Publicado por Redação em Previdência Corporate - 10/02/2012 às 13:44:07

Justiça iguala tributação de planos de previdência

Decisões inéditas determinam equiparação entre privados abertos e fechados, com incidência de imposto de renda em 15%

A Justiça Federal de São Paulo concedeu duas liminares inéditas que equiparam a tributação do Imposto de Renda incidente sobre os planos de previdência complementar abertos com os fechados. O entendimento foi o de que os dois são planos de previdência e, mesmo com o emaranhado de cerca de 10 leis que regulam o assunto, devem sofrer a mesma tributação.

O advogado Thiago Taborda Simões, sócio do escritório Simões Caseiro Advogados, explica que os rendimentos de planos de previdência complementar abertos (os administrados por instituições financeiras) são tributados em 15%, enquanto nos de previdência fechada (de profissionais ligados a empresas, sindicatos ou entidades de classe), a tributação é de 27,5%.

"Nas liminares, a 13ª Vara Cível Federal determinou a nivelação entre os planos, ou seja, a tributação feita pela Receita Federal tem de ser de 15% daqui para frente", ressalta o advogado tributarista. As liminares foram concedidas em mandados de segurança coletivos em nome de associados de empresa de energia.

Para mudar a tributação, o advogado utilizou as Leis 11.053/2004, que regulamentou os planos privados, e a Lei 7.713/1988, que instituiu a modalidade. Com as decisões, o tributarista explica que há duas possibilidades. "Se houver compensação futura (em relação aos últimos cinco anos já pagos) a ação segue apenas com o mandado de segurança. Mas se o contribuinte optar por receber os atrasados terá de ingressar com ação ordinária para exigir a cobrança, que será paga mediante precatório".

Fonte:www.revistafator.com.br


Seguro Auto

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Golpe da previdência privada contra famílias de servidores leva 39 à prisão

Quadrilha chefiada por mulheres convencia vítimas a antecipar depósitos para receber supostos benefícios. Prejuízo pode chegar a R$ 15 milhões.

Previdência Corporate, por Redação

Governo cria fundo complementar de previdência para servidores do ES

A partir de dezembro, funcionários vão fazer contribuições extras. Para 2013, governo calcula R$ 1 milhão para gastos com aposentados.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência Social reconhece necessidade de ajuste na aposentadoria por tempo de contribuição

O Ministério da Previdência Social divulgou hoje estudo em que reconhece a necessidade de "ajustes" na modalidade de concessão de aposentadoria por tempo de contribuição. Razão? Garantir a sustentabilidade do sistema" em favor das gerações futuras. Até agora, são exigidos 35 anos de contribuição para o homem e 30 anos, para a mulher.

Deixe seu Comentário:

=