Publicado por Redação em Dental - 23/05/2013 às 16:04:44
Quem tem mau hálito não percebe, diz especialista
Por mais que possa parecer falta de cuidado e educação andar com bafo por aí, o portador de halitose pode nem saber que tem o problema. A pessoa passa de culpado à vítima por conta da fadiga olfativa. Isso quer dizer que o sistema do corpo que identifica odores se adapta ao cheiro e o portador nem percebe que seu hálito incomoda.
Na verdade, quase todas as pessoas têm mau cheiro na boca, pelo menos ao acordar. Mas não é preciso se preocupar uma vez que esse processo é fisiológico – o fluxo salivar diminui drasticamente durante a noite, além das horas de jejum. “Tudo que altera a produção da saliva gera halitose, e quando ingerimos pouca água, as glândulas salivares ficam preguiçosas e não produzem a saliva adequada”, diz Ana Kolbe, presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca.
É preciso ficar alerta apenas se o mau cheiro continuar após o café da manhã e a escovação. Caso isso aconteça há chances de a pessoa estar entre os 40% da população que sofre de halitose crônica – que não desaparece após a higienização bucal. Segundo Kolbe, existem mais de 60 origens para o mau cheiro, e, em 90% dos casos, o problema está na boca.
Teste
Se depois de ler a matéria surgir a desconfiança de ser um candidato à halitose, faça o teste e tire a dúvida.
Basta responder sim ou não.
1- Respira pela boca?
2- Fuma?
3- Bebe pouco líquido?
4- Toma bebida alcoólica mais de duas vezes por semana?
5- Fica muitas horas em jejum?
6- Ronca?
7- Sente a boca seca?
8- Ao olhar no espelho, nota uma camada esbranquiçada no fundo da língua?
9- Tem tártaro?
10- Seu intestino é preso?
11- Sua gengiva sangra durante a higiene oral?
12- Chupa bala ou masca gomas para disfarçar o hálito?
13- As pessoas oferecem balas ou chicletes com frequência?
14- As pessoas se distanciam para falar com você?
15- Tem o costume de colocar a mão na boca para falar?
16- Faz mais de seis meses que não vai ao dentista?
17- Faz dieta?
Agora passe a língua no punho e aguarde 30 segundos. Se ao cheirar o local sentir um odor desagradável, e foram assinalados dois ou mais itens nas perguntas acima, procure um dentista para tratar a halitose. “O tratamento com um especialista em halitose pode demorar de dois a 10 meses, depende da origem do problema”, diz Kolbe.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Novos tratamentos dentários prometem eficiência e menos dor
A tecnologia chegou com tudo na odontologia e trouxe consigo anestesias computadorizadas, lentes de contato para os dentes e design de sorriso
Abscessos Bucais
O abscesso é um processo inflamatório e infeccioso agudo, com formação, acúmulo e liberação de pus, que pode ocorrer em qualquer parte da boca, estando relacionados, normalmente, aos dentes ou na gengiva que os envolve.
Aprenda a fazer o autoexame na boca em nove passos
Segundo a Revista Científica Dentistry, nos últimos 20 anos, o índice de câncer bucal aumentou 50% na população mundial e já é o quarto tipo de câncer que mais mata no planeta.
Envelhecimento da população: como manter a saúde bucal e a qualidade de vida
Manter a qualidade de vida de uma população que está vivendo mais é um desafio. Um grande problema para este grupo é a perda de dentes, que traz prejuízos para a estética e a saúde.
Consultórios odontológicos móveis atendem 80 mil índios
O programa Brasil Sorridente Indígena chega a três Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do País: Alto Rio Purus (AC/AM/RO), Alto Rio Solimões (AM)
Dia do Odontólogo na Oncologia do Hospital de Urgência
Prevenção. Foi com esse objetivo que o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) realizou na manhã desta quinta-feira, 27, ações de higiene bucal em homenagem ao Dia do Odontólogo, celebrado nacionalmente no dia 25 de outubro.