Publicado por Redação em Vida em Grupo - 31/03/2014 às 10:19:36

Cláusula que prevê a rescisão de seguro de vida firmado em grupo é legal

 A cláusula no contrato de seguro de vida que prevê a rescisão unilateral do benefício, desde que firmado na modalidade em grupo, não é abusiva. A decisão é da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que discordou do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) no julgamento de um caso envolvendo a Sul América Seguros de Vida e Previdência S/A.
 
No entendimento do tribunal gaúcho, a cláusula que prevê a não renovação do seguro seria abusiva, por conferir vantagem excessiva e desproporcional. No recurso, a Sul América citou a jurisprudência do STJ, firmada no julgamento do Recurso Especial 880.605, segundo a qual não há abusividade em cláusula de não renovação de contrato de seguro de vida, quando feito em grupo.
 
O ministro do Supremo e relator do processo, Luis Felipe Salomão, reconheceu que, tratando-se de seguro contratual em grupo, o entendimento sobre rescisão unilateral é diferente dos seguros individuais. Destacou, ainda, a tese jurídica aplicada no precedente citado pela Sul América, na qual ficou estabelecido que:
 
“No contrato por prazo determinado, a seguradora arca com os riscos daquele período. Ocorrendo a hipótese prevista, deve pagar a cobertura. Não ocorrendo, não se estabelece inadimplemento contratual por parte da seguradora. Dessa forma, também não faria sentido devolver os valores pagos ou parte deles, nem mesmo obrigar a manutenção do vínculo”.
 
O entendimento pela reforma do acórdão foi acompanhado, por unanimidade, pelos ministros da Quarta Turma.

Fonte: http://www.previdenciatotal.com.br


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Seguros-Mercado: Norma cria regras padronizadas para contratação simplificada

O CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) aprovou uma norma que estabelece os elementos que precisam estar na contratação do chamado seguro simplificado.

Vida em Grupo, por Redação

Vida e previdência são portas de entrada para novos consumidores em seguros

Seja através dos microsseguros ou de planos de previdência para menores de idade, estas duas carteiras podem significar uma forma de entrada para novos consumidores no mercado. Por isso mesmo.

Vida em Grupo, por Redação

Mercado de seguros cresce 21,5% no Nordeste

Até a segunda metade da década de 90, o mercado de seguros no Brasil não apresentava um quadro de crescimento tão expressivo. O índice de participação no PIB alcançava apenas 1%. Isso era reflexo, em parte, dos produtos e das estratégias criadas pelas companhias seguradoras.

Deixe seu Comentário:

=