Publicado por Redação em Previdência Corporate - 09/11/2011 às 18:19:40

Presidente do Senado se mostra

Durante reunião nesta quarta-feira (9), o presidente do Senado, José Sarney, assim como o presidente da CMO (Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização), Vital do Rêgo (PMDB-PB), e o relator do Orçamento 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), mostraram-se simpáticos à proposta de aumento dos aposentados e pensionistas.

A percepção é do senador Paulo Paim (PT-RS), que afirmou: "Estou confiante, desde que haja mobilização. É preciso que toda a sociedade pressione seus deputados e senadores nos estados para que eles votem com os aposentados".

Conforme publicado na Agência Senado, o senador informou que a próxima etapa será marcar reuniões com os líderes no Congresso Nacional para discutir a votação da medida.

Reajuste de 11,7%
A reunião teve o objetivo de pedir apoio de Sarney para a proposta de reajuste nominal de 11,7% no próximo ano para as aposentadorias e pensões no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) acima de um salário mínimo.

O percentual representa a reposição da inflação de 2011 medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), mais 80% do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) verificado em 2010, o que representa um ganho real de 6% no próximo ano. A proposta orçamentária enviada pelo Executivo, por sua vez, garante apenas a reposição da inflação.

"Estamos lutando para que pelo menos o mesmo índice seja assegurado agora em 1º de janeiro", disse Paim, lembrando que, no ano passado, eles conseguiram esse reajuste.

Também participaram da reunião o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT) e representantes das centrais sindicais e dos aposentados.

Orçamento 2012
Autor da emenda que obriga o relator a reservar recursos para garantir o reajuste, o deputado Paulo Pereira da Silva disse que Arlindo Chinaglia teria se comprometido com a destinação de cerca de R$ 13 bilhões do Orçamento para reajustes nas aposentadorias e vencimentos de servidores públicos. Na avaliação do deputado, no entanto, a proposta não é suficiente.

"Não resolve só aprovar no Orçamento. Temos também que conversar com a presidente Dilma Rousseff, que tem que mandar para cá por medida provisória ou no próprio decreto que ela vai mandar para cá, esse aumento de 80% do PIB para os aposentados".

Na tarde desta quarta-feira, a CMO volta a se reunir para tentar votar o relatório preliminar do Orçamento de 2012.

Fonte:http://www.infomoney.com.br|09.11.11


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

INSS disponibiliza simulador de aposentadoria pela internet

Muitas dúvidas surgem quando algum segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está prestes a se aposentar.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência social brasileira é apresentada a parlamentares vietnamitas

A Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Nacional vietnamita foi recebida pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, nesta terça-feira (31), na sede no Ministério da Previdência Social,em Brasília.

Previdência Corporate, por Redação

Mais da metade das mulheres pensam em fazer um plano de previdência

Mais da metade das mulheres (51,3%) pensa em fazer um plano de previdência, conforme revelaram dados de uma pesquisa divulgada pela feira de finanças pessoais ExpoMoney de 2011.

Previdência Corporate, por Redação

Aposentadoria dos servidores deve ser discutida novamente neste ano

A discussão em torno da aposentadoria dos servidores públicos deve voltar à pauta do Congresso Nacional no primeiro semestre deste ano, já que estima-se que o déficit de 2011 fechou em R$ 42 bilhões.

Previdência Corporate, por Redação

Governador descarta privatizar a previdência do Estado

O Palácio Piratini estuda alternativas para um novo projeto de reforma da previdência estadual que será enviado em 2012 à Assembleia Legislativa. Uma das possibilidades é a criação de uma previdência complementar,

Deixe seu Comentário:

=