Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 08/04/2014 às 10:48:09

ANS define regras para a remoção de pacientes de planos de saúde com cobertura hospitalar

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) define regras mais claras para a obrigatoriedade de cobertura para a remoção de beneficiários de planos de saúde com segmentação hospitalar que já tenham cumprido o período de carência. A medida entra em vigor hoje com a publicação da Resolução Normativa nº 347/2014 no Diário Oficial da União e beneficia mais de 40 milhões de consumidores de planos de assistência médica com cobertura hospitalar.

A regras estabelecidas abrangem tanto a transferência dos pacientes dentro da própria rede credenciada pelo seu plano de saúde ou para remoções de consumidores de planos de saúde que estão na rede pública e desejam ser atendidos na rede credenciada pelo seu plano de saúde.

“A medida visa garantir de forma ampla o direito dos beneficiários de planos de saúde, definindo a obrigação direta das operadoras em assegurar a remoção dos pacientes que possuem plano com cobertura hospitalar”, enfatiza o diretor-presidente da ANS, André Longo.

A legislação da saúde suplementar determinava que a remoção deveria ser feita, quando comprovadamente necessária, sem especificar as regras, que foram definidas a partir de agora com a publicação da nova medida da ANS.

Para que seja realizada a remoção do paciente com plano de saúde para a rede de sua operadora, deve haver autorização do médico assistente. Além disso, é necessária a autorização do responsável pelo paciente ou dele próprio.


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

CCJ aprova contratos de autogestão em saúde sem licitação

Na prática, o texto permite que entidades de saúde complementar criadas exclusivamente para prestar serviços aos órgãos que participam da sua gestão possam também celebrar convênios, sem licitação, com outros órgãos e entidades da administração pública

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa quer reduzir impacto da falta de medicamentos

A Anvisa aprovou nesta terça-feira resolução que coloca em debate ações destinadas a minimizar o impacto da interrupção da produção de medicamentos ou produtos por fabricantes.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério da Saúde lança campanha de atualização da caderneta de vacinação

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lança, nesta terça-feira (14), a campanha de atualização da caderneta de vacinação para menores de cinco anos. A campanha será realizada em todo o país de 18 a 24 de agosto de 2012.

Saúde Empresarial, por Redação

Personalidade e genética podem ser o segredo da longevidade

Você quer chegar aos 100 anos de idade? A sua personalidade e a sua genética podem ser o segredo.

Deixe seu Comentário:

=