Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/07/2011 às 11:01:25
Índice de Preços ao Produtor de maio recua e registra deflação de 0,55%
SÃO PAULO - O IPP (Índice de Preços ao Produtor) da indústria de transformação registrou deflação no último mês de maio, marcando variação de -0,55%, resultado 0,83 ponto percentual inferior ao que foi registrado em abril (0,28%). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (5) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice de maio deste ano foi 1,02 ponto percentual menor. Além disto, no acumulado dos últimos 12 meses, a taxa de variação dos preços registrada pelo IPP é de 5,60%, 1,08 ponto percentual menor que a apresentada em abril. Por fim, no acumulado de 2011, a variação chegou a 1,13%.
Alimentos pressionam
Segundo o IBGE, 13 das 23 atividades pesquisadas tiveram altas de preços em abril, com as variações mais fortes sendo registradas em equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com -2,35%, e boracha e plástico, com -2,15%.
Por outro lado, a redução no resultado do índice foi continua sendo motivada principalmente pelos alimentos, que desta vez contribuíram com uma queda de 0,36 ponto percentual do índice, ao registrarem deflação de 2,01% no mês passado. Outro item que teve expressiva contribuição para a queda do resultado do IPP foi refino de petróleo e produtos de álcool, com influência negativa de 0,23 ponto percentual.
Entenda o índice
O IPP, que inicialmente acompanhará as indústrias de transformação, tem como objetivo medir a mudança média dos preços de vendas dos produtores domésticos de bens e serviços. A pesquisa é feita junto a 1.400 empresas e considera os preços recebidos pelo produtor, descontados os impostos, tarifas e fretes.
Fonte: web.infomoney.com.br | 05.07.11
Posts relacionados
Empresas usam sensores para medir produtividade de empregados
Um estudo realizado pelo Bank of America mostrou que os funcionários produziam cerca de 10% mais quando havia momentos para pausas em grupo.
Maioria das capitais tem redução do IPC-S na terceira prévia do mês
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S) caiu em quatro das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) na terceira semana de outubro. Na apuração anterior, o índice havia diminuído em cinco das sete capitais.
Isenção de IR para portadores de lúpus é aprovada na CAS
Portadores de lúpus poderão ficar livres do imposto de renda sobre os proventos de aposentadoria ou reforma motivada pela doença. Substitutivo ao projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (12) pela
Bovespa deve subir só no 2º semestre de 2012, dizem analistas
Em 2011, a crise financeira europeia e o fraco desempenho da economia dos EUA fez com que o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) ficasse longe dos 80 mil pontos previstos por alguns analistas no final de 2010.


