Publicado por Redação em Dental - 20/06/2011 às 16:25:17

Cirurgiões-dentistas ganham autorização para solicitar exames complementares

A decisão publicada pela ANS permite, ainda, que especialistas em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial possam chefiar equipes cirúrgicas.

Segundo notícia do Conselho Federal de Odontologia, publicada no site da instituição em setembro, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou em agosto na Súmula número 11, uma autorização que dá aos cirurgiões-dentistas a autonomia para solicitar exames complementares. A partir de agora, informa a matéria, as solicitações feitas por esse profissional não poderão mais ser negadas pelos planos de saúde. A autorização também é válida para aqueles que não pertencem à rede credenciada.

De acordo com o texto, os cirurgiões-dentistas poderão ainda ter autonomia para solicitar internação em casos pertinentes à odontologia e à medicina, conjuntamente. No entanto, mesmo nessas situações a equipe cirúrgica permanece tendo que ser chefiada por um médico. O cirurgião-dentista só poderá chefiar a equipe em situações em que "seja o responsável direto pelo seu paciente quando de internação hospitalar, conforme diz o artigo 6° da Resolução CFO 003/99, respaldada pela Resolução CFM 1536/98", diz a matéria. O que acontece, por exemplo, em procedimentos da especialidade de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

De acordo com o texto, a decisão da ANS endossa "o que diz a Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego n° 397 de 2002, que estabelece, dentro da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), a competência do cirurgião-dentista em solicitar exames complementares, como radiografias, ressonância magnética, solicitação de risco cirúrgico e exames de laboratório em geral".

Na publicação oficial, há ainda a recomendação para que sejam comunicados, imediatamente, ao Ministério Público Federal, casos em que haja constatação de descumprimento das condutas por qualquer operadora.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 20.06.11


Massificados

Posts relacionados

Dental, por Redação

Hálito pode revelar doenças cardíacas e câncer

Novas pesquisas na área da saúde avançam para diagnosticar doenças pelo hálito. Muito mais que apenas o mau cheiro, conhecido como halitose, moléculas presentes na boca podem indicar insuficiência cardíaca, câncer no estômago, além de problemas bucais como gengivite.

Dental, por Redação

Higiene bucal

Manter uma higiene oral correta não é só para ter um sorriso bonito é a chave para evitar a placa dental, cáries, gengivite, periodontite e outros problemas bucais.

Dental, por Redação

Escovar os dentes diminuiu riscos de pneumonia, diz estudo

Escovar os dentes não previne apenas doenças na gengiva, mas também reduz os riscos de pneumonia. É o que destaca novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Medicina de Yale.

Dental, por Redação

Cárie dentária:Odontologia do futuro atuará no equilíbrio biológico da boca

Parte dos profissionais brasileiros já investe na manutenção equilibrada da flora bacteriana presente na boca, sem o uso de produtos químicos, para erradicar a lesão de cárie que afeta mais de cinco bilhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OM).

Deixe seu Comentário:

=