Publicado por Redação em Dental - 10/02/2012 às 17:55:11

Falta de higiene bucal aumenta risco de infecções em pacientes internados

A falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de graves infecções a pacientes internados nas unidades hospitalares de Sergipe. É que o Estado ainda não possui o serviço de odontologia no ambiente hospitalar. A importância desse atendimento é o foco principal do Fórum de Odontologia Hospitalar que será realizado, pela primeira vez, em Sergipe nesta sexta-feira (10). O tema será ministrado pela cirurgiã dentista Teresa Márcia de Morais, coordenadora do Departamento de Odontologia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira- AMIB.

A boca é uma das portas de entrada para infecções, principalmente a respiratória. Se não estiver limpa, facilita a proliferação das bactérias. Se não tratadas, elas podem comprometer o quadro clínico do paciente, especialmente dos entubados, além de atrasar o processo de alta. É o que explica o cirurgião-dentista, José Augusto Santos, coordenador de cursos do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE).

A situação é ainda mais grave nas Unidades de Terapia Intensiva, onde a falta de higienização bucal pode causar até pneumonia ao paciente, doença responsável por 30% das mortes nesse ambiente. “A higiene bucal deficiente é comum em pacientes internados em UTIs. O papel do cirurgião dentista nesse ambiente pode auxiliar muito na diminuição de infecções graves, pois porcentagem considerável dessas infecções começa pela boca”, reforça o dentista.

O Fórum sobre a importância de o cirurgião-dentista no ambiente hospitalar faz parte do IX Curso de Atualização em Clínica Odontológica promovido pelo CRO-SE. A iniciativa tem o objetivo mobilizar os profissionais da saúde para ampliar a discussão sobre o risco infeccioso que a cavidade bucal pode representar especialmente em pacientes críticos focando como esse quadro pode ser revertido com a higienização da boca, um procedimento que hoje é feito de forma superficial.

Também está dentro dos temas em discussão no Fórum o atendimento interdisciplinar em UTI. O assunto terá como palestrantes o enfermeiro Alisson Azevedo; o fisioterapeuta Manoel Cerqueira; a médica intensivista Janicelma Lins e a cirurgiã dentista Tereza Márcia (Barretos-São Paulo), coordenadora do departamento de Odontologia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) coordenado pelo Dr. José Teles de Mendonça.

Fonte:g1.globo.com|10.02.12
 


Posts relacionados

Dental, por Redação

Ronca alto? Saiba se o seu está entre os mais graves

Especialista explica quais tipos de ronco precisam de mais cuidados, alguns podem causar até um AVC

Dental, por Redação

Deixe o preconceito contra o chiclete para trás

De vilã a parceira, a goma de mascar mostra cada vez mais benefícios para a saúde bucal. A versão sem açúcar da guloseima já é apontada por especialistas como coadjuvante da dupla escova e fio dental, uma vez que auxilia na higienização dos dentes, por meio do atrito da mastigação.

Dental, por Redação

O que é dor orofacial?

Dor orofacial pode ser definida como uma dor que acomete a região orofacial, ou seja, a boca, a face, a cabeça e o pescoço. São dores que podem ocorrer devido a problemas musculares, da articulação temporomandibular (ATM), dos dentes, dos vasos sanguíneos e/ou dos nervos.

Dental, por Redação

Por que meu siso vive inflamando?

O nome correto da inflamação gengival que ocorre geralmente próxima dos terceiros molares (dentes do "siso"), quando estes estão erupcionando ("nascendo") na cavidade bucal é pericoronarite.

Deixe seu Comentário:

=