Publicado por Redação em Dental - 03/09/2013 às 18:28:26

Iogurte natural combate o mau hálito, cáries e problemas da gengiva

De acordo com pesquisa realizada por cientistas japoneses, tomar iogurte sem açúcar pode ajudar a acabar com o mau hálito, cáries e problemas na gengiva.

O estudo, apresentado em um encontro da Associação Internacional para Pesquisa Dental, concluiu a redução dos níveis de gás sulfídrico, uma das principais causas do mau hálito, em 80% dos voluntários.

As bactérias ativas no iogurte, especificamente Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermiphilus, são as responsáveis pela redução do mau hálito nos 24 voluntários que participaram da pesquisa.

"O consumo frequente de comidas com altos níveis de açúcar é a principal causa de cáries, que podem causar muita dor e desconforto", disse Nigel Carter, presidente da Fundação Britânica de Saúde Dental.

"Embora essa pesquisa ainda esteja nos estágios iniciais, não há dúvidas de que iogurtes sem açúcar são uma alternativa muito mais saudável a chocolates e doces. Nós encorajamos as pessoas a incorporá-los a suas dietas", afirmou.

Um fator importante de ser destacado é que uma em cada quatro pessoas sofre de mau hálito regularmente, e 19 em cada 20 são afetadas por doenças da gengiva em algum momento de suas vidas.

A melhor maneira de combater o mau hálito é adotar uma rotina de cuidados com a saúde oral. Escovar os dentes duas vezes por dia com cremes dentais que contenham flúor, usar fio dental e visitar o dentista regularmente.

Fonte: BBC Brasil


Posts relacionados

Dental, por Redação

O que esperar de sua visita ao dentista

Antes de qualquer coisa, é importante achar um profissional com quem você se sinta à vontade. O passo seguinte é marcar uma consulta para um exame completo, mesmo que aparentemente não haja nada de errado.

Dental, por Redação

Ministério da Saúde libera mais R$ 16,4 milhões anuais para a confecção de próteses dentárias

Com a ampliação dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias por todo o país, que deverá chegar ao total de 1.232 em 2012, o Ministério da Saúde ampliou os recursos que serão destinados anualmente para a confecção de próteses dentárias.

Dental, por Redação

Mais visitas ao dentista são recomendadas para mulheres idosas

A batalha contra a placa bacteriana, cárie dentária e doença gengival pode ser mais árdua para as mulheres após a menopausa, segundo pesquisadores da Faculdade de Odontologia Case Western Reserve e Clínica Cleveland,

Dental, por Redação

Estudo associa bruxismo à dificuldades respiratórias

"Tem bruxismo? Isso é stress". Quem convive com o problema de apertar e ranger os dentes enquanto dorme já ouviu esta frase, pelo menos, uma vez na vida.

Dental, por Redação

Fiscalização flagra dentista que atuava há 20 anos sem formação

Um homem de 52 anos foi autuado ontem em Douradina (MS), pelo Conselho Regional de Odontologia, por exercício ilegal da profissão. Segundo o conselho, Wilson Gusmão trabalhava havia mais de 20 anos sem formação e dizia ter aprendido o trabalho com a família.

Deixe seu Comentário:

=