Publicado por Redação em Dental - 20/06/2014 às 08:15:04

Conselho Federal de Odontologia trabalha por aprovação do Projeto de Lei

Promover, prevenir e preservar a saúde bucal do trabalhador pois muitos sofrem acidentes, afecções ou doenças adquiridas na boca durante o exercício profissional.

Este é o objetivo do CFO, por meio de sua Comissão Parlamentar de Odontologia,  para melhorar a autoestima do cidadão, diminuindo sua falta ao trabalho, aumentando a produtividade da indústria por meio do PL422/2007. O projeto trata da presença de um profissional de Odontologia no ambiente de trabalho, assim como o presidente do CFO, Aílton Morilhas e o Dr. Alberto Fernandes Moreira que são dentistas atuantes na área e sabem dessa importância. “A aprovação desse projeto representa um grande avanço tanto na vida do cidadão brasileiro como na atuação das empresas, sem a falta do cidadão ao trabalho por causa de problemas odontológicos”, afirma Morilhas.

Membro da Comissão Parlamentar de Odontologia do CFO, Dr. Alberto Fernandes Moreira foi recebido pelo Deputado Federal Vicentinho (PT/SP) líder do PT na Câmara dos Deputados, ao buscar apoio da Frente Parlamentar pela Segurança e Saúde no Trabalho ao PL422/2007. Esta Frente Parlamentar trabalha na constituição de Comissões específicas para as situações especiais como os grandes acidentes, tragédias e situações endêmicas setorias para harmonizar e fazer cumprir a legislação trabalhista. A Frente Parlamentar  conta  com  a adesão de 240 Deputados, sendo seu Presidente o Deputado Vicentinho.

A Odontologia do Trabalho não faz o tratamento na empresa (assistencialismo) e sim identifica a alteração na boca, controla e orienta o trabalhador a procurar o tratamento no SUS, empresas conveniadas ou qualquer outro meio à escolha e possibilidade do cidadão. O Deputado Vicentinho manifesta seu apoio ao projeto, “A política de saúde em Odontologia do Trabalho (OT), embora recente, destaca-se, principalmente, por ser a dor de dente uma das três maiores causas de problemas relacionados ao trabalho, perdendo apenas para a dor e cabeça e de estômago. Esse dado, por si só, já exemplifica a necessidade desses profissionais. Ao integrarem os trabalhos da frente parlamentar será possível somar os esforços para o aprimoramento de políticas públicas envolvendo essa área”, diz o deputado.

Fonte: Comunicação do CFO


Posts relacionados

Dental, por Redação

Escova dental deve ser trocada após gripe, resfriado e infecção bucal

As escovas podem disseminar germes, fungos e bactérias

Dental, por Redação

Chance de cura de câncer bucal dobra com diagnóstico precoce

Se diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer bucal são de 60% em média. Quando a doença é descoberta em estado adiantado, esse número cai para 30%.

Dental, por Redação

Qualidade de Vida e Saúde Bucal

Muitas pessoas podem questionar: qual a relação da Odontologia com a Qualidade de Vida? A Qualidade de Vida está diretamente vinculada aos cuidados odontológicos.

Deixe seu Comentário:

=