Publicado por Redação em Dental - 01/12/2011 às 13:54:17

Crianças de Florianópolis tem o menor índice de cárie do país

Florianópolis é a Capital do Brasil com o menor índice de cárie aos 12 anos, com uma média de dentes corrompidos, perdidos e restaurados de 0,77%. Significa dizer que cada criança tem menos de um dente cariado nessa faixa etária.
 
O programa está implantado em todas as escolas básicas e desdobradas da Capital, totalizando 36 unidades atendidas.
 
O Programa Saúde na Escola (PSE), parceria entre os governos federal e municipal, vem prevenindo as cáries e incentivando a escovação. Nas visitas às escolas, feitas por profissionais da saúde bucal, os alunos recebem kits de creme dental e escovas de dente. Projetos como esse vão continuar em 2012, uma vez que as secretarias de educação e saúde renovaram o convênio para atuarem conjuntamente no PSE.

Desde 2008, o Programa Saúde na Escola é desenvolvido principalmente nas escolas básicas e desdobradas pertencentes à Secretaria de Educação de Florianópolis. O objetivo é desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde integral dos alunos, divulgando informações educativas sobre os principais cuidados com o corpo e com a saúde do organismo.

Uma das coordenadoras do Programa Saúde na Escola, pela Secretaria de Educação em Florianópolis, Giorgia Wiggers, explica que a proposta é disseminar informações educativas entre as crianças, proporcionando a adoção de hábitos que contribuam para um desenvolvimento saudável e principalmente a aproximação entre os centros de saúde e as escolas. O trabalho conjunto está resultando em crianças mais saudáveis, conscientes e dispostas aos estudos.

“As atividades do PSE buscam educar os alunos para que eles aprendam a cuidar melhor do próprio corpo, adotando hábitos que contribuam para o seu crescimento saudável e também para a prevenção de inúmeras doenças. Criança saudável tem mais disposição e as possibilidades de aprendizagem são maiores”, destaca a coordenadora.

Fonte:http://www.portaldailha.com.br|01.12.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde reforça atendimento odontológico aos indígenas

A entrega de uma Unidade Odontológica Móvel beneficiará 15 mil indígenas que moram nas aldeias da Paraíba. O veículo realizará até 350 atendimentos por mês

Dental, por Redação

Fiscalização flagra dentista que atuava há 20 anos sem formação

Um homem de 52 anos foi autuado ontem em Douradina (MS), pelo Conselho Regional de Odontologia, por exercício ilegal da profissão. Segundo o conselho, Wilson Gusmão trabalhava havia mais de 20 anos sem formação e dizia ter aprendido o trabalho com a família.

Deixe seu Comentário:

=