Publicado por Redação em Dental - 12/08/2015 às 11:14:23

Teor de flúor em água de cidades paulistas pode causar cárie

Concentração de flúor na água pode ajudar a combater a formação de cáries

Pesquisa mostrou que quase 30% das cidades paulistas tem baixa concentração da substância

A quantidade de flúor na água distribuída à população é inadequada à saúde bucal em quase 30% das cidades paulistas. Desse total, 14,5% têm baixa concentração, expondo os consumidores à formação de cáries.

Os dados são de uma pesquisa feita pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (Cecol/USP) e Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp.

As amostras coletadas em 642 das 645 cidades paulistas indicaram que 71,5% da água analisada estavam na faixa entre 0,6 e 0,8 ppm (partes por milhão de unidade de fluoreto), medida considerada adequada pela resolução de 1995 da Secretaria Estadual de Saúde. Nas amostras restantes foram encontradas quantidades acima ou abaixo do ideal.

“A correta quantidade de flúor aplicada na água combate a formação de cárie. Teores de flúor baixos não reduzem a cárie e teores altos, por sua vez, podem levar a uma fluorose”, afirmou o presidente do CROSP, Cláudio Miyake. Ele explicou que a fluorose resulta em manchas e deterioração do esmalte dos dentes.

O levantamento indicou que 14,5% das análises estavam com concentração abaixo do recomendado e 14% estavam acima. Na lista de municípios fora dos padrões considerados saudáveis estão Cesário Lange e Pereiras, ambos com água com excesso de fluor (1,4 ppm). No grupo com baixa concentração (0,4 pp), estão incluídos Altinópolis, Analândia, Boa Esperança do Sul, Guatapará, Ipeuna, Luis Antônio, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pirajuí e Rio das Pedras.

De acordo com Myake, o governo do estado repassa recursos para adoção de medidas que permitam a fluoretação. Ele informou que o estudo será encaminhado às autoridades sanitárias dos municípios, órgãos responsáveis pelo abastecimento e pela fiscalização, além do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde, Tribunal de Contas e Ministério Público.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Extrair dentes sem necessidade pode causar ronco e miopia

Segundo a Biorreprogramação Bucal, extrair dentes sem necessidade pode causar um desequilíbrio no sistema biológico da boca afetando a saúde de outras partes do corpo

Dental, por Redação

Aprenda a cuidar dos dentes no inverno

O inverno está chegando e, com ele, todas as delícias que mantém o corpo quente em qualquer hora do dia.

Dental, por Redação

Os benefícios da Odontopediatria

A Odontopediatria é um segmento da Odontologia que oferece aos bebês, crianças e adolescentes um tratamento adequado para cada faixa etária, com o objetivo de prevenir cáries e impedir que ocorram dores e infecções orais,

Dental, por Redação

Mitos e verdades sobre a saúde bucal

Todos sabem que existe a maneira certa para manter os dentes e a gengiva saudáveis. Porém muitas vezes agimos de forma errada por crenças e mitos que acreditamos serem, de fato, os corretos. Por isso, esclarecemos as principais dúvidas em torno da saúde bucal para que você não coloque seus sorriso em risco

Deixe seu Comentário:

=