Publicado por Redação em Dental - 10/02/2012 às 17:55:11

Falta de higiene bucal aumenta risco de infecções em pacientes internados

A falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de graves infecções a pacientes internados nas unidades hospitalares de Sergipe. É que o Estado ainda não possui o serviço de odontologia no ambiente hospitalar. A importância desse atendimento é o foco principal do Fórum de Odontologia Hospitalar que será realizado, pela primeira vez, em Sergipe nesta sexta-feira (10). O tema será ministrado pela cirurgiã dentista Teresa Márcia de Morais, coordenadora do Departamento de Odontologia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira- AMIB.

A boca é uma das portas de entrada para infecções, principalmente a respiratória. Se não estiver limpa, facilita a proliferação das bactérias. Se não tratadas, elas podem comprometer o quadro clínico do paciente, especialmente dos entubados, além de atrasar o processo de alta. É o que explica o cirurgião-dentista, José Augusto Santos, coordenador de cursos do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE).

A situação é ainda mais grave nas Unidades de Terapia Intensiva, onde a falta de higienização bucal pode causar até pneumonia ao paciente, doença responsável por 30% das mortes nesse ambiente. “A higiene bucal deficiente é comum em pacientes internados em UTIs. O papel do cirurgião dentista nesse ambiente pode auxiliar muito na diminuição de infecções graves, pois porcentagem considerável dessas infecções começa pela boca”, reforça o dentista.

O Fórum sobre a importância de o cirurgião-dentista no ambiente hospitalar faz parte do IX Curso de Atualização em Clínica Odontológica promovido pelo CRO-SE. A iniciativa tem o objetivo mobilizar os profissionais da saúde para ampliar a discussão sobre o risco infeccioso que a cavidade bucal pode representar especialmente em pacientes críticos focando como esse quadro pode ser revertido com a higienização da boca, um procedimento que hoje é feito de forma superficial.

Também está dentro dos temas em discussão no Fórum o atendimento interdisciplinar em UTI. O assunto terá como palestrantes o enfermeiro Alisson Azevedo; o fisioterapeuta Manoel Cerqueira; a médica intensivista Janicelma Lins e a cirurgiã dentista Tereza Márcia (Barretos-São Paulo), coordenadora do departamento de Odontologia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) coordenado pelo Dr. José Teles de Mendonça.

Fonte:g1.globo.com|10.02.12
 


Posts relacionados

Dental, por Redação

Aparelho ortodôntico ideal para adultos

Como os aparelhos ortodônticos se tornaram menos volumosos e menos visíveis nos últimos anos, mais e mais adultos estão utilizando, por diversas razões.

Dental, por Redação

Quem tem mau hálito não percebe, diz especialista

Por mais que possa parecer falta de cuidado e educação andar com bafo por aí, o portador de halitose pode nem saber que tem o problema.

Dental, por Redação

Aprenda a fazer o autoexame na boca em nove passos

Segundo a Revista Científica Dentistry, nos últimos 20 anos, o índice de câncer bucal aumentou 50% na população mundial e já é o quarto tipo de câncer que mais mata no planeta.

Dental, por Redação

Alimentos detergentes ajudam a manter saúde bucal, diz dentista

Os alimentos detergentes ajudam na limpeza bucal e previnem problemas de saúde como gengivite, mau hálito e cáries. Maçã, pera, kiwi, melancia, cenoura, acelga e pepino auxiliam na higiene dos dentes de quem faz as refeições fora de casa e nem sempre pode realizar a escovação correta.

Dental, por Redação

Saiba quais e como os medicamentos podem afetar a saúde bucal

Sim, os medicamentos podem apresentar efeitos colaterais na boca, dos quais a "boca seca" é o efeito colateral mais comum. Não deixe de informar seu dentista sobre os medicamentos que você está usando, mesmo aqueles que comprou sem receita médica.

Dental, por Redação

Mitos e verdades sobre a saúde bucal

Todos sabem que existe a maneira certa para manter os dentes e a gengiva saudáveis. Porém muitas vezes agimos de forma errada por crenças e mitos que acreditamos serem, de fato, os corretos. Por isso, esclarecemos as principais dúvidas em torno da saúde bucal para que você não coloque seus sorriso em risco

Dental, por Redação

Os efeitos do cigarro sobre os dentes e a boca

Quais os perigos que a fumaça do cigarro representa para a saúde bucal? O uso crônico de tabaco é considerado um fator de risco para uma série de doenças orais. Toda forma de uso de tabaco é comprovadamente prejudicial à saúde do homem e especialmente da boca. O consumo de cigarros, charutos ou produtos de tabaco mascado pode causar prejuízo à saúde bucal. A maioria das pesquisas encontradas na literatura é relacionada ao uso de tabaco na forma de cigarros.

Deixe seu Comentário:

=