Publicado por Redação em Dental - 20/06/2014 às 08:15:04

Conselho Federal de Odontologia trabalha por aprovação do Projeto de Lei

Promover, prevenir e preservar a saúde bucal do trabalhador pois muitos sofrem acidentes, afecções ou doenças adquiridas na boca durante o exercício profissional.

Este é o objetivo do CFO, por meio de sua Comissão Parlamentar de Odontologia,  para melhorar a autoestima do cidadão, diminuindo sua falta ao trabalho, aumentando a produtividade da indústria por meio do PL422/2007. O projeto trata da presença de um profissional de Odontologia no ambiente de trabalho, assim como o presidente do CFO, Aílton Morilhas e o Dr. Alberto Fernandes Moreira que são dentistas atuantes na área e sabem dessa importância. “A aprovação desse projeto representa um grande avanço tanto na vida do cidadão brasileiro como na atuação das empresas, sem a falta do cidadão ao trabalho por causa de problemas odontológicos”, afirma Morilhas.

Membro da Comissão Parlamentar de Odontologia do CFO, Dr. Alberto Fernandes Moreira foi recebido pelo Deputado Federal Vicentinho (PT/SP) líder do PT na Câmara dos Deputados, ao buscar apoio da Frente Parlamentar pela Segurança e Saúde no Trabalho ao PL422/2007. Esta Frente Parlamentar trabalha na constituição de Comissões específicas para as situações especiais como os grandes acidentes, tragédias e situações endêmicas setorias para harmonizar e fazer cumprir a legislação trabalhista. A Frente Parlamentar  conta  com  a adesão de 240 Deputados, sendo seu Presidente o Deputado Vicentinho.

A Odontologia do Trabalho não faz o tratamento na empresa (assistencialismo) e sim identifica a alteração na boca, controla e orienta o trabalhador a procurar o tratamento no SUS, empresas conveniadas ou qualquer outro meio à escolha e possibilidade do cidadão. O Deputado Vicentinho manifesta seu apoio ao projeto, “A política de saúde em Odontologia do Trabalho (OT), embora recente, destaca-se, principalmente, por ser a dor de dente uma das três maiores causas de problemas relacionados ao trabalho, perdendo apenas para a dor e cabeça e de estômago. Esse dado, por si só, já exemplifica a necessidade desses profissionais. Ao integrarem os trabalhos da frente parlamentar será possível somar os esforços para o aprimoramento de políticas públicas envolvendo essa área”, diz o deputado.

Fonte: Comunicação do CFO


Seguro Auto

Posts relacionados

Dental, por Redação

Pesquisa revela que 27% dos Cirurgiões-Dentistas já sofreram furtos ou roubos

Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) revela que 27,9% dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham no estado já sofreram roubos ou furtos nos últimos cinco anos. Segundo a pesquisa, que ouviu mil profissionais da área, 19,2% já sofreram algum furto e 8,7% foram roubados. Os Cirurgiões-Dentistas vítimas de arrombamento somaram em 18,4%. A pesquisa indicou ainda a subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de furto, 31% fizeram queixa à polícia. O índice sobe para 57% entre os que passaram por arrombamentos e para 78% entre os que foram roubados. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados sentem-se inseguros em seus consultórios. e acordo com o CROSP, o objetivo da pesquisa é conhecer as medidas de segurança adotadas pelos profissionais para que a instituição possa orientá-los na prevenção de crimes contra a categoria. “Hoje, pelo nosso levantamento, o uso de câmeras de vídeo e de alarmes são os recursos mais tradicionais, bem como as grades de proteção”, ressalta o presidente da entidade, Claudio Yukio Miyake. Os crimes contra os Cirurgiões-Dentistas passaram a chamar a atenção em 2013, após dois casos em que profissionais foram queimados vivos em seus consultórios. Em abril daquele ano, em São Bernardo do Campo, um grupo de ladrões ateou fogo ao corpo de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 46 anos, após constatarem que havia apenas R$ 30 na conta da Cirurgiã-Dentista. Cerca de um mês depois, Alexandre Peçanha Gaddy também foi assassinado de maneira semelhante, em São José dos Campos, interior paulista. Fonte: EBC

Dental, por Redação

Fórum sobre a necessidade de melhoria na saúde bucal

Os avanços, limitações e desafios da política bucal na saúde pública de Sergipe a partir das experiências diárias vividas por profissionais da área é o tema central do I Fórum Estadual dos Cirurgiões-Dentistas no SUS que acontece nessa sexta-feira,9, na capital sergipana.

Dental, por Redação

Envelhecimento da população: como manter a saúde bucal e a qualidade de vida

Manter a qualidade de vida de uma população que está vivendo mais é um desafio. Um grande problema para este grupo é a perda de dentes, que traz prejuízos para a estética e a saúde.

Dental, por Redação

7 dicas para o bem da sua boca

Não é apenas para evitar problemas dentários, como as cáries, que a higiene bucal diária é importante. Cuidar bem de dentes e gengivas também colabora para a nossa saúde como um todo, já que a boca pode agir como porta de entrada para uma série de outros males.

Deixe seu Comentário:

=