Publicado por Redação em Dental - 06/09/2011 às 13:31:14

Problemas periodontais podem afetar a fertilidade feminina

Uma pesquisa da Universidade do Oeste da Austrália sugere que uma higiene bucal precária é tão ruim para a fertilidade de uma mulher quanto a obesidade, fazendo com que elas demorem em média dois meses a mais para engravidar.

Mais de 3,5 mil mulheres participaram do estudo, e aquelas com problemas de gengiva apresentaram níveis elevados de marcadores para inflamação no sangue. A pesquisa foi apresentada durante uma conferência sobre fertilidade na Suécia e, segundo os pesquisadores, mulheres com gengivas doentes precisaram de sete meses para conceber, comparados com o prazo considerado normal, de cinco meses.

De acordo com os pesquisadores, a causa pode estar ligada à doença periodontal, e senão for tratada, pode desencadear uma série de reações capaz de prejudicar ofuncionamento normal do corpo.

A doença periodontal já foi ligada à doenças cardíacas, diabetes tipo 2, e aborto, além de baixa qualidade do esperma em homens.

Fonte: BBC Brasil | 06.09.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Combate à cárie é reforçado no Brasil

Não é de hoje que a cárie está na mira dos dentistas e até do Ministério da Saúde. Depois de ver os resultados de uma pesquisa então, os holofotes foram virados para a saúde bucal.

Dental, por Redação

Pesquisa analisa percepção pública da saúde bucal no SUS

Tese de doutorado defendida por Marco Antonio Manfredini na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) trata do controle social na área e dos entraves à promoção da saúde bucal

Deixe seu Comentário:

=