Publicado por Redação em Previdência Corporate - 10/02/2012 às 13:44:07
Justiça iguala tributação de planos de previdência
Decisões inéditas determinam equiparação entre privados abertos e fechados, com incidência de imposto de renda em 15%
A Justiça Federal de São Paulo concedeu duas liminares inéditas que equiparam a tributação do Imposto de Renda incidente sobre os planos de previdência complementar abertos com os fechados. O entendimento foi o de que os dois são planos de previdência e, mesmo com o emaranhado de cerca de 10 leis que regulam o assunto, devem sofrer a mesma tributação.
O advogado Thiago Taborda Simões, sócio do escritório Simões Caseiro Advogados, explica que os rendimentos de planos de previdência complementar abertos (os administrados por instituições financeiras) são tributados em 15%, enquanto nos de previdência fechada (de profissionais ligados a empresas, sindicatos ou entidades de classe), a tributação é de 27,5%.
"Nas liminares, a 13ª Vara Cível Federal determinou a nivelação entre os planos, ou seja, a tributação feita pela Receita Federal tem de ser de 15% daqui para frente", ressalta o advogado tributarista. As liminares foram concedidas em mandados de segurança coletivos em nome de associados de empresa de energia.
Para mudar a tributação, o advogado utilizou as Leis 11.053/2004, que regulamentou os planos privados, e a Lei 7.713/1988, que instituiu a modalidade. Com as decisões, o tributarista explica que há duas possibilidades. "Se houver compensação futura (em relação aos últimos cinco anos já pagos) a ação segue apenas com o mandado de segurança. Mas se o contribuinte optar por receber os atrasados terá de ingressar com ação ordinária para exigir a cobrança, que será paga mediante precatório".
Fonte:www.revistafator.com.br
Posts relacionados
Previdência Corporate, por Redação
Multa mínima é de R$ 165,74; orientação e entregar o quanto antes. Prazo regular para transmitir a declaração terminou na terça (30).
Previdência Corporate, por Redação
O cenário de juros baixos atual e o alto nível de emprego no País fizeram com que, em 2012, arrecadação do mercado de previdência privada tivesse o maior crescimento desde 2003, de acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo publicadas nesta quarta-feira.
Previdência Corporate, por Redação
Os contribuintes que realizam a declaração do Imposto de Renda (IR) pelo modelo completo podem aproveitar os últimos dias de dezembro para reduzir o imposto devido ao Fisco ou elevar o valor a ser restituído em 2013.
Previdência Corporate, por Redação
Dados divulgados pela Secretária de Políticas de Previdência Social (SPPS) mostram que o número de cadastros de donas de casa de famílias de baixa renda considerando o período de outubro de 2011 até setembro deste ano foi de 336.466.
Previdência Corporate, por Redação
A Receita Federal deposita nesta sexta-feira na conta dos contribuintes as restituições do 1º lote do Imposto de Renda 2012 (ano-calendário 2011) e os lotes residuais dos exercícios de 2008, 2009, 2010 e 2011.
Previdência Corporate, por Redação
A previdência privada aberta iniciou o ano em expansão. O segmento fechou o mês de janeiro com R$ 4,7 bilhões de arrecadação, aumento de 19,27% ante o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi).
Previdência Corporate, por Redação
O Ministério da Previdência Social divulgou na última sexta-feira (6) o valor do novo piso previdenciário de 622 reais pagos aos segurados do INSS. Para os benefícios com valor acima do piso o índice de reajuste ficou em 6,08%, conforme inflação medida pelo IBGE.
Deixe seu Comentário: