Publicado por Redação em Previdência Corporate - 16/05/2013 às 16:10:44
INSS disponibiliza simulador de aposentadoria pela internet
Muitas dúvidas surgem quando algum segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está prestes a se aposentar. Desde 24 de julho de 1991, a Previdência Social estipulou, através da reforma da Previdência, que, para se aposentar, é preciso ter a idade mínima de 65 anos e 15 anos de contribuição para os homens, e 60 anos e mais 15 de carência para mulheres. Para sanar as dúvidas sobre a contagem do tempo, o INSS disponibiliza ao segurado, através do portal da previdência, um campo para calcular a aposentadoria e simular a contagem do tempo de contribuição.
De acordo com a previdência, na página, o trabalhador poderá digitar o número de identificação do trabalhador (NIT), que pode ser também o número do PIS/Pasep, ou mesmo o número utilizado no pagamento de carnês como contribuinte individual. Devem ser informados ainda dados como data de nascimento, sexo, nome completo, nome completo da mãe e CPF. Além disso, devem ser descritos nas informações a data de admissão ou início da contribuição do carnê e a data da rescisão contratual ou do último mês recolhido, devendo-se observar que o período de alistamento militar também deve ser incluído.
Após o preenchimento total do demonstrativo, será gerado um relatório no qual aparecerá o tempo que ainda falta para a aposentadoria por tempo de contribuição, tanto integral quanto proporcional.
O INSS destaca que, em casos de contribuições antes da reforma previdenciária, o segurado deve digitar todos os valores de contribuição recolhidos desde julho de 1994 até um mês antes da entrada do benefício. Em casos em que o segurado tenha iniciado a contribuição após a reforma, deve-se digitar os valores de todo o período contribuído.
Fonte: www.jornaldeuberaba.com.br
Posts relacionados
INSS não pode cobrar benefício com dívida ativa, diz STJ
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não pode cobrar benefício previdenciário pago indevidamente ao favorecido mediante inscrição em dívida ativa e posterior execução fiscal.
Estipulado prazo para investimentos de seguradoras de previdência complementar
O Conselho Monetário Nacional (CMN) instituiu, por meio de resolução, prazo mínimo para os investimentos feitos pelos fundos de previdência complementar aberta.
Previdência em alta
Enquanto no Brasil o regime oficial de Previdência vive sob constante ameaça de sofrer mudanças restritivas, no plano internacional se expande o conceito do Estado de Bem-Estar Social, com inúmeros países, sobretudo aqueles em estágio de desenvolvimento como os chamados Tigres Asiáticos, começando a criar sistemas públicos de saúde e redes de previdência chanceladas por seus governos.
Previdência privada cresce 32% no 1º semestre
A indústria de previdência privada registrou um crescimento de 32% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período do ano passado, com arrecadação de R$ 33 bilhões
Brasileiros não planejam aposentadoria no País
Aposentadoria no Brasil ainda causa preocupação na população. Muitos dos brasileiros que já entraram na fase de beneficiários da Previdência recebem apenas um salário-mínimo (R$ 545).


