Publicado por Redação em Dental - 23/05/2013 às 16:04:44
Quem tem mau hálito não percebe, diz especialista
Por mais que possa parecer falta de cuidado e educação andar com bafo por aí, o portador de halitose pode nem saber que tem o problema. A pessoa passa de culpado à vítima por conta da fadiga olfativa. Isso quer dizer que o sistema do corpo que identifica odores se adapta ao cheiro e o portador nem percebe que seu hálito incomoda.
Na verdade, quase todas as pessoas têm mau cheiro na boca, pelo menos ao acordar. Mas não é preciso se preocupar uma vez que esse processo é fisiológico – o fluxo salivar diminui drasticamente durante a noite, além das horas de jejum. “Tudo que altera a produção da saliva gera halitose, e quando ingerimos pouca água, as glândulas salivares ficam preguiçosas e não produzem a saliva adequada”, diz Ana Kolbe, presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca.
É preciso ficar alerta apenas se o mau cheiro continuar após o café da manhã e a escovação. Caso isso aconteça há chances de a pessoa estar entre os 40% da população que sofre de halitose crônica – que não desaparece após a higienização bucal. Segundo Kolbe, existem mais de 60 origens para o mau cheiro, e, em 90% dos casos, o problema está na boca.
Teste
Se depois de ler a matéria surgir a desconfiança de ser um candidato à halitose, faça o teste e tire a dúvida.
Basta responder sim ou não.
1- Respira pela boca?
2- Fuma?
3- Bebe pouco líquido?
4- Toma bebida alcoólica mais de duas vezes por semana?
5- Fica muitas horas em jejum?
6- Ronca?
7- Sente a boca seca?
8- Ao olhar no espelho, nota uma camada esbranquiçada no fundo da língua?
9- Tem tártaro?
10- Seu intestino é preso?
11- Sua gengiva sangra durante a higiene oral?
12- Chupa bala ou masca gomas para disfarçar o hálito?
13- As pessoas oferecem balas ou chicletes com frequência?
14- As pessoas se distanciam para falar com você?
15- Tem o costume de colocar a mão na boca para falar?
16- Faz mais de seis meses que não vai ao dentista?
17- Faz dieta?
Agora passe a língua no punho e aguarde 30 segundos. Se ao cheirar o local sentir um odor desagradável, e foram assinalados dois ou mais itens nas perguntas acima, procure um dentista para tratar a halitose. “O tratamento com um especialista em halitose pode demorar de dois a 10 meses, depende da origem do problema”, diz Kolbe.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Estudo garante tratamento de canal sem dor
Muitos já são os avanços obtidos nos tratamentos de canal, e uma equipe da Universidade Estácio de Sá deu mais alguns passos em direção ao conhecimento da doença.
Seminário vai discutir vantagens do flúor na água para a saúde bucal
A Secretaria de Estado da Saúde e a Sanepar promovem nesta segunda-feira (11), no Canal da Música, em Curitiba, o seminário "2012 - 30 anos da expansão da fluoretação das águas de abastecimento do Paraná".
Dentes sensíveis requerem cuidados adicionais
Você sente uma pontada nos dentes quando come alimentos gelados como sorvete ou tenta apreciar uma xícara de café ou chá quente?
Como lidar com acidentes dentais
Acidentes acontecem na vida, e saber o que fazer quando um deles acontece pode significar a diferença entre salvar e perder um dente.
Estudo demonstra que escovação noturna é a mais importante
Um estudo realizado por pesquisadores do Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp revela que a escovação noturna é a mais importante.


