Publicado por Redação em Dental - 14/09/2015 às 10:53:02

80% das bactérias da boca não estão nos dentes

O biofilme também se acumula na gengiva, língua e bochechas que precisam ser limpas regularmente

Com cerdas ultrafinas, a escova tem alcance 4 vezes mais profundo na limpeza entre os dentes

Não é todo mundo que consegue escovar os dentes depois das refeições, imagine passar o fio dental? O problema é que 80% das bactérias presentes na boca não estão nos dentes. Elas ficam alojadas nos tecidos moles da boca como a língua, gengiva e bochechas.

E, apesar de você deixar a limpeza entre os dentes para lá de vez em quando, é preciso saber que a região interdental, como é chamada, é a de mais difícil acesso e, por isso, há um maior acúmulo de placa bacteriana, que é o principal causador da cárie e das doenças periodontais.

Assim, é importante remover a placa bacteriana e as bactérias que se alojam nos tecidos moles da boca. Para isso, o mercado oferece produtos específicos, como o fio dental, as escovas interdentais e escovas com cerdas ultrafinas que alcançam esses espaços, além de limpadores de línguas e bochechas.

“Assim, se o fluxo é reduzido, a tendência é que se acumulem microrganismos patogênicos (que podem causar doenças) no ambiente bucal, o que favorece o surgimento de alterações gengivais (gengivite e periodontite), cárie dentária, infecções fúngicas (candidíase) e do tão temido mau hálito”, explica Maria Cecília.

Tudo em um só produto

A nova Escova 360° Interdental, da Colgate, promove um alcance quatro vezes superior ao espaço entre os dentes, comparada a uma escova comum de cerdas planas. Ainda conta com um limpador de língua e bochechas para auxiliar na remoção superior de bactérias.

A limpeza completa da boca ocorre por meio de cerdas ultrafinas e macias, tecnologicamente avançadas. As cerdas afuniladas, com uma ponta mais fina do que as cerdas regulares, proporciona uma limpeza profunda entre os dentes e ao longo da linha da gengiva.

A escova 360° Interdental já pode ser encontrada nos pontos de venda de todo o país, com um preço sugerido de R$14,99.

Passo-a-passo da escovação

1- Escove a parte externa dos seus dentes. Os dentes de cima, escova de cima, para baixo, para cima. Use movimentos curtos e delicados para não machucar a gengiva.

2- Escove a superfície interna de cada dente, utilizando a mesma técnica anterior.

3- Escove a região das superfícies mastigatórias realizando movimentos de vai e vem, para frente e para trás.

4- Use o limpador ou escove sua língua para remover bactérias, a saburra lingual e o mau hálito.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Mau hálito e aftas no bebê? Pode ser estomatite

Também conhecida como sapinho, essa inflamação na boca é altamente contagiosa e de difícil controle e por isso requer cuidados bucais especiais na fase infantil

Dental, por Redação

Sete dicas para os pais ajudarem na saúde bucal de seus filhos

Todo pai quer ver os filhos sorrindo. Mas nem todos sabem o que fazer para que esse sorriso seja saudável por muito tempo. Ensinar bons hábitos de higiene oral desde os primeiros anos de vida tem se provado fundamental para que a criança se desenvolva com dentes fortes e livres de cáries.

Dental, por Redação

Botox pode ser usado para problemas bucais

A Toxina Botulínica, famoso botox, já é velho conhecido de pessoas que querem evitar os sinais da idade, como rugas e flacidez. Mas, além de ajudar em questões estéticas, a substância já é usada para melhorar problemas de saúde bucal.

Dental, por Redação

Fiscalização flagra dentista que atuava há 20 anos sem formação

Um homem de 52 anos foi autuado ontem em Douradina (MS), pelo Conselho Regional de Odontologia, por exercício ilegal da profissão. Segundo o conselho, Wilson Gusmão trabalhava havia mais de 20 anos sem formação e dizia ter aprendido o trabalho com a família.

Deixe seu Comentário:

=