Publicado por Redação em Previdência Corporate - 16/05/2013 às 16:10:44
INSS disponibiliza simulador de aposentadoria pela internet
Muitas dúvidas surgem quando algum segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está prestes a se aposentar. Desde 24 de julho de 1991, a Previdência Social estipulou, através da reforma da Previdência, que, para se aposentar, é preciso ter a idade mínima de 65 anos e 15 anos de contribuição para os homens, e 60 anos e mais 15 de carência para mulheres. Para sanar as dúvidas sobre a contagem do tempo, o INSS disponibiliza ao segurado, através do portal da previdência, um campo para calcular a aposentadoria e simular a contagem do tempo de contribuição.
De acordo com a previdência, na página, o trabalhador poderá digitar o número de identificação do trabalhador (NIT), que pode ser também o número do PIS/Pasep, ou mesmo o número utilizado no pagamento de carnês como contribuinte individual. Devem ser informados ainda dados como data de nascimento, sexo, nome completo, nome completo da mãe e CPF. Além disso, devem ser descritos nas informações a data de admissão ou início da contribuição do carnê e a data da rescisão contratual ou do último mês recolhido, devendo-se observar que o período de alistamento militar também deve ser incluído.
Após o preenchimento total do demonstrativo, será gerado um relatório no qual aparecerá o tempo que ainda falta para a aposentadoria por tempo de contribuição, tanto integral quanto proporcional.
O INSS destaca que, em casos de contribuições antes da reforma previdenciária, o segurado deve digitar todos os valores de contribuição recolhidos desde julho de 1994 até um mês antes da entrada do benefício. Em casos em que o segurado tenha iniciado a contribuição após a reforma, deve-se digitar os valores de todo o período contribuído.
Fonte: www.jornaldeuberaba.com.br
Posts relacionados
Projeto prevê aposentadoria para garçons com 25 anos de contribuição
Outras categorias, como frentistas, também estão na lista.
País tem hoje 370 mil aposentados especiais, um gasto de mais de R$ 6 bi.
Previdência privada não pode fazer discriminação entre segurados do mesmo plano
Não é possível, em plano de previdência privada, a instituição de abono somente para os participantes que já se encontram em gozo do benefício, ao fundamento de que houve superávit.
Bahia: no dia das crianças, inss investe em futuros cidadãos
De Salvador (BA) A sexta-feira 12 de outubro é feriado nacional no Brasil. O País de maioria católica comemora o dia dedicado à padroeira, Nossa Senhora Aparecida.
Previdência será debatida amanhã
Na esteira da nova previdência social defendida pelo governo Federal, o governo do Ceará estuda novos modelos de aposentadoria complementar para futuros servidores Estaduais.
Previdência privada pode custear despesa médica na aposentadoria em 2012
Garantir renda futura ou acumular recursos para determinados projetos, podem não ser mais as únicas funções dos planos de previdência privada. Também poderão ser utilizados para custear as despesas médicas na aposentadoria, e já a partir de 2012