Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/07/2012 às 12:40:51

Governo sinaliza nova redução de juros para empresas

O governo pode promover uma nova redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que serve de referência para os empréstimos feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as empresas. A última redução foi anunciada há um mês, quando o governo lançou um programa de estímulo para as empresas e baixou a TJLP de 6% para 5,5% ao ano.

Segundo o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Antônio Henrique Silveira, a redução na TJLP será feita quando o quadro da economia brasileira for "adequado". "O governo já ajustou a TJLP algumas vezes olhando para o Risco Brasil, para as condições internas. Sempre existe essa possibilidade de redução. O governo vai continuar adotando medidas quando achar que for necessário", explicou.

A redução nas taxas de juros para as pessoas jurídicas tem a intenção de acelerar e incentivar investimentos por parte da iniciativa privada. Com isso, a tentativa do governo é melhorar o desempenho da economia e alavancar o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no País.

Segundo a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, apesar da redução da expectativa de alta do PIB para este ano - de 4,5% em 2012 para 3% -, o segundo semestre deste ano será mais aquecido que o primeiro, o que deve sustentar a previsão de crescimento. "Estamos confiando numa retomada do crescimento no segundo semestre que seja capaz de levar a esse patamar sustentável", disse a ministra.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Será difícil ganhar dinheiro sem assumir riscos, afirma Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a redução dos custos dos investimentos e de capital no país, por meio de cortes nos juros, tende a canalizar recursos não mais para financiar a dívida pública, mas sim para a atividade produtiva.

Notícias Gerais, por Redação

Em apenas seis meses, projeções para economia brasileira despencam

Ao longo dos seis primeiros meses do ano, o Banco Central divulgou 26 edições do Relatório Focus. Do total, 13 publicações, exatamente a metade, revisaram as expectativas do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro para baixo.

Notícias Gerais, por Redação

INSS paga benefícios para cartões final 2 e 7

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá pagar nesta terça-feira o benefício para os aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e que possuem cartão com final 7,

Notícias Gerais, por Redação

Governo quer novas regras para utilizar lucro do FGTS

De olho no lucro recorde do FGTS, que bateu o de grandes bancos como o Bradesco e o Banco do Brasil, o governo está criando novas regras para aumentar a parcela que abocanha do fundo, informa Sheila D´Amorim em reportagem na Folha de hoje.

Deixe seu Comentário:

=