Publicado por Redação em Dental - 27/02/2014 às 10:16:54

Estudo mostra que a saliva pode detectar potencial perda auditiva em recém-nascidos

Um estudo da edição do New England Journal of Medicine mostra que colher a saliva da boca do recém-nascido com chumaço de algodão pode ser um meio de pesquisa eficaz para detecção da infecção por citomegalovírus, uma causa importante de perda auditiva em crianças.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, a infecção congênita por CMV é a infecção mais comum transmitida de mãe para filho. A cada ano, cerca de uma em 150 crianças nasce com infecção congênita por CMV e uma em cinco desenvolve problemas permanentes como perda auditiva ou problemas de desenvolvimento. Bebês e crianças infectados por CMV após o nascimento nem sempre têm problemas.

Num esforço para encontrar o teste de detecção mais eficaz para infecção por CMV, pesquisadores da Universidade do Alabama, em Birmingham, inscreveram cerca de 35.000 recém-nascidos de sete hospitais no estudo entre junho de 2008 e novembro de 2009. Amostras de saliva retiradas dos bebês que tinham aproximadamente um dia de vida foram comparadas com amostras de sangue seco – método padrão utilizado para detectar infecção por CMV em recém-nascidos. Os pesquisadores encontraram que tanto a saliva líquida quanto as amostras de saliva seca foram precisas na identificação dos bebês nascidos com a infecção (100% e 97,4 %, respectivamente), levando-os a concluir que os testes de saliva "devem ser considerados ferramentas potenciais de detecção de CMV em recém-nascidos".

Aqueles que apresentaram resultado positivo para a infecção por citomegalovírus foram inscritos num programa de acompanhamento para monitorar sua audição a cada seis meses até os 4 anos.

"Agora sabemos que temos um teste com saliva que funciona", diz Suresh Boppana, M.D., um dos pesquisadores da UAB. "O desafio é que, diferentemente da mancha de sangue seco, que já é usada no exame de bebês nos hospitais de todo o país, não temos um sistema estabelecido para a coleta de saliva. Mas mostramos que, caso se deseje examinar grande número de bebês para detecção de infecção por CMV, isso poderá ser feito".

A pesquisa foi patrocinada pelo Instituto Nacional de Surdez e outros Transtornos da Comunicação dos EUA.


Posts relacionados

Dental, por Redação

Pesquisa revela que 27% dos Cirurgiões-Dentistas já sofreram furtos ou roubos

Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) revela que 27,9% dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham no estado já sofreram roubos ou furtos nos últimos cinco anos. Segundo a pesquisa, que ouviu mil profissionais da área, 19,2% já sofreram algum furto e 8,7% foram roubados. Os Cirurgiões-Dentistas vítimas de arrombamento somaram em 18,4%. A pesquisa indicou ainda a subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de furto, 31% fizeram queixa à polícia. O índice sobe para 57% entre os que passaram por arrombamentos e para 78% entre os que foram roubados. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados sentem-se inseguros em seus consultórios. e acordo com o CROSP, o objetivo da pesquisa é conhecer as medidas de segurança adotadas pelos profissionais para que a instituição possa orientá-los na prevenção de crimes contra a categoria. “Hoje, pelo nosso levantamento, o uso de câmeras de vídeo e de alarmes são os recursos mais tradicionais, bem como as grades de proteção”, ressalta o presidente da entidade, Claudio Yukio Miyake. Os crimes contra os Cirurgiões-Dentistas passaram a chamar a atenção em 2013, após dois casos em que profissionais foram queimados vivos em seus consultórios. Em abril daquele ano, em São Bernardo do Campo, um grupo de ladrões ateou fogo ao corpo de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 46 anos, após constatarem que havia apenas R$ 30 na conta da Cirurgiã-Dentista. Cerca de um mês depois, Alexandre Peçanha Gaddy também foi assassinado de maneira semelhante, em São José dos Campos, interior paulista. Fonte: EBC

Dental, por Redação

Metlife é Top Of Mind em assistência odontológica

A MetLife recebeu o prêmio Top of Mind Estadão de RH, promovido pela Fênix Editora e pelo jornal O Estado de São Paulo, na noite da última quinta-feira, 18, em São Paulo. A seguradora é líder mundial em seguro de vida,

Dental, por Redação

São Paulo receberá 28 unidades odontológicas móveis

A população rural e de regiões de difícil acesso do estado de São Paulo vai contar com atendimento odontológico mais acessível e mais rápido. Nesta última sexta-feira (10)

Dental, por Redação

Belo sorriso eleva autoestima

"O sorriso faz toda a diferença". Quantas vezes você já escutou essa frase? Não só por questão estética, pessoas que têm problemas dentários, em alguns casos, sofrem de depressão clínica.

Dental, por Redação

Estudo demonstra que escovação noturna é a mais importante

Um estudo realizado por pesquisadores do Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp revela que a escovação noturna é a mais importante.

Deixe seu Comentário:

=