Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 02/05/2011 às 11:13:59
Médicos explicam os riscos do ar-condicionado para a saúde
Infectologista Caio Rosenthal e alergista Clóvis Galvão foram convidados.
Ao sofrer um choque térmico, de um ambiente quente para outro refrigerado, nosso corpo pode ter as defesas paralisadas. Tanto que, em uma empresa onde há muitas pessoas com manifestações de doenças respiratórias ou alergias, há a chamada “síndrome do edifício doente”.
Para falar sobre os riscos à saúde de filtros de ar sujos, estiveram no Bem Estar desta segunda-feira (2) o infectologista e consultor Caio Rosenthal e o alergista Clóvis Galvão. Eles explicaram quais tipos de bactérias e fungos podem ser transmitidos pelos dutos de ar-condicionado ou de carro.
Segundo os médicos, a temperatura ideal para o corpo ficar é entre 20°C e 22°C, em uma umidade entre 50% e 60%.
O programa também fez um teste de choque térmico e outro para avaliar quantos micro-organismos pode haver em um filtro de ar sujo e em outro limpo.
Em uma casa de Manaus, uma família não vive sem ar-condicionado. Lá, o filtro é limpo a cada seis meses, frequência ideal para um uso moderado.
Fonte: g1.globo.com/bemestar | 02.05.11
Posts relacionados
Saúde Empresarial, por Redação
Ganhos incluem redução dos estoques de medicamentos, melhor desempenho da Central de Material Esterilizado e redução de atrasos em cirurgias
Saúde Empresarial, por Redação
Durante as férias e festas de fim de ano, é comum comer mais tarde do que o usual, ou mesmo no meio da noite. Estudos mostram que essas atitudes podem desregular o 'relógio alimentar' presente no organismo, que controla os períodos em que o corpo se prepara para se alimentar.
Saúde Empresarial, por Redação
O Ministério da Saúde vai incentivar o uso de penicilina nas unidades de Atenção Básica à Saúde para reduzir os casos de sífilis congênita no Brasil. Portaria publicada hoje no Diário Oficial determina que o antibiótico esteja disponível nos serviços de todo o País.
Saúde Empresarial, por Redação
A presidente Dilma Rousseff lançou nesta terça-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, os programas "Melhor em Casa", do SUS (Sistema Único de Saúde) e o "SOS Emergência".
Saúde Empresarial, por Redação
As normatizações serão implantadas de modo eficiente? As operadoras estão preparadas para se adequar? Em artigo, especialista levanta a questão e apresenta direcionamento
Saúde Empresarial, por Redação
Carvalhaes critica o direcionamento de até 25% dos leitos de hospitais e unidades de saúde pública para pacientes conveniados
Deixe seu Comentário: