Publicado por Redação em Previdência Corporate - 09/01/2015 às 10:52:23

Previdência privada e poupança são instrumentos de economia

Além do controle de gastos, os especialistas em finanças sugerem alguns instrumentos da economia para auxiliar no processo de materialização e realização dos sonhos.

Para o economista Francisco Cunha Lima Cintra, sócio do portal ZenEconomics, a poupança é indicada como instrumento de reserva financeira para sonhos de todos os portes. “É um investimento simples, que pode inclusive ser de aplicação programada, como se fosse um custo fixo mensal, obrigatório. É uma estratégia eficiente, principalmente para quem não tem perfil poupador, uma vez que a aplicação de recursos sai automaticamente da conta. Assim, o investimento para o sonho se transforma em compromisso, como outra conta qualquer a ser paga”, diz.

Cintra, entretanto, faz uma ressalva: “por ter os menores rendimentos do mercado, não é indicado que se aplique a totalidade dos recursos nesse tipo de investimento. É preciso variar”.

A coaching financeira Karen Calixto concorda e ressalta que “a poupança é um excelente investimento principalmente para propósitos e sonhos de curto prazo”.

Para os desejos de longo prazo, a indicação é investir em outras ferramentas econômicas, como a previdência privada e os fundos de investimentos. Nesse caso, porém, Cintra alerta que, “antes de contratar qualquer fundo, é importante ler, estudar e pesquisar sobre as opções existentes”.

O economista orienta que os interessados nesse tipo de investimento também tomem conhecimento sobre a rentabilidade atual do fundo estudado, bem como a dos últimos anos, além de buscar informações sobre as despesas a ele atreladas, principalmente sobre a taxa de administração. “E, mesmo com todas essas informações, caso ainda esteja em dúvida, antes de aplicar qualquer quantia, o interessado deve buscar a orientação de um especialista, que poderá indicar as melhores opções do mercado”, indica.

Independentemente da escolha do instrumento utilizado, os especialistas são unânimes em afirmar que não há milagres que transformem sonhos em realidade. “O que há é foco, perseverança e empenho máximo para o cumprimento do planejamento financeiro em busca do que se sonha”, destaca Karen Calixto. São virtudes que, somadas à atitude e coragem ressaltadas por Walt Disney, podem fazer de 2015 um ano repleto de realizações.

Fonte:www.previdenciatotal.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Câmara analisa projeto para deduzir do IR previdência de dependente sem renda

A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei do Senado para deduzir da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) o valor da contribuição previdenciária oficial paga em nome de dependente que não possua rendimentos.

Previdência Corporate, por Redação

Rombo na Previdência acumula R$ 42 bilhões em 2012

O déficit nas contas da Previdência Social superou os R$ 42 bilhões de janeiro a outubro deste ano, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Previdência Corporate, por Redação

Receita paga nesta 4ª restituições do 3º lote do IR

A Receita Federal paga nesta quarta-feira as restituições do terceiro lote do Imposto de Renda da Pessoa Física 2012 - o qual também inclui devoluções residuais de 2011, 2010, 2009 e 2008.

Previdência Corporate, por Redação

Câmara pede que fim do fator previdenciário seja votado com urgência

O presidente da Câmara, Marco Maia, pediu na última quinta-feira (26) que o fim do fator previdenciário seja votado com urgência. Segundo ele, o pedido atende uma solicitação do grupo de trabalho parlamentar que analisou a questão no ano passado.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência: quem não sacar benefício em até 60 dias terá dinheiro bloqueado

Aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem por meio de cartão magnético e não sacam o benefício em até 60 dias após a data prevista para o pagamento terão o dinheiro devolvido pelo banco ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Previdência Corporate, por Redação

Segurada do INSS poderá ter licença-maternidade ampliada para 180 dias

O salário-maternidade poderá ser pago à segurada da Previdência Social durante 180 dias (6 meses). A previsão está no Projeto de Lei 2299/11, do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), em análise na Câmara.

Deixe seu Comentário:

=