Publicado por Redação em Vida em Grupo - 05/08/2015 às 11:33:35

Confira o resultado da enquete sobre Seguro Prestamista

 
A última enquete disponível no Portal SindsegSC tratou do tema Seguro Prestamista, que questionava  aos leitores sobre como funciona e para que serve. Esse tema fez parte da pauta discutida e analisada pela Comissão Técnica de Riscos Pessoais, coordenada por João Levandowski.
 
Com três meses no ar, a pesquisa revelou que 76.27% dos que votaram sabem o que é essa modalidade de seguro, contra 23.73% que a não conhecem.
 
Para a Comissão Técnica Riscos Pessoais, a enquete é uma ferramenta muito importante, pois avalia assuntos pertinentes, que chamam a atenção do internauta para o “segurês” que muitas vezes passa despercebido.  Além disso, através do resultado, transforma a reposta em conteúdo, disseminando a cultura do seguro e fazendo o leitor compreender a linguagem do mercado. Conheça um pouco mais sobre seguro prestamista  abaixo:
 
O que é seguro prestamista?
 
De acordo com o portal Tudo Sobre Seguros, o seguro prestamista garante a quitação de uma dívida ou de planos de financiamento do segurado no caso de sua morte ou invalidez ou até mesmo desemprego involuntário ou perda de renda.
 
Na ocorrência de uma dessas situações, dependendo das coberturas contratadas, a quantia a ser paga pela seguradora é limitada ao valor que foi contratado para garantir a dívida de operações de crédito, financiamento ou arrendamento mercantil.
 
Este seguro representa proteção financeira para empresas que operam com crédito e tranquilidade para o segurado que terá sua dívida quitada, caso aconteça algum dos riscos previstos na apólice, deixando a sua família livre de dívidas.
 
O seguro prestamista pode ser comparado a uma proteção social para quem não tem patrimônio, porque evita a perda de algum bem adquirido. Para a instituição que concede o crédito, o seguro prestamista é uma garantia de que a inadimplência poderá ser evitada, no caso de morte ou invalidez ou desemprego involuntário ou perda de renda do segurado. Até o limite da dívida, o primeiro beneficiários será sempre a empresa credora.
 
Para que serve o seguro prestamista?
 
O seguro prestamista é uma modalidade de seguro de vida em grupo, com direcionamento para operações de crédito. A forma como é estruturado garante a liquidação da dívida do segurado ou o pagamento de um determinado número de parcelas de financiamento (dependendo do contrato do seguro), na hipótese de morte, invalidez, desemprego involuntário e perda de renda do autônomo.
 
Veja alguns exemplos nos quais o seguro prestamista pode ser utilizado:
 
• empréstimos junto a financeiras e bancos;
 
• cheque especial de bancos;
 
• cartão de crédito (para cobrir o saldo do cartão);
 
• consórcios;
 
• financiamentos de bens (imóveis, veículos, eletrodomésticos, etc.); e
 
• empréstimos com pagamento consignado em folha.
 
Como funciona o seguro prestamista?
 
Este seguro tem vantagens mútuas para consumidores e empresas. Para as empresas, funciona como instrumento auxiliar na redução da inadimplência, e para os familiares do segurado, como garantia de preservação do patrimônio adquirido. Caso aconteça algum imprevisto que resulte na falta de pagamento, o seguro prestamista fornece proteção financeira para a quitação de saldo de dívidas ou de determinado número de prestações, no caso de compras parceladas.
 
Estas são as principais características desse seguro – até há pouco tempo quase inexplorado no Brasil – que, aliadas à inserção da população de menor poder de compra no mercado de consumo, promoveram seu crescimento nos últimos anos. 
 
Quem contrata esse seguro?
 
O consumidor não compra o seguro prestamista diretamente com a seguradora. A venda é feita na loja ou instituição financeira, desde que tenha parceria com uma companhia de seguros.
 
Além de trabalhar junto com redes varejistas e financeiras para a venda de seguro prestamista, as seguradoras firmam parcerias com bancos para a oferta do produto atrelado ao crédito consignado.
 
A expansão do crédito no Brasil e, em especial, do crédito consignado, contribuiu de forma preponderante para o crescimento deste ramo de seguro. A expectativa é que o seguro prestamista continue em expansão, pois se tornou uma prática consolidada nas instituições de crédito (http://www.tudosobreseguros.com.br).

Linhas Financeiras

Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Seguro de vida aos funcionários é benefício de mão dupla

  Executivo da Yasuda Seguros fala sobre o seguro Vida em Grupo, cada vez mais em voga entre o empresariado brasileiro

Vida em Grupo, por Redação

Nova classe média entra no alvo do mercado de vida e previdência

O crescimento de apenas 0,9% no PIB em 2012 parece não assustar muito o setor de seguros. No mercado de vida e previdência, agora é o momento de começar a receber os consumidores que saciaram sua sede de bens de consumo.

Deixe seu Comentário:

=