Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 14/10/2011 às 15:53:39

Gastos com saúde desaceleram e diminuem IPC do idoso

Os gastos da terceira idade com habitação e saúde, que representam 45% do orçamento das famílias com integrantes com mais de 60 anos, desaceleraram no terceiro trimestre deste ano e causaram um aumento menor do Índice de preços ao Consumidor da terceira Idade (IPC-3i), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador cresceu 0,91% no terceiro trimestre, abaixo do 1,3% registrado no segundo trimestre de 2011. As informações são do jornal O Valor Econômico.

A saúde, que representa 15% do orçamento das famílias com idosos, obteve alta de 1,19% no terceiro trimestre. No segundo trimestre, a alta havia sido de 2,37%. A maior influência para esta desaceleração veio dos medicamentos, com queda de 0,13% no último trimestre, contra uma alta de 3,58% registrada no trimestre anterior.

Nos medicamentos houve uma queda importante, de 0,67%, dos remédios vaso dilatadores, para doenças cardiovasculares, e queda de 0,93% dos calmantes.

Segundo o economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV André Braz, os gastos com habitação, que representam 30% do orçamento das famílias com idosos, cresceram 1,25%. O número é inferior ao crescimento de 1,71% registrado no segundo trimestre.

Segundo Braz, os serviços influenciados por tarifas públicas, como água, energia e condomínio tem peso maior nas famílias com integrantes idosos, já que eles tendem a ficar mais tempo em casa.

Os gastos com água cresceram 2,94% no último trimestre, abaixo dos 3,65% registrados no trimestre anterior. A energia também desacelerou de 2,56% para 0,48%, no mesmo período, e o condomínio, de 1,66% para 1,38%. Estas três despesas comprometem 9,5% do orçamento destas famílias.

Outros grupos também ajudaram na desaceleração. Segundo Braz, o grupo transportes desacelerou de 1,17% no segundo trimestre para 0,63%, no terceiro, influenciados pela desaceleração do táxi, que variou de 2,67% para 0,16%, no período. O grupo educação, leitura e recreação foi de uma alta de 2,33% no trimestre anterior para queda de 0,27% no último trimestre.

A desaceleração poderia ter sido ainda maior se não fosse o grupo alimentação, que representa 30% do orçamento das famílias com idosos. Dos 20 itens pesquisados, 17 sofreram alta.

Braz explicou que a inflação do indicador foi pouco influenciada por produtos voláteis. Dessa forma, o núcleo da inflação – que exclui a variação de preços de frutas, legumes e hortaliças – registrou alta de 1,21%. “O número é superior à inflação do indicador, dessa forma, vemos que é uma inflação em processo permanente”, declarou Braz ao Valor Econômico.

O economista destacou que o IPC-3i vem apresentando desaceleração desde o quarto trimestre de 2010, quando o índice teve alta de 2,46%. “O indicador cresceu 2,18% no primeiro trimestre deste ano, depois teve alta de 1,30% no segundo trimestre e, agora, 0,91%”, afirmou. De acordo com Braz, a expectativa é que o indicador acelere no próximo trimestre.

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 14.10.11
 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Nova ferramenta fornece diagnóstico de doenças em 15 minutos

Pesquisadores do Sandia National Laboratories, nos Estados Unidos, desenvolveram um dispositivo capaz de fornecer diagnóstico mais rápido, barato e versátil do que equipamentos médicos similares.

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil é o segundo País do mundo em cirurgias cardíacas

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular SBCCV comemora o centenário do nascimento do professor Euryclides de Jesus Zerbini, considerado o pai da cirurgia cardíaca e fundador do Incor.

Saúde Empresarial, por Redação

Sessões curtas e intensas de exercícios físicos são melhores para a saúde

Sessões intensas e curtas de atividades físicas podem ser melhores para a saúde do que exercícios moderados e de maior duração.

Saúde Empresarial, por Redação

Entenda a mobilização nacional dos médicos de abril

Foi marcada para o dia 25 de abril a primeira mobilização nacional médica do ano contra operadoras e planos de saúde, em continuidade as reivindicações e negociações estabelecidas ao longo de 2011.

Saúde Empresarial, por Redação

Entenda o Programa Hospital Domiciliar

A prefeitura municipal de São Paulo lançou mão de uma nova estratégia para ampliação de leitos e do atendimento no sistema de saúde pública: o Programa Hospital Domiciliar.

Deixe seu Comentário:

=