Publicado por Redação em Previdência Corporate - 29/01/2013 às 16:23:21

Como deduzir contribuições aos planos de previdência no IR?

Dúvida do internauta: O corretor que fez o meu plano de previdência (PGBL) me disse que eu poderia restituir até 12% da renda bruta anual no imposto de renda. Porém, quando eu informo a minha renda bruta anual no programa da Receita Federal, a restituição calculada pelo programa não chega aos 12%, o que devo fazer para consegui-la?

Resposta de especialistas do

A dedução relativa às contribuições para entidades de previdência privada, destinadas a custear benefícios complementares, fica limitada a 12% do total dos rendimentos computados na determinação da base de cálculo do imposto sobre a renda devido na declaração.

O valor pago à previdência tem impacto na base de cálculo do imposto gerado na declaração, mas não tem impacto como restituição de renda.

A contribuição para o PGBL deve ser informada na ficha "Pagamentos e Doações Efetuados", no código 36 "Contribuições a Entidades de Previdência Complementar". E devem ser informados somente os valores efetivamente pagos.

Observe que esse valor, considerado o limite de 12%, será tratado como dedutível do rendimento tributável. Por isso, consequentemente, o imposto a ser calculado tende a ser menor. Se houver uma antecipação de imposto de renda durante o ano maior do que o imposto calculado na declaração, haverá então a restituição dessa diferença.

Fonte: exame.abril.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Câmara aprova desoneração de INSS para empresas de mais de 10 setores

As medidas esperam estimular a geração de empregos e melhorar a competitividade das empresas brasileiras

Previdência Corporate, por Redação

INSS disponibiliza simulador de aposentadoria pela internet

Muitas dúvidas surgem quando algum segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está prestes a se aposentar.

Previdência Corporate, por Redação

Receita paga hoje maior lote de restituições da história

A Receita Federal deposita nesta sexta-feira na conta dos contribuintes as restituições do 1º lote do Imposto de Renda 2012 (ano-calendário 2011) e os lotes residuais dos exercícios de 2008, 2009, 2010 e 2011.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência Social é a prioridade nas votações da Câmara Legislativa

Apesar do ano "curto" no Legislativo por conta das eleições municipais e do tensionamento com bancadas partidárias governistas no Congresso em decorrência da crise política envolvendo as pastas das Cidades e da Integração Nacional, o

Previdência Corporate, por Redação

Acordo entre Previdência e CNA facilita cadastramento

O Ministério da Previdência Social (MPS), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estabeleceram Termo de Cooperação Técnica que permite à CNA e às entidades a ela vinculadas realizarem o cadastramento dos segurados especiais,

Previdência Corporate, por Redação

Mais privilégios às mulheres na previdência social

As mulheres têm tratamento diferenciado na nossa previdência desde o seu princípio. Podem se aposentar 5 anos antes, embora vivam, em média, 5 a mais do que os homens, o que dá 10 anos a mais de aposentadoria.

Deixe seu Comentário:

=