Publicado por Redação em Dental - 20/06/2014 às 08:15:04

Conselho Federal de Odontologia trabalha por aprovação do Projeto de Lei

Promover, prevenir e preservar a saúde bucal do trabalhador pois muitos sofrem acidentes, afecções ou doenças adquiridas na boca durante o exercício profissional.

Este é o objetivo do CFO, por meio de sua Comissão Parlamentar de Odontologia,  para melhorar a autoestima do cidadão, diminuindo sua falta ao trabalho, aumentando a produtividade da indústria por meio do PL422/2007. O projeto trata da presença de um profissional de Odontologia no ambiente de trabalho, assim como o presidente do CFO, Aílton Morilhas e o Dr. Alberto Fernandes Moreira que são dentistas atuantes na área e sabem dessa importância. “A aprovação desse projeto representa um grande avanço tanto na vida do cidadão brasileiro como na atuação das empresas, sem a falta do cidadão ao trabalho por causa de problemas odontológicos”, afirma Morilhas.

Membro da Comissão Parlamentar de Odontologia do CFO, Dr. Alberto Fernandes Moreira foi recebido pelo Deputado Federal Vicentinho (PT/SP) líder do PT na Câmara dos Deputados, ao buscar apoio da Frente Parlamentar pela Segurança e Saúde no Trabalho ao PL422/2007. Esta Frente Parlamentar trabalha na constituição de Comissões específicas para as situações especiais como os grandes acidentes, tragédias e situações endêmicas setorias para harmonizar e fazer cumprir a legislação trabalhista. A Frente Parlamentar  conta  com  a adesão de 240 Deputados, sendo seu Presidente o Deputado Vicentinho.

A Odontologia do Trabalho não faz o tratamento na empresa (assistencialismo) e sim identifica a alteração na boca, controla e orienta o trabalhador a procurar o tratamento no SUS, empresas conveniadas ou qualquer outro meio à escolha e possibilidade do cidadão. O Deputado Vicentinho manifesta seu apoio ao projeto, “A política de saúde em Odontologia do Trabalho (OT), embora recente, destaca-se, principalmente, por ser a dor de dente uma das três maiores causas de problemas relacionados ao trabalho, perdendo apenas para a dor e cabeça e de estômago. Esse dado, por si só, já exemplifica a necessidade desses profissionais. Ao integrarem os trabalhos da frente parlamentar será possível somar os esforços para o aprimoramento de políticas públicas envolvendo essa área”, diz o deputado.

Fonte: Comunicação do CFO


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dental, por Redação

Festa junina e férias; prato cheio para cáries

Depois de enfrentar finais de semana de festa junina, chegam as férias. E os que gostam demais dos quitutes juninos, estendem a comemoração pelo mês de julho com as festas julinas.

Dental, por Redação

Saiba quais são os sinais do bruxismo

O termo “bruxismo” refere-se ao hábito de pressionar e ranger os dentes presente em muitos adultos e crianças durante toda a vida.

Dental, por Redação

Entenda como funcionam os aparelhos ortodônticos

Para endireitar os dentes não tem muito jeito, aparelho fixo neles. Apesar de a tecnologia trazer opções mais discretas e quase invisíveis, os modelos tradicionais ainda são mais acessíveis e procurados pela maioria das pessoas.

Dental, por Redação

Leite é melhor meio de conservar o dente em caso de acidente

Por mais cuidado que os pais sejam cuidadosos, crianças pulam, correm e, entre uma brincadeira ou outra, um acidente pode acontecer. Se em uma dessas ocasiões o dente cair, não é preciso se desesperar.

Dental, por Redação

Importância da saúde bucal

O ideal é que as pessoas sejam bem orientadas quanto aos seus aspectos individuais para que aí sejam estabelecidas as regularidades das visitas. Em âmbito geral, é importante que as pessoas visitem o dentista pelo menos uma vez ao ano.

Deixe seu Comentário:

=