Publicado por Redação em Dental - 13/06/2014 às 10:22:00

Jogadores de futebol têm menos chance de ter gengivite

Os benefícios da atividade física podem ir muito além de um corpo bonito. Segundo um estudo feito pelo Journal of Periodontology, pessoas com peso saudável e altos níveis de aptidão física mostraram menos incidência a doenças gengivais graves.

Para a realização desse estudo, foram analisados os índices de massa corpórea e a porcentagem de gordura do corpo dos participantes. Depois, os pesquisadores fizeram a comparação dos dados com os exames bucais de cada paciente.

Os resultados mostraram que aqueles que tinham o IMC mais baixo e mais habilidade com atividades físicas apresentaram menos chances de contrair inflamações na gengiva. “Uma vez que dieta e predisposição física são benéficas para a saúde geral, pode-se crer que estes fatores também ajudem a minimizar o risco de doenças gengivais”, diz o cirurgião-dentista Mario Groisman.

O estudo apontou, ainda, que outras doenças como diabetes e problemas cardíacos estão relacionadas aos cuidados com a boca. Portanto, levar uma vida saudável com a prática de esportes beneficia a saúde de uma forma geral e assim acaba por diminuir os problemas gengivais.

Cuidados com a gengivite
Uma alimentação incompleta – sem vitaminas e minerais necessários para o corpo – e uma higiene bucal falha também contribuem para a aparição da gengivite. “Problemas gengivais podem ser prevenidos com escovação, fio dental e visitas regulares ao dentista. A higienização organizada, sistemática e constante é um dos maiores fatores de prevenção à doença gengival”, diz Mário.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Abscesso dentário não tratado pode causar problema cerebral

Uma infecção no dente sem o devido tratamento pode causar sinusite, dores nos ossos e até um abscesso cerebral

Dental, por Redação

Sucos de soja podem desgastar os dentes

 O estudo foi realizado pela USP e foi considerado o potencial erosivo da soja em forma de leite e suco

Dental, por Redação

Entenda as complicações da extração dentária

Os dentes mais frequentemente extraídos são os terceiros molares, também chamados dentes do siso. Algumas pessoas têm, na boca, espaço suficiente para acomodar os dentes do siso enquanto outras sofrem devido à falta de espaço.

Dental, por Redação

Entenda a relação entre higiene bucal e impotência

O verão exige cuidados redobrados para deixar a pele saudável. As férias e os dias de sol levam as pessoas para fora de casa e, muitas vezes o protetor solar é esquecido.

Dental, por Redação

Como as escolas educam as crianças sobre saúde bucal

A odontologia moderna trabalha a prevenção como melhor forma de diminuir as doenças bucais. Este é o meio mais simples, barato e inteligente de garantir uma população saudável e consciente.

Dental, por Redação

Importância da saúde bucal

O ideal é que as pessoas sejam bem orientadas quanto aos seus aspectos individuais para que aí sejam estabelecidas as regularidades das visitas. Em âmbito geral, é importante que as pessoas visitem o dentista pelo menos uma vez ao ano.

Dental, por Redação

Cárie dentária:Odontologia do futuro atuará no equilíbrio biológico da boca

Parte dos profissionais brasileiros já investe na manutenção equilibrada da flora bacteriana presente na boca, sem o uso de produtos químicos, para erradicar a lesão de cárie que afeta mais de cinco bilhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OM).

Deixe seu Comentário:

=