Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/09/2015 às 11:08:44

11 bancos brasileiros perdem grau de investimento

Bradesco

A Standard & Poor's, após cortar as notas de crédito do Brasil e de 31 empresas brasileiras, rebaixou na noite desta quinta-feira, dia 10, as notas de 13 bancos brasileiros, entre eles os maiores do país, como Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Bradesco. Destes, onze perderam o grau de investimento.

A ação ocorre um dia após o rebaixamento da nota de crédito soberano do Brasil, que perdeu o selo de bom pagador (grau de investimento) na classificação da S&P, o que motivou a decisão de rebaixar os bancos.

A S&P explicou que as instituições financeiras, normalmente, seguem a avaliação do crédito soberano, durante o estresse soberano, poderes regulatórios podem "restringir a flexibilidade financeira do sistema bancário", e "porque os bancos costumam ser afetados pelos mesmo fatores econômicos que causam o estresse soberano".

A esperada retração da economia em 2015 vai afetar os bancos e vai levar a um período de ajuste nos próximos 12 a 18 meses e afetar a melhora recente na qualidade de seus ativos e rentabilidade, diz a agência.

"Nos últimos dois anos, grandes bancos focaram em ativos mais seguros e menos cíclicos que, em nossa visão, vão possibilitá-los aguentar a fraqueza da economia", diz a S&P.

A agência, por outro lado, concluiu que bancos de pequeno e médio porte, que concentram em emprestar para pequenos e médios negócios e tem alta exposição a setores cíclicos, vão sofrer perdas de crédito significativas, e podem levar a uma revisão negativa de nosso capital e ganhos e a avaliação da posição de risco nestes bancos.

“Acreditamos que o perfil de crédito do Brasil enfraqueceu desde o dia 28 de julho, quando revisamos a perspectiva [da nota do país] para negativa. Nesse momento, observamos riscos maiores para as mudanças nas políticas de ajuste ainda em andamento, especialmente da dinâmica política no Congresso associada aos efeitos das investigações de corrupção da estatal Petrobras”, disse a agência em comunicado.

Veja a lista dos 11 bancos que perderam grau de investimento:
Banco Safra S.A
Banco Bradesco S.A
Banco Citibank S.A
Itau Unibanco Holding S.A
Itau Unibanco S.A
Banco Santander (Brasil) S.A
Banco do Nordeste do Brasil S.A
Banco do Brasil S.A.
Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A.
Caixa Economica Federal S.A (Caixa)
Banco Nacional de Desenvolvimento Social S.A (BNDES).

Os onze bancos que perderam o selo de bom pagador caíram um degrau na classificação da S&P, de BBB- para BB+. Os bancos BTG Pactual e Pan, que já não possuíam grau de investimento, também foram rebaixados.

Outros dois bancos tiveram seus ratings mantidos, mas a perspectiva alterada para negativa: Banco Votorantim S.A. e Banco ABC Brasil S.A.

O grau de investimento é um selo de qualidade que assegura aos investidores um menor risco de calotes. A partir da nota de risco, os investidores podem avaliar se a possibilidade de ganhos (por exemplo, com juros maiores) compensa o risco de perder o capital investido.

Fonte: MSN


Seguro Auto

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Produção industrial fica estagnada em agosto

A indústria não conseguiu reagir em agosto do forte tombo registrado em julho. O resultado ficou estável em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE.

Notícias Gerais, por Redação

IR: Receita abre consulta para sexto lote de restituição nesta quinta-feira

Cerca de 470 mil contribuintes que ainda não receberam a restituição do Imposto de Renda de 2012 vão ser ressarcidos pelo Fisco. A Receita Federal vai liberar nesta quinta-feira a consulta ao sexto lote do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2012.

Notícias Gerais, por Redação

FMI prevê que Brasil crescerá 4% no último trimestre deste ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) previu nesta sexta-feira que o Brasil crescerá 4% no último trimestre deste ano na comparação com igual período de 2011, em parte pelos efeitos da política de corte de juros sobre a economia.

Notícias Gerais, por Redação

Reunião para discutir isenção do IR na PLR é novamente adiada

Foi novamente adiada a reunião entre governo e centrais sindicais para discutir a isenção do imposto de renda na PLR (Participação nos Lucros ou Resultados). A reunião estava marcada para esta quarta-feira (30), mas passou para amanhã.

Notícias Gerais, por Redação

IR: filho maior de 21, com faculdade trancada, pode ser considerado dependente?

De acordo com o artigo 35 da lei número 9.250, de 1995, um filho pode ser considerado dependente até os 24 anos de idade, desde que esteja cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de 2º grau.

Deixe seu Comentário:

=