Publicado por Redação em Dental - 05/06/2012 às 11:55:41

Programa de Saúde Bucal recebe prêmio Brasil Sorridente

Porto Real

O Programa de Saúde Bucal do município obteve primeira colocação em nível estadual no prêmio "Brasil Sorridente" de 2012 e alcançou o 12° lugar em âmbito nacional, na categoria de até 50 mil habitantes.
- Essa foi a primeira vez que concorremos. Foi muito importante, pois sabemos que estamos no caminho certo, realizando ações relevantes no município, junto a creches, associações de moradores. Queremos sempre enfatizar a promoção de saúde bucal para que no futuro não tenhamos problemas - disse o diretor de odontologia Pedro Roberto Tavernari, que ainda considera essa primeira participação como positiva.
- Acho que foi uma colocação excelente ter o primeiro lugar no estado. Tivemos realmente um avanço da saúde bucal em Porto Real, produzindo bons resultados - falou.
O prêmio, instituído em 2005 pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia), com apoio do Ministério da Saúde, por meio da resolução CFO-65/2005, é concedido anualmente a municípios brasileiros que se destacaram na implantação de políticas públicas de saúde bucal.
A avaliação dos municípios acontece em três grupos diferentes: municípios com até 50 mil habitantes, municípios entre 50.001 a 300 mil habitantes, e municípios com população superior a 300.001 habitantes. O cálculo tem como base populacional os dados do censo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 2010. Cabe aos Conselhos Regionais de Odontologia de cada região informar ao CFO o município que melhor se destacar dentro de um grupo populacional, para concorrer ao prêmio "Brasil Sorridente".
- Para o próximo concurso, participaremos com mais experiência e certamente iremos obter uma classificação em nível nacional maior. Estamos trabalhando para isso - enfatizou o diretor.

Fonte: diariodovale.uol.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Probiótico em goma de mascar pode ajudar a combater cárie

Chiclete tem como base a espécie Lactobacillus acidophilus, que resiste a várias condições de processamento para combater o Streptococcus mutans, um dos principais causadores da cárie

Dental, por Redação

Aprenda a fazer o autoexame na boca em nove passos

Segundo a Revista Científica Dentistry, nos últimos 20 anos, o índice de câncer bucal aumentou 50% na população mundial e já é o quarto tipo de câncer que mais mata no planeta.

Dental, por Redação

Conforme ficamos mais velhos, o dente também envelhece?

Cuidar, significa não permitir que o esmalte perca substâncias minerais diariamente por causa da ingestão freqüente de alimentos sem a subseqüente, e necessária limpeza.

Dental, por Redação

Pesquisa analisa percepção pública da saúde bucal no SUS

Tese de doutorado defendida por Marco Antonio Manfredini na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) trata do controle social na área e dos entraves à promoção da saúde bucal

Deixe seu Comentário:

=