Publicado por Redação em Dental - 08/02/2013 às 17:23:41

Ministério libera implantação de 43 novas equipes de saúde bucal no Ceará

Cinco municípios cearenses foram credenciados para receber recursos destinados à saúde bucal pelo  Ministério da Saúde.

Serão 43 novas equipes no âmbito da Estratégia Saúde da Família, para os municípios de Aquiraz, Arneiroz, Jucás, Iracema e Santa Quitéria.

A implantação de cada equipe custará R$ 7 mil e será repassado em parcela única do Fundo Nacional de Saúde diretamente ao Fundo Municipal de Saúde. As equipes receberão recursos mensais para custeio e equipamentos odontológicos, após a implantação.

As equipes de saúde bucal são compostas basicamente de duas maneiras. A modalidade I possui um cirurgião dentista e um auxiliar de saúde bucal ou técnico em saúde bucal. A modalidade II tem e um cirurgião dentista, um auxiliar de saúde bucal e um técnico.

Em todo o Brasil, serão implantadas 338 novas equipes. Caso todas as equipes sejam implantadas, a previsão é que sejam gastos R$ 2,3 milhões.

Lista dos municípios beneficiados

- Aquiraz
19 equipes na modalidade I

- Arneiroz
3 equipes na modalidade I

- Iracema
1 equipe na modalidade I
4 equipes na modalidade II

- Jucás
7 equipes na modalidade I

- Santa Quitéria
9 equipes na modalidade I

Fonte: diariodonordeste.globo.com


Posts relacionados

Dental, por Redação

Abscesso dentário não tratado pode causar problema cerebral

Uma infecção no dente sem o devido tratamento pode causar sinusite, dores nos ossos e até um abscesso cerebral

Dental, por Redação

Afinal de contas, como a odontologia está evoluíndo?

Procedimentos que antigamente eram realizados de forma mais agressiva, hoje estão sendo substituídos por técnicas modernas, com resultados muito melhores, além de pós-operatórios e recuperações mais rápidas e confortáveis.

Dental, por Redação

Gel regenerador

O ruído da broca poderá finalmente se tornar uma lembrança vaga na memória dos pacientes odontológicos. Cientistas descobriram que um novo peptídeo contido em um gel possui poderes regeneradores sobre os dentes.

Dental, por Redação

Diabete e problemas de saúde bucal.

As pesquisas mais recentes sugerem que há uma ligação entre a gengivite e a diabete. Embora já se saiba que os diabéticos têm maior chance de desenvolver doença periodontal, novos estudos indicam que a gengivite crônica pode ser um fator de risco para a diabete.

Dental, por Redação

Hipertensão arterial no tratamento odontológico

O tratamento odontólogico, por seu caráter quase sempre cirúrgico (extração dentária é uma pequena cirurgia!)

Dental, por Redação

Pesquisadores eliminam ruído de broca para reduzir medo na ida ao dentista

Pesquisadores britânicos desenvolveram um dispositivo que cancela o ruído das brocas de dentistas.

Deixe seu Comentário:

=