Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 08/10/2015 às 11:41:17

Nutricionistas alertam que mel não é tão saudável quanto se pensa

Um novo estudo aponta que o mel, considerado uma alternativa ‘natural’ para o açúcar refinado, não é tão saudável quanto se pensa. Segundo a responsável pelo estudo, Susan Raatz, “mel é considerado mais ‘natural’, enquanto o açúcar refinado e o xarope de milho são vistos como processados. Queríamos descobrir se eles eram diferentes, mas, quimicamente, eles são muito, muito similares”, diz a pesquisadora.

A pesquisa, que foi publicada no Journal of Nutrition, afirma que o mel tem o mesmo efeito no corpo que o açúcar refinado e o xarope de milho rico em frutose, um adoçante barato e amplamente utilizado.

Para realizar o estudo, os pesquisadores compararam o efeito do mel, do açúcar de mesa e do xarope de milho em 55 voluntários. Foi-lhes pedido que consumissem uma dose diária de 50g de um dos três adoçantes, durante duas semanas.

Ao fim do período de pesquisa, os resultados demonstraram que os três adoçantes tiveram o mesmo efeito sobre os participantes. O nível de triglicerídeos, um lipídio que pode aumentar o risco de doença cardíaca, tinha subido em todos os voluntários, independentemente do adoçante escolhido.

O mel tem sido apontado como uma alternativa saudável porque pode fornecer nutrientes que não existem no açúcar, como a vitamina B. Embora isso seja verdade, nutricionistas alertam que os benefícios do alimento só são efetivos quando ele é consumido em quantidades muito pequenas, portanto, o mel não deve ser considerado uma escolha saudável. Além disso, uma colher de chá de mel contém 23 calorias e 6g de açúcar, o que é bastante se compararmos com uma colher de chá do próprio açúcar, que contém 16 calorias e 4g de açúcar, embora o mel seja mais doce e permita que o consumidor adicione uma menor quantidade para obter um sabor doce.

Fonte: Portal APCD


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Planos de saúde terão que ter índice de reajustes em contratos

A Agência Nacional de Saúde publicou nesta sexta-feira no "Diário Oficial da União" a regulamentação dos critérios de reajuste dos planos de saúde, tornando obrigatório no contrato informações sobre a periodicidade dos ajustes e o índice que será utilizado.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério aumenta em 50% investimentos em transplantes

No ano passado o valor do investimento foi de R$ 2 bilhões. Segundo o coordenador do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Héder Borba, o número de transplantes está em crescimento, tendo registrado 14% a mais em 2010 em relação a 2009

Deixe seu Comentário:

=