Publicado por Redação em Dental - 12/08/2015 às 11:14:23

Teor de flúor em água de cidades paulistas pode causar cárie

Concentração de flúor na água pode ajudar a combater a formação de cáries

Pesquisa mostrou que quase 30% das cidades paulistas tem baixa concentração da substância

A quantidade de flúor na água distribuída à população é inadequada à saúde bucal em quase 30% das cidades paulistas. Desse total, 14,5% têm baixa concentração, expondo os consumidores à formação de cáries.

Os dados são de uma pesquisa feita pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (Cecol/USP) e Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp.

As amostras coletadas em 642 das 645 cidades paulistas indicaram que 71,5% da água analisada estavam na faixa entre 0,6 e 0,8 ppm (partes por milhão de unidade de fluoreto), medida considerada adequada pela resolução de 1995 da Secretaria Estadual de Saúde. Nas amostras restantes foram encontradas quantidades acima ou abaixo do ideal.

“A correta quantidade de flúor aplicada na água combate a formação de cárie. Teores de flúor baixos não reduzem a cárie e teores altos, por sua vez, podem levar a uma fluorose”, afirmou o presidente do CROSP, Cláudio Miyake. Ele explicou que a fluorose resulta em manchas e deterioração do esmalte dos dentes.

O levantamento indicou que 14,5% das análises estavam com concentração abaixo do recomendado e 14% estavam acima. Na lista de municípios fora dos padrões considerados saudáveis estão Cesário Lange e Pereiras, ambos com água com excesso de fluor (1,4 ppm). No grupo com baixa concentração (0,4 pp), estão incluídos Altinópolis, Analândia, Boa Esperança do Sul, Guatapará, Ipeuna, Luis Antônio, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pirajuí e Rio das Pedras.

De acordo com Myake, o governo do estado repassa recursos para adoção de medidas que permitam a fluoretação. Ele informou que o estudo será encaminhado às autoridades sanitárias dos municípios, órgãos responsáveis pelo abastecimento e pela fiscalização, além do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde, Tribunal de Contas e Ministério Público.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Por que o gosto da comida é ruim depois de escovar o dente?

Quem nunca comeu alguma coisa logo depois de escovar os dentes e percebeu que o gosto tão delicioso daquele alimento tinha ficado meio amargo?

Dental, Revista, por Redação

Odonto | Visagismo, uma realidade dentro da Odontologia

É possível, através do sorriso, transmitir meiguice, força, criatividade e  dinamismo, de acordo com o Dr.  Thiago Avelar, da Clínica Avelar

Dental, por Redação

Acupuntura e chicletes aliviam dor causada pelo aparelho

Imaginar o sorriso alinhado depois do aparelho ortodôntico é uma boa tática para enfrentar os percalços do tratamento, entre eles, a dor.

Dental, por Redação

Saiba quais são os sinais do bruxismo

O termo “bruxismo” refere-se ao hábito de pressionar e ranger os dentes presente em muitos adultos e crianças durante toda a vida.

Dental, por Redação

Alivie a dor do nascimento dos primeiros dentes do bebê

Os bebês começam a ter os primeiros dentinhos de leite entre seis e sete meses e completam a dentição por volta dos dois a três anos.

Dental, por Redação

Cientistas descobrem nova molécula anti-cáries

Aparentemente, cárie será uma coisa da qual as crianças não mais precisarão se preocupar.

Dental, por Redação

Consultórios odontológicos móveis atendem 80 mil índios

O programa Brasil Sorridente Indígena chega a três Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do País: Alto Rio Purus (AC/AM/RO), Alto Rio Solimões (AM)

Deixe seu Comentário:

=