Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/08/2012 às 15:36:12

Consumidor tem preferido manter a cautela, afirma CNC

O consumidor ainda não consegue perceber no seu dia a dia os efeitos das medidas do governo de incentivo à economia e por isso se mantém cauteloso, avalia o economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC) Bruno Fernandes, ao analisar a Sondagem do Consumidor divulgada nesta sexta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 1% na passagem de julho para agosto, após queda de 1,5% registrada no mês anterior. "O consumidor não está conseguindo enxergar a recuperação da economia. As medidas de estímulo não se refletiram no orçamento das famílias com toda força", afirma.

Um grupo de variáveis ainda prejudica a percepção da situação atual. Ele ressalta que o nível de endividamento ainda é alto, o avanço do comércio está centrado em automóveis, o mercado de trabalho cresce sustentado pela redução da População Economicamente Ativa (PEA) e há queda de rendimentos. Fernandes acredita que a inadimplência e o endividamento das famílias irão recuar neste segundo semestre, o que explica, em sua opinião, a melhora identificada no Índice de Expectativas da pesquisa da FGV, uma alta de 0,3% em agosto, após queda de 1,9% no mês anterior.

Fonte: R7


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Entrada de novas empresas na Bovespa deve crescer em 2013

A estreia de novas empresas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) pode ganhar fôlego nos próximos meses, apoiada em juros menores,

Notícias Gerais, por Redação

Estudo: 38% dos brasileiros têm pendência com cartão de crédito

O uso sem consciência do cartão de crédito leva milhares de brasileiros ao endividamento. Segundo estudo divulgado nesta sexta-feira pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), 38% dos brasileiros têm alguma fatura não liquidada no cartão de crédito.

Notícias Gerais, por Redação

Euro atinge menor patamar em 15 meses ante dólar

O euro tinha ampla queda nesta quinta-feira, atingindo o menor patamar dos últimos 15 meses frente ao dólar e a libra e o menor nível em 11 anos contra o iene, com investidores nervosos antes de um leilão de bônus da França mais tarde neste pregão.

Notícias Gerais, por Redação

Substituição das sacolas de plástico descartáveis começa dia 25 em SP

A partir do dia 25, quem for realizar compras nos supermercados do Estado de São Paulo já não vai receber de graça as tradicionais sacolinhas de plástico.

Deixe seu Comentário:

=