Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 26/07/2012 às 09:58:41

SUS fornecerá 2 novos remédios contra hepatite C a partir de 2013

As drogas deverão ser usadas por pacientes portadores de cirrose e fibrose avançadas

Dois novos remédios serão fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com hepatite tipo C a partir do próximo ano. As drogas - telaprevir e boceprevir - são de uma nova geração de medicamentos, os inibidores de proteases, e deverão ser usadas por pacientes portadores de cirrose e fibrose avançadas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em torno de 5,5 mil pessoas estão nesse grupo de maior risco de progressão da doença e poderão ser tratadas pelo novo coquetel de remédios.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a adoção das novas drogas no tratamento de casos graves permitirá dobrar as chances de um paciente se curar. O telaprevir e o boceprevir têm uma taxa de eficácia de 80% ante os 40% de sucesso do tratamento utilizado atualmente com a associação de dois medicamentos, o interferon peguilato e a ribavirina. Os remédios, segundo o ministro, são indicados para o combate ao vírus classificado como "genótipo 1". Durante cerimônia nesta quarta-feira (25) do Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, o ministro afirmou:

— Estamos possibilitando para os brasileiros atendidos pelo SUS a oportunidade de passar a receber o de melhor para o tratamento de doenças virais.

Dados apresentados pelo Ministério da Saúde apontam a existência em torno de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C no Brasil. Esse tipo de hepatite, ainda segundo informações do Ministério, é responsável por 70% das hepatites crônicas, 40% dos casos de cirrose e 60% dos cânceres primários de fígado.

O Ministério está desenvolvendo uma campanha com ênfase na necessidade de se ter o diagnóstico precoce da doença em conjunto com a prevenção.

— É uma doença silenciosa e, muitas vezes, o diagnóstico é tardio. A grande prioridade é rompermos o silêncio.

O período entre a infecção pelo vírus até a fase da cirrose hepática pode levar de 20 a 30 anos, sem que a pessoa apresente sintomas da doença. Como forma de mobilização em torno do tema, o Ministério lançou um concurso voltado aos tatuadores e às manicures para incentivar práticas de prevenção contra a doença em salões de beleza e estúdios de tatuagem.

Fonte: R7


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Aplicativos de saúde podem ser os melhores amigos dos médicos

Não é possível mudar um estilo de vida em apenas 10 minutos em um consultório que parece uma cela

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital da Criança do RJ promove visitas virtuais com tablets

Devices conectados via rede 3G são usados para videoconferência entre doador e receptor, geralmente membros da mesma família

Saúde Empresarial, por Redação

Veja os estados que deixaram de investir R$2 bi na saúde

Em 2009, dez Estados não investiram o mínimo de 12% de suas receitas no sistema de saúde. O percentual mínimo é determinado pela Emenda 29, e se aplica à União, aos Estados e aos municípios

Deixe seu Comentário:

=