Publicado por Redação em Previdência Corporate - 29/01/2013 às 16:23:21

Como deduzir contribuições aos planos de previdência no IR?

Dúvida do internauta: O corretor que fez o meu plano de previdência (PGBL) me disse que eu poderia restituir até 12% da renda bruta anual no imposto de renda. Porém, quando eu informo a minha renda bruta anual no programa da Receita Federal, a restituição calculada pelo programa não chega aos 12%, o que devo fazer para consegui-la?

Resposta de especialistas do

A dedução relativa às contribuições para entidades de previdência privada, destinadas a custear benefícios complementares, fica limitada a 12% do total dos rendimentos computados na determinação da base de cálculo do imposto sobre a renda devido na declaração.

O valor pago à previdência tem impacto na base de cálculo do imposto gerado na declaração, mas não tem impacto como restituição de renda.

A contribuição para o PGBL deve ser informada na ficha "Pagamentos e Doações Efetuados", no código 36 "Contribuições a Entidades de Previdência Complementar". E devem ser informados somente os valores efetivamente pagos.

Observe que esse valor, considerado o limite de 12%, será tratado como dedutível do rendimento tributável. Por isso, consequentemente, o imposto a ser calculado tende a ser menor. Se houver uma antecipação de imposto de renda durante o ano maior do que o imposto calculado na declaração, haverá então a restituição dessa diferença.

Fonte: exame.abril.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Aposentados do INSS terão 5,63% de reajuste; teto é de R$ 4.137

O reajuste para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham mais do que o salário mínimo deve ser de 5,63% em 2013 e o teto dos benefícios deve subir para R$ 4.136,68.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência e MTE lançarão plano para reduzir número de acidentes de trabalho no País

O último balanço da Previdência Social revelou que, em 2010, foram registrados 701.496 acidentes de trabalho. Para reduzir este número, os ministérios da Previdência Social e do Trabalho e Emprego irão lançar, na próxima sexta-feira (2

Previdência Corporate, por Redação

IR: Receita abre, na quinta, consulta a lote multiexercício com 48.904 declarações

A Receita Federal libera, a partir das 9h da quinta-feira (8), a consulta ao lote multiexercício do Imposto de Renda Pessoa Física, com declarações do exercício de 2011, 2010, 2009 e 2008.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência complementar: São Paulo dá exemplo

O presidente da São Paulo Previdência, Carlos Henrique Flory, disse ao Valor que foi procurado por representantes de oito Estados nas últimas semanas. Bom sinal.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência complementar para os servidores da União só deve ser votada pelo Senado em 2012

A fim de antecipar a discussão no Senado da proposta que cria o fundo de previdência complementar para os servidores da União, os ministros da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, se reuniram nesta quinta-feira (8) com o presidente José Sarney, e líderes partidários.

Previdência Corporate, por Redação

Presidente do Senado se mostra

Durante reunião nesta quarta-feira (9), o presidente do Senado, José Sarney, assim como o presidente da CMO (Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização), Vital do Rêgo (PMDB-PB), e o relator do Orçamento 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), mostraram-se simpáticos à proposta de aumento dos aposentados e pensionistas.

Deixe seu Comentário:

=