Publicado por Redação em Dental - 06/03/2015 às 12:14:04

Escolha pasta com flúor desde o primeiro dente do bebê

O uso de cremes dentais com flúor para bebês há tempos vem causando polêmica entre os dentistas. Porém, se introduzido da forma correta (quantidade certa e com supervisão), esse tipo de pasta só trará benefícios para a saúde bucal da criança. É o que diz, inclusive, a Academia Americana de Pediatria, que recentemente recomendou que os primeiros dentes dos bebês devem ser higienizados com cremes que contêm flúor. O órgão brasileiro de odontopediatria já faz essa indicação desde 2009.

A polêmica foi criada porque antes acreditava-se que o uso de pasta de dente com flúor, associado à ingestão de água de abastecimento fluoretada, aumentaria o risco de ocasionar fluorose (manchas brancas) e, assim, prejudicar a dentição que estava em formação.

“Atualmente, orientamos que o uso seja controlado e supervisionado por um responsável, desde o nascimento do primeiro dente. A quantidade recomendada é a equivalente a um grão de arroz em uma escova macia, e desta forma, não há prejuízo pela ingestão do flúor. Esta orientação deverá ser individualizada, levando-se em consideração a dieta e cuidados dispensados”, diz Patrícia Carvalho Farizato Nogueira, cirurgiã-dentista do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein.

Principais benefícios e malefícios
O uso de creme dental com flúor é o método preventivo mais eficaz no combate à cárie. “O flúor fortalece o esmalte do dente quando usado na quantidade e forma corretas”, diz a especialista. Porém, quando a orientação do dentista não é seguida, é possível que o excesso de flúor cause, desde manchas brancas nos dentes, até deformação e enfraquecimento da estrutura dentária. Em casos de uso ainda mais exagerado do flúor, a criança pode sofrer intoxicação e dores abdominais.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Falta de saliva dá mau hálito

A saliva tem o papel fundamental na saúde bucal. Além de lubrificar a cavidade oral e a mucosa que vai até a faringe, ajuda na formação do bolo alimentar, na mastigação e deglutição e ainda é composta por substâncias que protegem o trato digestivo contra bactérias.

Dental, por Redação

Saiba o que esperar quando os primeiros dentes nascem

Quando o bebê chega perto de completar seis meses e apresentar sinais de irritação, pode ser que venha um dentinho por aí. Em alguns casos, a erupção começa aos três meses, enquanto há crianças que completam 12 meses ainda banguelinhas.

Dental, por Redação

Aprenda a escolher a pasta de dente adequada para a sua boca

A pasta de dente é um produto importante, pois existem vários tipos no mercado com ações anti-tártaro e antiplacabacteriana. E muitas ainda trazem substâncias como bicarbonato de sódio, cálcio e outras.

Dental, por Redação

Assistência odontológica no SUS aumenta 15 vezes

Com o Brasil Sorridente, quantidade de atendimentos salta de 10 milhões para 150 milhões de pessoas. Cobertura populacional do programa cresce 400%. Avanços são apresentados no Dia Nacional da Saúde Bucal e do Cirurgião Dentista

Dental, por Redação

Confira 5 dicas práticas para evitar o mau hálito

Quem nunca passou pela situação constrangedora de constatar o mau hálito de uma pessoa no meio de uma conversa? A partir daí acaba a concentração e o jeito é encerrar o assunto,

Dental, por Redação

Perdi um dente, e daí?

Não subestime a importância de cada dente na qualidade do seu sorriso. Até mesmo os dentes que ficam na região posterior de nossa boca são importantes.

Dental, por Redação

Uso toxina botulínica em tratamentos odontológicos

Que a toxina botulínica é eficaz em tratamentos estéticos nós sabemos, mas com fins medicinais e terapêuticos é novidade para muitas pessoas. Hoje, a toxina é utilizada por diversos especialistas e atua em tratamentos neurológicos para pacientes com paralisia cerebral

Deixe seu Comentário:

=