Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/09/2011 às 12:42:21

Novo exame mapeia arritmia cardíaca e dispensa uso de cateter


Um novo teste menos invasivo pode ajudar os médicos a enxergar com precisão o ponto de origem de arritmias cardíacas, problema de saúde que mata 7 milhões de pessoas no mundo a cada ano. Pesquisa publicada na quarta-feira na “Science Translatonal Medicine” descreve a técnica, testada em 25 pacientes.

Chamado de eletrocardiografia ou ECGI, o exame soma informações detalhadas de tomografias computadorizadas do torso dos pacientes à gravação de sinais elétricos do coração.

Para a captação desses sinais, o paciente usa um colete com eletrodos capazes de gravar 200 sinais elétricos.

De acordo com a publicação, a imagem da tomografia, feita antes do exame em si, dá as coordenadas anatômicas. Assim, os médicos conseguem calcular a atividade elétrica na superfície do coração e criar um mapa 3D para achar a origem da arritmia.

Nos testes, o exame foi preciso em mais de 90% dos pacientes, e os resultados foram confirmados usando o método que é padrão hoje, o estudo de eletrofisiologia –os médicos inserem um cateter pela veia da perna do paciente que vai até o coração e avalia sua estrutura interna.

Segundo a pesquisa, feita por uma equipe da Universidade de Washington e da Cleveland Clinic, o novo exame mapeia a atividade cardíaca tão bem quanto a eletrofisiologia, sem a necessidade de cateter e anestesia. As imagens de alta resolução permitem enxergar melhor os ventrículos. A esperança é que a técnica possa tornar cirurgias cardíacas mais seguras e previsíveis.

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 08.09.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Saiba o que muda em relação aos planos de saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira, em Brasília, que o governo será mais rígido em relação às regras para negativa de cobertura por parte dos planos de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Tecnologia hospitalar na mão de grandes, mas ainda devendo

Em artigo especialista diz que falta para as empresas de inovação tecnológica o abandono da idéia de que hospitais são iguaizinhos aos hotéis

Saúde Empresarial, por Redação

Teuto alcança R$258 mi em parceria firmada com a Pfizer

Já o faturamento da Pfizer entre dezembro de 2010 e julho de 2011, de acordo com dados do IMS Health (apenas vendas farma e mercado ético) foi de R$ 1,9 bilhão - um crescimento de 3% comparado ao mesmo período do ano anterior

Deixe seu Comentário:

=