Publicado por Redação em Dental - 23/05/2013 às 16:04:44

Quem tem mau hálito não percebe, diz especialista

Por mais que possa parecer falta de cuidado e educação andar com bafo por aí, o portador de halitose pode nem saber que tem o problema. A pessoa passa de culpado à vítima por conta da fadiga olfativa. Isso quer dizer que o sistema do corpo que identifica odores se adapta ao cheiro e o portador nem percebe que seu hálito incomoda.

Na verdade, quase todas as pessoas têm mau cheiro na boca, pelo menos ao acordar. Mas não é preciso se preocupar uma vez que esse processo é fisiológico – o fluxo salivar diminui drasticamente durante a noite, além das horas de jejum. “Tudo que altera a produção da saliva gera halitose, e quando ingerimos pouca água, as glândulas salivares ficam preguiçosas e não produzem a saliva adequada”, diz Ana Kolbe, presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca.
 
É preciso ficar alerta apenas se o mau cheiro continuar após o café da manhã e a escovação. Caso isso aconteça há chances de a pessoa estar entre os 40% da população que sofre de halitose crônica – que não desaparece após a higienização bucal. Segundo Kolbe, existem mais de 60 origens para o mau cheiro, e, em 90% dos casos, o problema está na boca.
 
Teste
Se depois de ler a matéria surgir a desconfiança de ser um candidato à halitose, faça o teste e tire a dúvida.
 
Basta responder sim ou não.
 
1- Respira pela boca?
 
2- Fuma?
 
3- Bebe pouco líquido?
 
4- Toma bebida alcoólica mais de duas vezes por semana?
 
5- Fica muitas horas em jejum?
 
6- Ronca?
 
7- Sente a boca seca?
 
8- Ao olhar no espelho, nota uma camada esbranquiçada no fundo da língua?
 
9- Tem tártaro?
 
10- Seu intestino é preso?
 
11- Sua gengiva sangra durante a higiene oral?
 
12- Chupa bala ou masca gomas para disfarçar o hálito?
 
13- As pessoas oferecem balas ou chicletes com frequência?
 
14- As pessoas se distanciam para falar com você?
 
15-  Tem o costume de colocar a mão na boca para falar?
 
16- Faz mais de seis meses que não vai ao dentista?
 
17- Faz dieta?
 
Agora passe a língua no punho e aguarde 30 segundos. Se ao cheirar o local sentir um odor desagradável, e foram assinalados dois ou mais itens nas perguntas acima, procure um dentista para tratar a halitose. “O tratamento com um especialista em halitose pode demorar de dois a 10 meses, depende da origem do problema”, diz Kolbe.
 
Fonte: Terra

Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Dental, por Redação

Mulheres devem ficar atentas à saúde bucal; saiba por quê

No caso das mulheres, um número cada vez maior de estudos relaciona as enfermidades gengivais com uma variedade de problemas que afetam a saúde da mulher

Dental, por Redação

Dicas de higiêne bucal para pessoas com necessidades especiais

Se você tem problemas de destreza ou uma incapacidade física, pode ser difícil segurar sua escova ou fio dental. Isso pode ser resolvido usando uns poucos "recursos caseiros" ou dispositivos listados a seguir:

Dental, por Redação

Prevenção é o remédio contra o câncer bucal

A prevenção ainda é o melhor remédio contra o câncer bucal, que atingiu no ano passado 14.120 pessoas no País, sendo 10.330 homens e 3.790 mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=