Publicado por Redação em Dental - 14/09/2015 às 10:53:02

80% das bactérias da boca não estão nos dentes

O biofilme também se acumula na gengiva, língua e bochechas que precisam ser limpas regularmente

Com cerdas ultrafinas, a escova tem alcance 4 vezes mais profundo na limpeza entre os dentes

Não é todo mundo que consegue escovar os dentes depois das refeições, imagine passar o fio dental? O problema é que 80% das bactérias presentes na boca não estão nos dentes. Elas ficam alojadas nos tecidos moles da boca como a língua, gengiva e bochechas.

E, apesar de você deixar a limpeza entre os dentes para lá de vez em quando, é preciso saber que a região interdental, como é chamada, é a de mais difícil acesso e, por isso, há um maior acúmulo de placa bacteriana, que é o principal causador da cárie e das doenças periodontais.

Assim, é importante remover a placa bacteriana e as bactérias que se alojam nos tecidos moles da boca. Para isso, o mercado oferece produtos específicos, como o fio dental, as escovas interdentais e escovas com cerdas ultrafinas que alcançam esses espaços, além de limpadores de línguas e bochechas.

“Assim, se o fluxo é reduzido, a tendência é que se acumulem microrganismos patogênicos (que podem causar doenças) no ambiente bucal, o que favorece o surgimento de alterações gengivais (gengivite e periodontite), cárie dentária, infecções fúngicas (candidíase) e do tão temido mau hálito”, explica Maria Cecília.

Tudo em um só produto

A nova Escova 360° Interdental, da Colgate, promove um alcance quatro vezes superior ao espaço entre os dentes, comparada a uma escova comum de cerdas planas. Ainda conta com um limpador de língua e bochechas para auxiliar na remoção superior de bactérias.

A limpeza completa da boca ocorre por meio de cerdas ultrafinas e macias, tecnologicamente avançadas. As cerdas afuniladas, com uma ponta mais fina do que as cerdas regulares, proporciona uma limpeza profunda entre os dentes e ao longo da linha da gengiva.

A escova 360° Interdental já pode ser encontrada nos pontos de venda de todo o país, com um preço sugerido de R$14,99.

Passo-a-passo da escovação

1- Escove a parte externa dos seus dentes. Os dentes de cima, escova de cima, para baixo, para cima. Use movimentos curtos e delicados para não machucar a gengiva.

2- Escove a superfície interna de cada dente, utilizando a mesma técnica anterior.

3- Escove a região das superfícies mastigatórias realizando movimentos de vai e vem, para frente e para trás.

4- Use o limpador ou escove sua língua para remover bactérias, a saburra lingual e o mau hálito.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Mau hálito e aftas no bebê? Pode ser estomatite

Também conhecida como sapinho, essa inflamação na boca é altamente contagiosa e de difícil controle e por isso requer cuidados bucais especiais na fase infantil

Dental, por Redação

Saiba como limpar a escova dental

Muito se é falado sobre higiene bucal. Como escovar os dentes corretamente e a maneira certa de passar o fio dental são informações disseminadas há muito tempo.

Dental, por Redação

Redes estaduais de saúde terão técnicos em prótese dentária

O Ministério da Saúde repassará R$ 6 milhões às secretarias estaduais de Saúde para capacitar profissionais na área de prótese dentária, por meio do Programa de Formação Profissional de Nível Técnico (Profaps). A

Dental, por Redação

Higiene bucal pode ser grande aliada da saúde do coração, diz especialista

Os cuidados com a higiene bucal vão muito além de um belo sorriso e de um hálito fresco. Muitos não sabem, mas há diversas pesquisas que mostram a ligação de uma má higiene bucal com doenças do coração.

Dental, por Redação

Falta de higiene bucal aumenta risco de infecções

A falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de graves infecções a pacientes internados nas unidades hospitalares de Sergipe. É que o Estado ainda não possui o serviço de odontologia no ambiente hospitalar.

Dental, por Redação

Consumo excessivo de frutas ácidas pode causar erosão dental

Se consumidas em excesso, frutas ácidas são capazes de causar erosão nos dentes, desgastando-os a ponto de deixar a dentina exposta e comprometer sua estrutura.

Dental, por Redação

Formação odontológica a serviço da população

Aplicação de políticas públicas na integração da formação profissional odontológica com os serviços de saúde prestados à população é tema de mostra inédita na 46ª Reunião da Abeno, que acontece em agosto, em Florianópolis.

Deixe seu Comentário:

=