Publicado por Redação em Previdência Corporate - 16/05/2013 às 16:10:44

INSS disponibiliza simulador de aposentadoria pela internet

Muitas dúvidas surgem quando algum segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está prestes a se aposentar. Desde 24 de julho de 1991, a Previdência Social estipulou, através da reforma da Previdência, que, para se aposentar, é preciso ter a idade mínima de 65 anos e 15 anos de contribuição para os homens, e 60 anos e mais 15 de carência para mulheres. Para sanar as dúvidas sobre a contagem do tempo, o INSS disponibiliza ao segurado, através do portal da previdência, um campo para calcular a aposentadoria e simular a contagem do tempo de contribuição. 

De acordo com a previdência, na página, o trabalhador poderá digitar o número de identificação do trabalhador (NIT), que pode ser também o número do PIS/Pasep, ou mesmo o número utilizado no pagamento de carnês como contribuinte individual. Devem ser informados ainda dados como data de nascimento, sexo, nome completo, nome completo da mãe e CPF. Além disso, devem ser descritos nas informações a data de admissão ou início da contribuição do carnê e a data da rescisão contratual ou do último mês recolhido, devendo-se observar que o período de alistamento militar também deve ser incluído. 
 
Após o preenchimento total do demonstrativo, será gerado um relatório no qual aparecerá o tempo que ainda falta para a aposentadoria por tempo de contribuição, tanto integral quanto proporcional. 
 
O INSS destaca que, em casos de contribuições antes da reforma previdenciária, o segurado deve digitar todos os valores de contribuição recolhidos desde julho de 1994 até um mês antes da entrada do benefício. Em casos em que o segurado tenha iniciado a contribuição após a reforma, deve-se digitar os valores de todo o período contribuído.
 
Fonte: www.jornaldeuberaba.com.br

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Trabalho aprova capacitação profissional para segurados da Previdência

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, no último mês de novembro, proposta que torna explícito que a habilitação profissional está entre os benefícios e serviços prestados pelo Regime Geral de Previdência Social aos segurados e seus dependentes.

Previdência Corporate, por Redação

Presidente da Câmara quer votar neste ano fim do fator previdenciário

O mecanismo, que garantiu redução de R$ 44 bilhões nas despesas da Previdência em 12 anos, é tema de diversos projetos em tramitação na Câmara que propõem a substituição do fator.

Previdência Corporate, por Redação

Governo regulamenta contribuição previdenciária de empresas

O governo publicou no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (17) regulamentação da contribuição previdenciária sobre a receita de empresas de uma série de setores, em meio às medidas anunciadas de desoneração tributária para estimular a economia.

Previdência Corporate, por Redação

Parcelamento de contribuições previdenciárias pode ser feita pela web

A Receita Federal afirmou, nesta quinta-feira (26), que o parcelamento simplificado de contribuições previdenciárias pode ser efetuado por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

Previdência Corporate, por Redação

Governo pede prazo de 10 anos para revisão de benefícios do INSS

A AGU (Advocacia-Geral da União) solicitou ao STF (Supremo Tribunal Federal) uma manifestação a favor do recurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)

Previdência Corporate, por Redação

Líderes não entram em acordo e votação da previdência do servidor segue indefinida

Depois de uma tarde de muito debate no Plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, a votação do projeto de lei que cria o fundo de previdência complementar do servidor público (Funpresp - PL 1992/07) foi adiada para a próxima terça-feira (14).

Previdência Corporate, por Redação

Gastos com previdência pública superam investimentos

Os investimentos previstos no Orçamento da União têm ficado abaixo dos gastos com o Regime de Previdência dos servidores públicos (civis e militares) e de outras despesas obrigatórias.

Deixe seu Comentário:

=