Publicado por Redação em Previdência Corporate - 27/03/2015 às 10:38:11

“Não compensa”, diz especialista sobre previdência privada; veja opções

A previdência privada muitas vezes cobra taxas muito altas que acabam com sua rentabilidade

Para a maioria dos brasileiros, investir para a aposentadoria é sinônimo de guardar dinheiro na previdência privada. A decisão de poupar e investir para garantir uma aposentadoria mais segura, por si só, já é extremamente positiva, porém podem existir alternativas mais interessantes para quem quer garantir uma reserva para a longevidade, afirma Annalisa Blando dal Zotto, planejadora financeira e sócia da assessoria de investimentos Parmais.

A previdência privada costuma ser um produto muito caro para o investidor, uma vez que na maioria deles há a incidência de taxa de carregamento de entrada e saída, o que faz com que parte o dinheiro aplicado pelo investidor nem chegue a ser investido de fato, aponta a especialista.

“Além disso, especialmente em grandes bancos, as taxas de administração acabam sendo muito altas, muito maiores do que em outros produtos financeiros ou em seguradoras independentes, o que não faz sentido, uma vez que planos de previdência têm políticas de investimento engessadas e conservadoras, que não exigem tanto do gestor para justificar a cobrança”, afirma Annalisa.

Além disso, a tributação para planos VGBL não é algo que compensa, especialmente para quem pensa em fazer um resgate único de todo dinheiro aplicado, uma vez que a alíquota cobrada de IR será de 27,5% sobre a rentabilidade para quem está na tabela progressiva de tributação. “Outros produtos de renda fixa têm uma cobrança de imposto de renda muito menor e mais vantajosa, chegando a 15% em apenas dois anos”, aponta a planejadora.

Outras opções
Assim, existem outras opções de investimento que podem ser mais interessantes para quem pensa no longo prazo da aposentadoria. Uma das apontadas por Annalisa é o Tesouro IPCA+, título disponibilizado pelo programa Tesouro Direto do governo federal, que paga uma rentabilidade definida previamente mais o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do ano. São as antigas NTN-B.

Atualmente, esses títulos pagam rentabilidade real de mais de 6% ao ano. Além disso, a especialista ressalta as taxas mais baixas cobradas na compra deles e sua segurança como outros pontos positivos do investimento. “A ideia é comprar e carregar esse título até seu vencimento, assim você não fica sujeito a oscilações de mercado, o que pode acontecer caso venda seu título antes de sua data final”, alerta Annalisa.

Para quem tiver uma boa quantia de dinheiro, a sócia da Parmais destaca as LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e as LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) como boas escolhas também. A principal qualidade delas é sua isenção de imposto de renda e sua garantia pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para investimentos de até R$ 250 mil.

Fundos de pensão ainda podem ser uma alternativa interessante para as pessoas que têm essa alternativa. “Existem fundos de pensão em que para cada real investido pelo funcionário a empresa investe a mesma quantidade, assim, a rentabilidade para quem está aplicando é elevadíssima e faz com que essa seja uma opção que faz todo sentido”, destaca Annalisa.

A especialista ainda afirma que o investimento no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também é uma boa alternativa para compor renda vitalícia, especialmente para profissionais liberais e pequenos empresários.

No entanto, a parte mais essencial na hora de buscar um investimento é pesquisar bem. “Uma boa ideia é ir atrás de bancos de investimentos, corretoras de valores e seguradoras independentes e sair do varejo dos grandes bancos na hora de buscar os melhores investimentos”, aconselha a planejadora financeira.

Fonte: InfoMoney


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada prepara o VGBL Saúde

Mercado aguarda tramitação do projeto de lei que cria plano dedicado à despesa médica de aposentado

Previdência Corporate, por Redação

Primeira parcela do 13º salário de aposentados do INSS será paga este mês

Segundo o Ministério da Previdência Social, a expectativa é que 26,5 milhões de pessoas recebam a primeira parcela, e a injeção de R$ 12 bilhões na economia

Previdência Corporate, por Redação

Receita libera consulta de mais um lote de restuições do IR

A Receita Federal informou nesta quinta-feira que vai liberar, na próxima segunda-feira (8), a partir das 9 horas, consulta ao lote de restituição multiexercício do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)

Previdência Corporate, por Redação

Mais de 80% da população com mais de 60 anos é assegurada pela Previdência Social

Dos 20,6 milhões de idosos existentes no País, 17,2 milhões são protegidos pela Previdência Social, segundo dados do AEPS (Anuário Estatístico de Previdência Social) divulgados pelo ministério nesta quarta-feira (7).

Deixe seu Comentário:

=