Publicado por Redação em Dental - 19/12/2014 às 11:09:53

Substâncias magnéticas colaboram no combate à pulpite


A inflamação da polpa do dente, chamada pulpite, é considerada um problema de saúde odontológica global. Segundo pesquisadores americanos, os procedimentos do tratamento são doloridos, agressivos e o custo é alto. Cientistas americanos do College Park, cidade de Maryland, no Condado de Prince George's, desenvolveram uma técnica que segundo eles, acreditam convulsionar o tratamento da doença. O novo método é menos agressivo e utiliza nano partículas, feitas de substâncias magnéticas como o ferro, que leva agentes terapêuticos até a poupa.

Os pesquisadores da Universidade de Odontologia de Maryland aplicaram medicação local na polpa e em seguida o medicamento de nano partículas, direcionando-as por tubos dentários até que chegue à polpa por campos magnéticos. O esquema de matrizes magnéticas é efetivo em ambos: dente e mandíbula.

Experimentos introdutórios em dentes humanos extraídos mostram que o método de matrizes magnéticas conduziu as partículas até a câmara pulpar em torno de 30 minutos. Ainda que o tamanho das nano partículas seja muito reduzido, elas são capazes de levar quantidade efetiva do medicamento.

A sugestão dos cientistas é utilizar esteroide nas inflamações da polpa, que também poderiam ser tratadas e mostrar efeito para demais condições que abalam os dentes como, por exemplo, abscessos e sensibilidade. Os pesquisadores indicam os tratamentos locais com anestesias e antibióticos.

Experimentos dos pesquisadores apontam que as nano partículas revestidas de amido não foram atingidas pelo sistema imunológico. Os cientistas americanos estão determinados em tentar melhorar o biorevestimento mais compatível e a dimensão das nano partículas.

Fonte: www.apcd.org.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Cárie de mamadeira: saiba como evitar este problema

Muitos pais e mães não sabem, mas os primeiros dentinhos que nascem nos bebês já despontam necessitando de cuidados.

Dental, por Redação

Saiba o que esperar quando os primeiros dentes nascem

Quando o bebê chega perto de completar seis meses e apresentar sinais de irritação, pode ser que venha um dentinho por aí. Em alguns casos, a erupção começa aos três meses, enquanto há crianças que completam 12 meses ainda banguelinhas.

Dental, por Redação

Saúde Bucal: municípios têm até 31/3 para aderir a programa de qualidade

Os gestores municipais e estaduais dispostos a promoverem a melhoria do atendimento prestado à população na área da saúde bucal têm até o dia 31 de março

Dental, por Redação

Uso do Fio Dental vs. Revisão sobre Gengivite

Passar ou não o fio dental? Essa pode ser a pergunta que você se faz ao olhar no espelho.

Dental, por Redação

Destaques do 30° Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo

Além das 174 atividades científicas e da feira comercial que conta com 220 expositores nacionais e 77 estrangeiros, o 30° CIOSP é palco de várias iniciativas importantes referentes ao universo da Odontologia. Conheça o que mais vai acontecer por lá, entre os dias 28 e 31 deste mês:

Dental, por Redação

Clareamento em dente com tratamento de canal.Dá?

Dá. Mas é um tipo especial de clareamento chamado clareamento interno. A técnica tem esse nome porque é feita pelo lado de dentro do dente.

Deixe seu Comentário:

=