Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/09/2011 às 12:42:21

Novo exame mapeia arritmia cardíaca e dispensa uso de cateter


Um novo teste menos invasivo pode ajudar os médicos a enxergar com precisão o ponto de origem de arritmias cardíacas, problema de saúde que mata 7 milhões de pessoas no mundo a cada ano. Pesquisa publicada na quarta-feira na “Science Translatonal Medicine” descreve a técnica, testada em 25 pacientes.

Chamado de eletrocardiografia ou ECGI, o exame soma informações detalhadas de tomografias computadorizadas do torso dos pacientes à gravação de sinais elétricos do coração.

Para a captação desses sinais, o paciente usa um colete com eletrodos capazes de gravar 200 sinais elétricos.

De acordo com a publicação, a imagem da tomografia, feita antes do exame em si, dá as coordenadas anatômicas. Assim, os médicos conseguem calcular a atividade elétrica na superfície do coração e criar um mapa 3D para achar a origem da arritmia.

Nos testes, o exame foi preciso em mais de 90% dos pacientes, e os resultados foram confirmados usando o método que é padrão hoje, o estudo de eletrofisiologia –os médicos inserem um cateter pela veia da perna do paciente que vai até o coração e avalia sua estrutura interna.

Segundo a pesquisa, feita por uma equipe da Universidade de Washington e da Cleveland Clinic, o novo exame mapeia a atividade cardíaca tão bem quanto a eletrofisiologia, sem a necessidade de cateter e anestesia. As imagens de alta resolução permitem enxergar melhor os ventrículos. A esperança é que a técnica possa tornar cirurgias cardíacas mais seguras e previsíveis.

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 08.09.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

O que as empresas podem fazer para evitar que profissionais trabalhem doentes

Presenteísmo custa caro — à saúde dos colaboradores e aos resultados das companhias; entenda como líderes podem lidar com o comportamento.

Saúde Empresarial, por Redação

Projeto propõe que doação a hospital seja deduzida do IR

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3235/12, do deputado Toninho Pinheiro (PP-MG), que permite às pessoas físicas e jurídicas deduzir do Imposto de Renda parte dos valores gastos com a compra de equipamentos para doação a laboratórios,

Saúde Empresarial, por Redação

Presidenta sanciona lei que define gastos da saúde

A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou, nesta segunda-feira (16), a Lei Complementar nº 141, que regulamenta a Emenda Constitucional 29, aprovada pelo Congresso em dezembro.

Saúde Empresarial, por Redação

Gastos com saúde desaceleram e diminuem IPC do idoso

A maior influência para a desaceleração veio dos medicamentos, com queda de 0,13% no último trimestre, contra uma alta de 3,58% registrada no trimestre anterior

Deixe seu Comentário:

=