Publicado por Redação em Dental - 21/07/2015 às 11:35:42

Mordida que não se encaixa causa desequilíbrio na coluna

Mordida que não se encaixa direito pode atrapalhar o equilíbrio da cabeça, pescoço e da coluna

Grande parte dos músculos mandibulares está ligada ao pescoço, à cabeça e à coluna, por isso, um problema em um deles pode acabar afetando todos os outros

Se você anda sentindo dores nas costas ou está com problemas de postura corporal, na verdade, pode estar com problemas bucais. O que tem a ver? Grande parte dos músculos mandibulares está ligada ao pescoço, à cabeça e à coluna, por isso, um problema em um deles pode acabar afetando todos os outros.

Portanto, não é raro que uma pessoa que tenha problemas de má oclusão (mordida que não se encaixa direito) tenha uma coluna desequilibrada. “Como os músculos dessas duas áreas estão ligados, a modificação do encaixe dental gera alterações na postura da cabeça/pescoço que consequentemente alteram a posição da postura corporal”, diz Celso Sanseverino, dentista especializado na área de Dor e Disfunção Temporomandibular.

Por causa dessa ligação, é muito comum que pessoas com problemas bucais se encaminhem a outros especialistas se queixando de dores faciais, cervicais e lombares o que traz o alerta de que, na saúde, julgar o problema de forma simples e focada não é o mais indicado.

“Quando um paciente apresenta uma queixa de dor, tem que se observar tudo o que possa estar relacionado com essa queixa. Temos uma tendência natural a examinar e ir diretamente sobre a área que incomoda, onde muitas vezes, essa região pode ser apenas a manifestação do problema, sendo o agente causador situado distante do foco doloroso”, diz Celso.

Um bom exemplo dessa ligação muscular e óssea e dessas dores que se confundem é a disfunção temporomandibular (DTM). Esse problema está relacionado com a articulação localizada atrás da bochecha, entre o crânio e a mandíbula, que é responsável pelos movimentos de abrir e fechar a boca e funções como mastigar, falar e engolir. “Queixas de dores nos dentes, na face, na cabeça, no pescoço e nas costas, são bem comuns nesses pacientes”, diz o especialista.

“Cabe aos médicos, pediatras, otorrinos, fonoaudiológos, odontopediatras e ortodontistas a tarefa de identificar e eliminar o mais cedo possível qualquer alteração que tenha força para agir como fator causador para o desenvolvimento das disfunções temporomandibulares. A prevenção continua sendo nossa melhor arma”, diz o especialista.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Seguro Auto

Posts relacionados

Dental, por Redação

Amil Dental lança programa de benefícios para credenciados

A Amil Dental reitera sua dedicação e compromisso com seus credenciados ao apresentar o programa de benefícios ‘Conexão Dentista’

Dental, por Redação

Segundo pesquisas, 90% dos casos de mau hálito ocorrem de origem bucal

A deficiência na produção da saliva também pode originar o problema

Deixe seu Comentário:

=