Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/03/2012 às 10:50:03

Rendimento médio do trabalhador cresce 4,44% em fevereiro, diz IBGE

O rendimento médio real da população ocupada cresceu 4,44% em fevereiro, no confronto com o mesmo mês de 2011, para R$ 1.699,70. Na comparação com janeiro de 2012, houve aumento de 1,19%.

Os dados, divulgados nesta quinta-feira (22), fazem parte da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nas seis principais regiões metropolitanas do País.

Rendimentos por região
Frente a janeiro, das seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, houve alta no rendimento médio real da população ocupada em duas delas.

O rendimento médio real habitual dos trabalhadores na análise regional, em relação a janeiro, subiu no Rio de Janeiro (3,70%) e em São Paulo (2,56%). Por outro lado, houve queda em Recife (-5,50%), Salvador (-2,40%), Belo Horizonte (-1,73%) e Porto Alegre (-2,36%).

Na comparação com fevereiro de 2011, houve acréscimo em Recife (6,75%), Salvador (18,63%), Belo Horizonte (6,99%), Rio de Janeiro (0,41%) e São Paulo (5,45%) . Rendimento ficou caiu apenas em Porto Alegre (-2,39%).

Renda por atividade econômica
No confronto anual, dentre as atividades econômicas analisadas, o maior aumento no rendimento médio real habitualmente recebido foi no referente à construção, com avanço de 13,4%.

Em segundo e terceiro lugares ficaram serviços domésticos e ‘outros serviços’, que contempla alojamento, transporte e limpeza urbana, alta de 8,2% e 37,6%, respectivamente. Em seguida aparecem educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social, que tiveram alta de 4,8%. População ocupada; indústria extrativista, de transformação e distribuição de eletricidade, gás e água; e comércio reparação de veículos automotores e de objetos pessoais e domésticos e comércio a varejo de combustíveis, cresceram 4,4%, 4,3% e 2,5%, respectivamente.

Por outro lado, foi observada queda em serviços prestados à empresa, alugueis, atividades imobiliárias e intermediação financeira, com recuo de 1,6%.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Operação Baixas Temperaturas - São Paulo

Durante o período da operação, o serviço de acolhimento da população de rua caracteriza Estado de Emergência sempre que a temperatura for igual ou menor que 13 graus centígrados.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem 1º semestre perdido; 2013 será diferente

"O ano que vem vai ser muito diferente". A afirmação de Marcelo Carvalho, economista-chefe do BNP Paribas para a América Latina, resume a expectativa de grande parte do mercado sobre a economia brasileira e mostra que este ano não terá um grande destaque.

Notícias Gerais, por Redação

Esperança por estímulos dita ritmo da recuperação nos mercados

Mesmo sem notícias positivas, os mercados financeiros globais vivem uma quarta-feira de recuperação. Após fortes quedas recentes, os preços baixos de ações atraem compradores, impulsionando os índices das principais bolsas no mundo.

Notícias Gerais, por Redação

FMI aprova pacote de ajuda à Grécia no valor de 28 bilhões de euros

O conselho executivo do FMI (Fundo Monetário Internacional) aprovou nesta quinta-feira (15) o pacote de financiamento ampliado para a Grécia, no valor de EUR 28 bilhões.

Deixe seu Comentário:

=