Publicado por Redação em Dental - 06/08/2012 às 11:53:13

Brasil Sorridente terá mais R$ 3,6 bilhões até 2014

Programa de atendimento odontológico gratuito já esta em 90% dos municípios, segundo presidenta Dilma

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (6) que o governo federal vai investir, até 2014, R$ 3,6 bilhões no Programa Brasil Sorridente, que prevê tratamento odontológico gratuito dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, quase 90% das cidades brasileiras contam com pelo menos uma das 21,7 mil equipes de dentistas e técnicos em saúde bucal.

“Estamos ampliando a parceria com estados e municípios. Estamos investindo cada vez mais para que a população possa tratar dos dentes desde a infância até a idade adulta. Isso significa prevenir as cáries, fazer uma obturação ou até um atendimento mais especializado, como é o caso do tratamento de canal ou de gengiva”, explicou.

No Programa semanal Café com a Presidenta, Dilma ressaltou que o atendimento é feito em postos de saúde e também nos 181 consultórios móveis destinados a localidades mais pobres e mais distantes. Outras mil unidades devem ser entregues até o final de 2013. Dados do governo indicam que, em 2011, mais de 150 milhões de consultas odontológicas foram feitas no país.

“Esse número vai crescer ainda mais, porque o governo federal vai, sistematicamente, comprar mais consultórios para oferecer mais serviços nos municípios brasileiros”, disse. Um dos serviços destacados pela presidenta é a colocação de próteses dentárias, já que a estimativa é que cerca de 4,3 milhões de adultos no Brasil precisem desse tipo de atendimento. Atualmente, apenas 1.304 municípios contam com laboratórios especializados para esse tipo de serviço.

De acordo com Dilma, o governo federal vai antecipar o repasse de recursos aos estados e municípios que organizarem mutirões de atendimento odontológico voltados a populações extremamente pobres, como as que vivem em áreas rurais e em assentamentos.

Fonte: www.redebrasilatual.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Combinar leite e alimentos açucarados pode reduzir o risco de cárie

Bebida pode ajudar a diminuir os níveis de placa e evitar danos ao esmalte dos dentes

Dental, por Redação

Mães preferem lenços fluoretados para higiene bucal de bebês

Escova de dentes, gaze umedecida ou lenços Oral Wipes? Qual seria a melhor forma de higienizar a boca do bebê depois da mamada? Esse foi o tema de uma pesquisa feita pela Faculdade de Odontologia da USP (FO/USP).

Dental, por Redação

Frutas ricas em fibras e gengivas saudáveis

Bananas, maçãs, laranjas e blueberries são um lanche saboroso, e comê-los pode também levar a gengivas mais saudáveis, especificamente para homens brancos acima dos 65 anos.

Dental, por Redação

Crianças de Florianópolis tem o menor índice de cárie do país

Florianópolis é a Capital do Brasil com o menor índice de cárie aos 12 anos, com uma média de dentes corrompidos, perdidos e restaurados de 0,77%. Significa dizer que cada criança tem menos de um dente cariado nessa faixa etária.

Dental, por Redação

30% dos casos de câncer de boca estão ligados ao HPV

Levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, 30% dos pacientes operados em decorrência de tumores que afetavam a região da cabeça e pescoço, desenvolveram o câncer em decorrência de infecção pelo papiloma vírus humano (HPV).

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=