precisão e demonstrou visão de que o mercado de capitais brasileiro vive um momento de grande oportunidade" ao anunciar a isenção do IOF (Imposto sobre Operações Financeiros)

Notícias Gerais, por Redação

Restrições fiscais podem agravar crise econômica, diz Unctad

O corte de gastos adotado por governantes de vários países para diminuir os impactos da crise econômica internacional podem não ter o efeito desejado e piorar a situação, especialmente onde não se pode contar com o crédito financeiro privado

Deixe seu Comentário:

=